Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Kit de ferramentas básicas: 12 dicas para montar o seu

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Para quem mora sozinho e está começando a se aventurar no mundo das pequenas reformas e consertos, ter um kit de ferramentas básicas é essencial.

Ter um kit de ferramentas básicas em casa não só facilita o dia a dia, mas também economiza tempo e dinheiro na hora de lidar com imprevistos ou projetos de melhorias em casa.

12 itens para ter no seu kit de ferramentas básicas

Com as ferramentas essenciais que listamos, você vai poder lidar com uma variedade de tarefas e projetos. Assim, garante um ambiente mais funcional e confortável em seu lar.

1. Chave de fenda

A chave de fenda é uma das ferramentas mais básicas e essenciais para qualquer kit. Ela é utilizada para apertar ou afrouxar parafusos de diferentes tamanhos e formatos.

Portanto, é indispensável em diversas situações, desde montar um móvel até consertar um interruptor, por exemplo.

2. Chave inglesa

Uma chave inglesa é útil para apertar ou soltar porcas e parafusos de diferentes tamanhos. É uma ferramenta versátil, que pode ser utilizada em uma variedade de situações que envolvam esse tipo de parafuso.

3. Chave de boca

Já a chave de boca é uma ferramenta manual que oferece mais precisão e controle em comparação com outras ferramentas de aperto. Contudo, também serve para apertar ou afrouxar porcas e parafusos de diversos tamanhos.

4. Chave Philips

A chave Philips é projetada para apertar ou afrouxar parafusos com cabeça cruzada. No kit de ferramentas básicas, se mostra versátil e amplamente utilizada em uma variedade de aplicações, desde montagem de móveis até consertos elétricos.

5. Chave de teste

Já a chave de teste é utilizada para verificar se um circuito elétrico está energizado ou desligado. Sendo assim, é uma ferramenta de segurança essencial para quem está lidando com eletricidade em casa. Afinal, permite identificar problemas e evitar acidentes.

6. Martelo

Entre os itens indispensáveis do kit de ferramentas, martelo é um dos principais (Foto: pressfoto)

Um bom martelo é fundamental para fixar pregos, ajustar objetos ou mesmo quebrar pequenas superfícies. Portanto, é um item do kit de ferramentas básicas que não pode faltar, seja para pendurar quadros ou realizar pequenas demolições, por exemplo.

7. Furadeira e parafusadeira

Uma furadeira e uma parafusadeira são ferramentas elétricas essenciais para quem quer realizar trabalhos mais avançados em casa. A furadeira permite fazer furos precisos em diferentes materiais. Já a parafusadeira facilita a instalação de parafusos de forma rápida e eficiente.

8. Espátula

Uma espátula é útil para remover restos de tinta, massa corrida ou adesivos. Também é boa para aplicar massa corrida em paredes ou preencher pequenos buracos. Além disso, no seu kit de ferramentas básicas, ela também pode ser usada para trabalhos com revestimento cerâmico.

9. Estilete

Uma faca de utilidades, também conhecida como estilete, é indispensável para cortar materiais como papelão, plástico ou carpete. É uma ferramenta útil e segura, que facilita uma variedade de tarefas, desde abrir caixas até fazer ajustes em revestimentos.

10. Alicate

Útil em diferentes situações, alicate deve estar no kit de ferramentas básicas (Foto: Freepik)

O alicate é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada para cortar fios, segurar objetos com firmeza e até mesmo dobrar pequenos materiais. Também é útil para lidar com eletricidade ou encanamento. E, claro, pode ser perfeito para projetos de artesanato e manutenção do lar.

11. Lixa

Ter uma lixa à mão é importante para suavizar superfícies ásperas, remover imperfeições e preparar materiais para pintura ou acabamento. É uma ferramenta essencial para quem está trabalhando em paredes ou realizando pequenos reparos em casa.

12. Serras manual e tico-tico

As serras manual e tico-tico são ferramentas essenciais para cortar materiais como madeira, plástico e metal. São ideais para projetos de marcenaria ou reparos em casa, por exemplo. Elas oferecem precisão e controle durante o corte.

Itens para adicionar ao seu kit de ferramentas básicas

Além do kit de ferramentas básicas, existem outros itens essenciais para realizar pequenos reparos em casa. Confira alguns dos mais importantes para ter praticidade e eficiência em diversas situações:

Silicone ou vedante

São usados para preencher juntas, vedar vazamentos e proteger contra umidade. Portanto, são ideais para áreas como banheiros, cozinhas e janelas, garantindo uma vedação eficaz e duradoura.

Spray lubrificante

O spray lubrificante é ideal para soltar peças emperradas, proteger contra a corrosão e reduzir o atrito em mecanismos diversos, como dobradiças, fechaduras e ferramentas. Ele facilita a manutenção e prolonga a vida útil dos objetos em sua casa.

Trena

Acessório ajuda a saber medidas exatas de móveis e ambientes (Foto: master1305)

Uma trena é essencial para medir distâncias com precisão, sendo útil para projetos de construção, decoração e organização. Com uma trena, você pode garantir que seus projetos tenham as medidas corretas e se encaixem perfeitamente em seu espaço.

Nível

Com um nível no seu kit de ferramentas básicas, você garante que objetos, como prateleiras e quadros, estejam perfeitamente alinhados. Isso evita que as coisas fiquem tortas ou fora do lugar, proporcionando um acabamento mais profissional em suas tarefas.

Fita isolante e veda rosca

É utilizada para isolar fios elétricos e evitar curtos-circuitos. Já a veda rosca é aplicada em conexões de tubulações para prevenir vazamentos de água.

Pregos, parafusos e buchas de tamanhos variados

Essenciais para fixar objetos em diferentes tipos de superfícies, como paredes de alvenaria, madeira ou gesso. Afinal, caso você precise pendurar um quadro ou prateleira, ou mesmo reparar um desses itens, é importante ter os acessórios necessários à mão.

Cola multiuso

Disponíveis em diversas formulações para aderir a diferentes tipos de materiais, como madeira, metal, plástico e vidro. São úteis para reparos rápidos e permanentes.

Escada

Uma escada é essencial para alcançar áreas elevadas com segurança durante os reparos em casa. Isso inclui até mesmo tarefas básicas, como trocar lâmpadas. Mas também é essencial para pintar paredes ou fazer consertos.

Ao incluir esses itens em seu kit de ferramentas e materiais, você estará preparado para lidar com uma variedade de situações e realizar pequenos reparos em casa com eficiência e praticidade.

Se você está pensando em renovar a casa, acompanhe as nossas dicas do que considerar em uma reforma de banheiro!