Enriquecimento ambiental: como deixar a casa acolhedora para os pets
Dicas PointerVocê já notou seu pet \”cavando\” o piso, arranhando as paredes ou mordendo os móveis? Ele provavelmente está estressado ou entediado. Por isso, sua residência precisa passar por um enriquecimento ambiental.
Essa mudança vai fazer com que seu cão, gato, coelho ou outro animal se sinta mais seguro e entretido.
Mesmo que seu pet possa passear, ele vai passar a maior parte do dia dentro de casa. Portanto, precisa ter recursos que estimulem sua saúde física e mental.
Neste post, você vai entender o que é e como otimizar sua casa usando o enriquecimento ambiental. Confira!
O que é enriquecimento ambiental?
A residência precisa ter revestimentos de acabamento mate, como Grid Navy, da linha Zeppelin
Enriquecimento ambiental é a adaptação de um espaço para oferecer mais conforto, segurança e estímulos saudáveis para os animais domésticos. Dessa forma, ele consegue trabalhar seus instintos e habilidades sem quebrar móveis ou se estressar.
O enriquecimento ambiental também promove atividades semelhantes às da natureza. Por exemplo: para gatos, ter uma estante ou nichos nos quais ele possa subir é fundamental, já que eles se sentem mais seguros e tranquilos acima do chão.
Como promover o enriquecimento ambiental na sua casa?
Há diferentes formas de promover uma decoração benéfica para pets. Você não precisa fazer uma obra extensa. De fato, o máximo que precisa ter atenção é com relação ao revestimento e aos móveis.
Veja como oferecer enriquecimento ambiental em diferentes pontos da sua casa:
Invista no piso cerâmico
A não ser que a área externa esteja muito quente ou que o pet sofra com alguma dermatite, dificilmente ele precisará usar algum sapatinho.
Portanto, as patas ficam permanentemente em contato com o piso — e ele precisa ser adequado para que o animal não escorregue o tempo inteiro.
Outro fator importante é a limpeza. Revestimentos com alta porosidade facilitam a proliferação de microrganismos. Como o pet pode ter contato com a parte externa da casa, ele traz resíduos. Além disso, a urina e as fezes também podem contaminar o local.
Por esses e outros motivos, invista no revestimento cerâmico. Como é impermeável, não absorve líquidos ou sujeiras e, assim, impede a proliferação de microrganismos.
Também é fácil de limpar: caso o pet urine no chão, basta enxugar a região e depois limpá-la com detergente neutro e um pano macio.
Por fim, o revestimento cerâmico é resistente a arranhões e manchas.
Para que seu bichinho tenha atrito com o piso, invista no acabamento mate para as áreas internas e EXT para as externas.
Opte por móveis adaptados
Gatos precisam de móveis \”escaláveis\”, pois se sentem mais confortáveis longe do chão (Foto: Paul Hanaoka/Unsplash)
Seu pet merece espaço, mas nem sempre isso é possível. Afinal, quem mora em apartamento sabe que cada metro quadrado pode custar uma grande diferença no aluguel.
Mesmo com um espaço reduzido, você consegue investir no enriquecimento ambiental. Nesse caso, pense em móveis adaptados, que podem se transformar em casa e até local de brincadeiras do seu pet.
Uma sugestão é uma mesa de cabeceira adaptada para ser a caminha do pet. Além de ser funcional para você, ele também serve como um espaço de descanso para seu bichinho.
Outro móvel interessante é a estante escalável, pensada para gatos, que gostam de subir em móveis. É uma forma de o pet se exercitar e interagir com a casa de maneira saudável.
Por fim, pense também em móveis que possam ser arranhados, pois gatos e filhotes têm esse costume. Uma mobília protegida permanecerá bonita por mais tempo.
Pense nas necessidades do animal
Cada pet exige um cuidado específico. Mesmo que gatos e cachorros convivam tranquilamente, eles têm temperamentos muito distintos, que se refletem nos cuidados que você precisa ter em casa.
Enquanto o cachorro precisa de espaço para circular, o gato se adapta com mais facilidade a pequenos espaços e deve morar em locais com janelas teladas. Já animais como coelhos e répteis têm ainda mais especificidades.
Pesquise plantas \”saudáveis\” para os pets
A bromélia é uma flor segura para pets (Foto: Giuliano Maiolini)
Obviamente, quem cuida de plantas não deseja que elas sejam comidas pelos animais. Contudo, isso pode acontecer — e você precisa se prevenir.
Para um bom enriquecimento ambiental, procure por espécies que não façam mal aos bichinhos. Infelizmente, algumas delas são muito tóxicas e podem causar danos sérios à saúde dos pets.
Se a casa tiver cachorros, coloque os vasos num local alto e protegido. Já se o pet for um gato, prefira colocá-los na parte externa, como a varanda.
Cuidado com decorações frágeis
Animais, principalmente filhotes, são curiosos. Gostam de empurrar e, se estiverem entediados, morder objetos. Portanto, evite deixar porcelanas, bibelôs e outros tipos de decoração com fácil acesso para os animais.
Coloque objetos frágeis dentro do armário. Se você não tiver gatos, vale colocá-los em prateleiras altas. A fiação também precisa ser protegida, já que o animal pode morder e levar um choque.
Deixe arranhadores e outros brinquedos pela casa
Seu pet também gosta de brincar e se divertir. No piso, revestimento Zeppelin Fall, da linha Zeppelin
Essenciais para o enriquecimento ambiental, os arranhadores ajudam os pets a desestressar. Eles brincam e evitam \”descontar\” o estresse nos seus móveis. Para os gatos, também é uma forma de manter as unhas sempre aparadas e limpas.
Bichos, no geral, precisam de brinquedos interativos para estimular seus instintos e inteligência. Conheça algumas sugestões:
- Brinquedos \”recheáveis\”, que liberam ração ou petiscos quando mordidos;
- Mordedores com diferentes tamanhos, texturas e sabores;
- Varetas de pescar com penas;
- Cordas e cabo de guerra;
- Bichos de pelúcia.
Espalhe os brinquedos em locais específicos da casa, mas não o acumule em um local só. O pet precisa ser estimulado a caminhar por toda a casa e se distrair em diferentes lugares.
Coloque telas nas janelas
Gatos não podem sair de casa, pois podem pegar doenças de alto risco e sofrer algum atropelamento. Portanto, todas as atividades precisam ser feitas internamente.
Como dito, ter locais escaláveis e protegidos é fundamental para que seu bichano possa subir quando quiser e sem derrubar vasos e enfeites.
Mesmo que seu espaço tenha um bom enriquecimento ambiental, é do instinto do felino fugir. Portanto, deixe todas as janelas com tela e sempre tome cuidado ao abrir e fechar portas.
Viu como é possível promover o enriquecimento ambiental na sua residência? Como visto, o revestimento é um grande aliado para a segurança do seu pet. Se você deseja investir em pisos adequados para animais, conheça a linha Over Cement!