Não é preciso fazer obras para inovar dentro de casa. Com criatividade, é possível fazer mudanças utilizando o que você já tem. Que tal, por exemplo, investir em uma parede de quadros?
Pegue todas as imagens que você gosta e transforme em uma exposição — a sua casa é a galeria de arte. Veja 5 dicas para criar sua parede de quadros com facilidade:
5 dicas para montar uma parede de quadros
Desenhos, fotos, pinturas, tapetes… Tudo pode compor sua parede de quadros (Foto: PxHere)
Veja como transformar sua sala em uma galeria:
1. Combine as molduras
Essa dica é para quem ainda está iniciando nesse tipo de decoração, já que molduras diferentes trazem um toque todo especial para uma parede de quadros.
Se você deseja ter uma composição mais harmônica, pode começar trabalhando com molduras do mesmo material e cor. Assim, mesmo que os quadros tenham estilos muito distintos, é possível manter coerência na composição.
2. Escolha um tema e um estilo
Um tema central ajuda na escolha dos quadros para decoração. Na imagem, Ibérica Natural, da linha Tropicália, e Intarsia, da linha Lazer
Pense na sua parede de quadros como uma exposição pessoal. Qual será o tema dela? Além de também trazer mais harmonia, o tema ajuda a criar um foco na hora de adquirir novos quadros. Por exemplo: natureza morta, retratos ou fotos de viagens, por exemplo.
Já o estilo se refere mais ao tipo de quadro. Pode ser pintura a óleo, fotos, acrílico, flores secas, fotos ou até desenhos feitos pelos seus filhos.
Para não ficar repetitivo, você pode misturar um mesmo estilo com temas diferentes ou único tema representado em diferentes estilos. Por exemplo: uma parede apenas com plantas, mas representadas em fotos, pinturas, tapetes e até prensadas em molduras.
3. Atenção às cores
Coordenar as cores com a decoração da sua sala pode trazer mais harmonia visual. Se a sala tiver uma decoração mais neutra, por exemplo, você pode abusar mais nas cores dos quadros, e vice-versa.
Isso, claro, depende do gosto do morador. Se você prefere uma decoração mais maximalista e colorida, os quadros podem ter mais cores. Contudo, tende coordená-las com os tons já presentes no cômodo.
4. Planeje no chão
Para uma composição minimalista, aposte em um quadro grande. Na parede, Portico Chiaro e Imperiale Chiaro, ambos da linha Imperiale
Antes de montar sua parede de quadros, faça o planejamento ainda no chão. Assim, antes de furar a parede, você consegue experimentar diferentes combinações e até escolher a obra que deseja dar destaque.
Siga as dicas para facilitar sua montagem:
- Pegue uma extensa folha de papel pardo ou jornal e coloque no chão;
- Faça toda a montagem da sua parede de quadros em cima dela;
- Considere todos os \”empecilhos\” da sua sala — sofá, móveis e porta, por exemplo;
- Depois, pegue um lápis e contorne os quadros. Você terá um mapa pronto do seu planejamento;
- Recorte os moldes que você fez dos quadros;
- Com o auxílio de uma fita, cole-os na parede da maneira que planejou;
- Coloque o prego onde gostaria de pendurá-los. Depois, retire o papel;
- Agora, é só pendurar os quadros onde colocou os pregos.
5. Use iluminação direcionada
Uma boa iluminação valoriza sua parede de quadros. No piso e na bancada, revestimento Matera; na parede, Giardino, ambos da linha Matera
Para destacar ainda mais sua parede de quadros, você pode colocar pontos de iluminação voltados para o espaço, como fios de luzes. Podem ser desde um pisca-pisca ao redor até um jogo de luminárias voltado para a área.
Viu como não é preciso quebrar a sala inteira para fazer sua parede de quadros? E para continuar nas mudanças sem muito esforço, confira agora dicas de como decorar com fendi, a cor do momento!
Crédito da foto de capa: Josh Hemsley/Unsplash