Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
limpeza do ar condicionado

Guia da limpeza do ar condicionado

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O ar condicionado é um item comum em muitas casas, escritórios e comércios em todo o Brasil, principalmente no Norte e no Nordeste, regiões de clima quente.

Para evitar problemas, é necessário fazer a manutenção adequada desse equipamento de forma periódica. Algumas limpezas devem ser feitas todas as semanas, outras mensalmente e outras de ano em ano.

Um ar condicionado pode durar de 15 a 20 anos, mas, para alcançar todo esse tempo, cuidados devem ser tomados. É comum fazer apenas a limpeza superficial no equipamento, sem pensar nos componentes internos. Assim, ele acaba estragando bem antes do prazo, sendo preciso comprar um novo.

Para prolongar a vida útil do aparelho, é preciso cuidar tanto da parte interna quanto da externa. Quer entender como é a limpeza correta desse item? Então, continue a leitura.

Por que é importante higienizar o ar condicionado?

A higienização desse equipamento é fundamental para evitar o acúmulo de bactérias, fungos, ácaros, sujeiras e demais impurezas que possam causar reações alérgicas e diversos tipos de doenças.

Além dos problemas ligados à saúde, a falta de uma boa limpeza no ar condicionado pode prejudicar o seu funcionamento, pois ele perde a capacidade de refrigeração, aumentando o consumo de energia elétrica e o nível de barulhos.

Higienizar o equipamento e fazer a troca dos filtros de ar periodicamente faz parte dos cuidados de prevenção considerados indispensáveis pela legislação que torna a manutenção do ar condicionado obrigatória em prédios coletivos (comerciais) e públicos. É um trabalho, portanto, que jamais pode ser negligenciado.

Qual é a periodicidade ideal para a limpeza?

limpeza do ar condicionado

É importante fazer a limpeza nos filtros de ar periodicamente para evitar o acúmulo de bactérias

A periodicidade mais indicada para fazer a higienização do equipamento varia conforme o ambiente e a região em que ele está instalado. Veja melhor a seguir:

Limpeza semanal do filtro

Semanalmente, é importante realizar uma limpeza simples nos filtros de ar das casas e empresas. Para isso, é preciso desligar o equipamento, retirar o painel frontal e passar um pano úmido. É necessário retirar o filtro e lavá-lo na água morna com detergente neutro. Em seguida, coloque-o na sombra e espere secar totalmente. Depois, basta inseri-lo novamente no aparelho.

Limpeza mensal

A limpeza mensal é mais indicada para as empresas e precisa ser realizada de modo completo, principalmente em locais que registram altos índices de calor ou poluição, pois nesses casos o equipamento costuma estar sempre ligado.

Diferentemente da limpeza semanal, que pode ser realizada por qualquer pessoa, a limpeza completa deve ser feita por um profissional especializado, já que todo o ar condicionado precisa ser desmontado e a limpeza é feita em todas as peças de forma individual, podendo, em alguns casos, ser preciso trocá-las.

Limpeza semestral

Semestralmente, o mais indicado é substituir os filtros de carvão ativado. No setor empresarial, além de trocar os filtros, a limpeza externa precisa ser feita. Em ambientes com menos calor e poluição, onde o equipamento não é tão usado, a higienização completa pode ser realizada nesse intervalo de tempo.

Limpeza anual

Aqueles que têm esse aparelho em casa precisam fazer a limpeza externa pelo menos uma vez ao ano. A limpeza entre as partes externa e interna também pode ser feita apenas uma vez ao ano e, como envolve analisar isolamento e travamento de tubulação, o ideal é deixar o trabalho para uma empresa qualificada.

Como fazer a limpeza do equipamento e conservá-lo por mais tempo?

limpeza do ar condicionado

Para limpar os filtros de ar de forma simples, basta ter um pano úmido e detergente neutro. Assim, você conseguirá aumentar a durabilidade do aparelho e manter o ambiente livre de bactérias

É fundamental ler o manual de instruções do ar condicionado para fazer a limpeza interna, pois cada modelo vai ter uma periodicidade específica. Logo, é essencial observar todas as instruções de uso. Veja, a seguir, outras dicas para uma limpeza adequada.

Limpe a área externa semanalmente

Para retirar toda a sujeira e o acúmulo de poeira da parte externa do equipamento, o mais indicado é usar somente água e um detergente neutro. Faça uma mistura dos dois em uma vasilha e umedeça um pano, passando em toda a superfície de forma delicada e cuidadosa.

Em seguida, enxugue com um pano seco e cuide para que ele não risque o ar condicionado e para que não solte pelos. É preciso repetir esse processo pelo menos uma vez por semana. Não se esqueça de que produtos multiúso podem amarelar ou manchar o seu equipamento.

Normalmente, o painel frontal precisa ser limpo somente com um pano bem seco, mas, se estiver bem sujo, use um pouco de água morna. Quanto ao filtro, este deve ser limpo apenas com a retirada do pó, passando um pano úmido com água morna no sentido contrário ao da entrada de ar.

Jamais use aspirador de pó ou alguma ferramenta para escovar e deixe secar de forma natural. Com o filtro em bom estado, você garante uma boa qualidade do ar. O aparelho, quando sujo, se torna um meio de propagação de bactérias, podendo causar sérios problemas.

Contrate uma empresa ou um especialista

Como o uso do equipamento acontece de forma constante, é inevitável que sujeiras acumulem dentro dos compartimentos internos. Por isso, a manutenção preventiva também é essencial para conservar o aparelho. Mas como fazer a limpeza do ar condicionado de forma correta sem estragar tais componentes?

O ideal é que esse trabalho seja feito por uma empresa ou pessoa especializada, que vai analisar o estado dos trocadores e da tubulação, pelo menos uma vez ao ano.

A manutenção adequada, embora demande um pequeno investimento, vai fazer com que o ar condicionado dure mais tempo, com eficiência máxima e em excelentes condições, eliminando o risco de precisar investir em um novo equipamento antes da hora e, claro, garantindo economia de energia.

É importante lembrar que, mesmo que você não utilize o equipamento durante o inverno, é preciso fazer a limpeza para que ele possa funcionar adequadamente nos dias quentes. Manter o equipamento parado durante muito tempo nos dias frios, sem fazer a higienização correta, pode prejudicar o funcionamento, além de promover o desgaste das peças e reduzir a vida útil.

Fazer a manutenção preventiva e a limpeza do ar condicionado é fundamental não apenas pela qualidade do ar, mas também pelo seu funcionamento. Então, cuide bem desse aparelho para não ter gastos maiores no futuro!

Gostou de saber mais sobre a limpeza do ar condicionado? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Então, aproveite para compartilhar nos comentários!