Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Porta decorada: saiba como fazer e onde usar essa tendência

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Você já pensou em manter uma porta decorada em casa? A ideia virou tendência e pode ser colocada em prática de diversas maneiras, contanto que você respeite a paleta de cores do ambiente e, principalmente, o seu estilo e suas preferências.

A opção é perfeita para dar um toque alegre à residência e suas principais áreas de acesso. Ela pode agregar personalidade, criar um ponto de destaque e decorar os cômodos nas principais datas comemorativas.

Vamos conferir as possibilidades? Acompanhe o nosso artigo e mãos à obra!

Dicas para fazer a porta decorada

Quase sempre revestidas com tons neutros ou materiais naturais (madeira), as portas são elementos que praticamente se camuflam na decoração. A boa notícia é que existem várias maneiras de valorizá-las com a adição de cores, estampas e texturas.

Veja a seguir as dicas que separamos para customizar sem gastar muito.

Pintura

Mesmo sendo a técnica mais básica, também é a que exige maior criatividade. Afinal, além de tingir a porta com uma única cor, você ainda pode usar a pintura para fazer desenhos abstratos, figuras geométricas e paisagens em toda a superfície. Se preferir, use moldes para aplicar a tinta em áreas específicas, formando imagens ou letras.

Adesivo

Disponíveis em diferentes padronagens, os adesivos são soluções rápidas para compor qualquer elemento da casa. Há opções que cobrem a porta inteira e modelos que reproduzem o contorno de uma figura específica, como uma árvore, uma nuvem, um barco etc. Você pode escolher o seu preferido na loja mais próxima ou improvisar linhas e faixas com a aplicação de fita colorida (washi tape).

Tecido

Tem um modelo de tecido com uma estampa que você adora? Pois saiba que esse é um ótimo material para cobrir a sua porta e transformá-la por completo. Para fixá-lo, basta diluir cola branca em água e aplicar essa solução na superfície desejada. Procure passar uma camada por baixo do tecido e outra por cima e, se possível, utilizar peças leves, com menor gramatura.

Lousa

Essa tendência ganhou espaço nas residências por ser divertida e descolada, permitindo que os moradores registrem frases ou desenhos. Você tem duas opções para incorporar essa solução: adquirir um quadro do tipo escolar para pendurar na porta ou investir em tinta de lousa. Esse produto pode ser preto ou verde-escuro e sua aplicação cria uma superfície em que é possível escrever com o giz.

Locais ideais para a aplicação da tendência

Uma porta decorada com cuidado é capaz de valorizar qualquer ambiente da sua casa. Para acertar na escolha do material, das cores e das estampas, é essencial considerar o estilo os itens de decoração presentes no cômodo.

Uma cozinha que apresenta paredes brancas e revestimentos de cores claras, por exemplo, é uma base neutra ideal para a adição de portas trabalhadas com tons mais fortes e vibrantes, como o vermelho ou verde-limão.

Por outro lado, uma sala que já tem muita informação e mistura de elementos fica melhor com opções discretas. Nesse caso, a porta pode ser coberta por miniestampas sobre um fundo branco ou preto. Uma alternativa é adicionar tecidos que, mesmo em tons neutros, trazem um detalhe a mais, que é a textura.

Para não ter dúvidas, tente imaginar como ficaria cada solução em determinado espaço da casa. Em épocas de Páscoa, Natal, Ano Novo e festas temáticas, a dica é complementar a porta com adornos característicos — guirlandas, faixas e cestas, por exemplo.

Também vale criar uma porta decorada com objetos que ajudem a identificar o quarto do bebê. Para isso, use símbolos infantis, quadrinhos com molduras e plaquinhas fofas contendo o nome da criança.

Gostou das dicas do nosso post? Aproveitando o gancho do assunto, confira agora as nossas referências para o uso de portas e janelas coloridas!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida