5 locais da casa que exigem pisos com resistência ao escorregamento
Dicas PointerMuitos espaços da casa lidam com líquidos e gorduras. O revestimento, portanto, precisa ter atrito para evitar acidentes. Comprar piso com resistência ao escorregamento deixa a casa mais segura, mas é preciso ter atenção ao acabamento antes de comprar.
Neste post, você saberá 5 espaços da casa que exigem piso resistente a escorregamento e quais os acabamentos ideais. Continue a leitura.

O que é um piso com resistência ao escorregamento?
É o piso cerâmico com superfície rugosa, áspera ou fosca. Essas texturas criam aderência quando em contato com os pés ou sapatos. É graças a esse detalhe que é possível evitar escorregões e quedas, mesmo que o piso esteja molhado.
Há dois tipos de piso resistente ao escorregamento: o mate, para áreas internas, como banheiro e área de serviço; e o externo, para espaços abertos, como varandas e quintais.
5 cômodos que precisam de piso com resistência ao escorregamento
Veja em quais espaços o revestimento com atrito é imprescindível.
1. Banheiro

Dentro da casa, o banheiro é o espaço que mais pede um piso com resistência ao escorregamento. E essa proteção não deve se limitar ao box: afinal, é comum que o morador saia daquela área com o corpo ainda molhado.
Além do intenso uso de água, há também o vapor que se acumula após banhos longos e quentes. Portanto, um piso com resistência ao escorregamento é uma forma de proteger os moradores e proporcionar uma ducha mais tranquila.
2. Cozinha

Outra área da casa que precisa de um bom piso com resistência ao escorregamento é a cozinha. Afinal, é nesse espaço que você manipula bebidas e temperos constantemente.
Além de acidentes com líquidos — derrubar água ou vinagre no chão, por exemplo —, que já deixam o piso escorregadio, o morador também precisa limpá-lo com um pano úmido.
A gordura também é outro elemento que deixa o piso muito escorregadio. Afinal, derrubar algum molho gorduroso e espirrar óleo enquanto faz alguma fritura são situações corriqueiras para quem cozinha. Portanto, um piso com resistência ao escorregamento é fundamental.
3. Área externa
Calçadas, pátio, área gourmet: qualquer parte externa da casa exige um piso com resistência ao escorregamento.
Você pode utilizar cerâmicas de diferentes cores para delimitar áreas — da piscina, churrasqueira e calçadas, por exemplo — ou utilizar a mesma em toda a extensão. O importante é que o coeficiente de atrito seja muito alto para evitar acidentes.
E como saber qual o coeficiente de atrito do piso? Confira:
- Coeficiente de atrito menor que 0,4: indicado para cômodos \”secos\”, ou seja, pouco expostos a líquidos. Sala, quarto e corredor são alguns exemplos;
- Coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4: para áreas molhadas ou molháveis. Portanto, banheiros, cozinhas, varandas e terraços.
4. Borda da piscina

E quando falamos da parte externa da casa, é preciso ter atenção redobrada com a piscina. Sair ou entrar dessa área exige que o piso tenha alto coeficiente de atrito.
Escolha modelos com acabamento externo para garantir não só a segurança, mas também a durabilidade. Ao tomar essa providência, você proporciona um espaço onde todos poderão se divertir e aproveitar o ar livre por mais tempo e, claro, com bem menos chances de se machucar!
Invista também em pisos diferenciados para criar um ambiente personalizado e, além de seguro, esteticamente bonito. O legal da cerâmica é que tem muitos modelos para você escolher, inclusive aqueles que reproduzem outros materiais.
5. Área de serviço
A área de serviço lida com água, desinfetantes, detergentes, panos úmidos, MOP e outros objetos úmidos. É um ambiente que, além de passar boa parte do tempo molhado, precisa ser arejado para não mofar.
A cerâmica resistente ao escorregamento é uma excelente escolha para áreas de serviço. Além do atrito, esse piso também é bacteriostático e com baixa porosidade. Dessa forma, evita a proliferação de microrganismos e a formação de mofo.
Em apartamentos, a área de serviço fica dentro da residência; em casas, pode variar. Portanto, o tipo de piso com resistência ao escorregamento varia conforme sua localização.
Quais os acabamentos de piso com resistência ao escorregamento?
Veja como escolher o revestimento ideal para espaços com alta exposição a líquidos e gordura.
Acabamento externo

Quando falamos da área externa, a segurança precisa ser em dobro. Afinal, chuvas e águas não deixam o piso levemente umedecido; uma tempestade pode manter as calçadas molhadas por horas. Além disso, é também a área onde crianças gostam de correr e idosos saem para tomar um banho de sol.
Com a superfície mais rugosa, o externo é o acabamento com maior resistência ao escorregamento e a variações climáticas.
Por ter bastante atrito, esse revestimento oferece mais segurança ao usuário em um espaço exposto à chuva e outras intempéries. Sua segurança é tão grande que é a melhor indicação para decks de piscinas.
Por ser áspero, o acabamento externo não é indicado para áreas internas.
Acabamento mate

Por outro lado, o acabamento mate é o indicado para ambientes internos molhados, por ser pouco escorregadio.
É recomendado para pisos de banheiros e lavanderias cobertas. Esse produto também diminui o risco de quedas em locais com um contato maior com gordura, como a cozinha.
Aqui, a grande vantagem é o conforto: o acabamento mate oferece atrito, mas sem aspereza. Assim, você pode se sentar ou andar descalço. Lembre-se, claro, de ter cuidado caso a área esteja molhada.
Os revestimentos mate são foscos e, portanto, ideais para representar superfícies como pedra, madeira e cimento. Praticamente quase todas as linhas da Pointer têm produtos com esse acabamento. Você tem uma ampla gama de superfícies para escolher.
Apesar de ótimo para pisos, você também pode utilizar o acabamento mate nas paredes de todas as áreas internas da casa. Porém, essa superfície não pode ser usada em áreas externas descobertas.
Quer saber como as diferentes opções de piso com resistência ao escorregamento vão ficar na sua casa? Faça o teste com o simulador de ambientes da Pointer!