Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
enfeites para banheiro

Como enfeitar a decoração do banheiro

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O banheiro da nossa casa é o ambiente que usamos para começar mais um dia e também para concluir a rotina diária que, geralmente, é extenuante. Na maioria das vezes, porém, nos preocupamos apenas com a limpeza do banheiro e escolhemos elementos básicos para compor o espaço, tornando-o funcional. Por que não pensar em uma decoração aconchegante e harmoniosa para este ambiente?

Escolhendo corretamente as cores e os enfeites para banheiro, mesmo com um orçamento baixo, é possível criar um ambiente com identidade e conforto, de acordo com suas necessidades.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas de como decorar o seu banheiro com objetos fáceis de encontrar no mercado, revestimentos e também itens que devem ser evitados. Confira!

Enfeites para banheiro

Veja a seguir itens que podem ser encontrados facilmente, por um preço acessível e em diversos formatos e cores!

Nichos

enfeites para banheiro

Para combinar com o revestimento Crema Imperial, da linha Clássica, enfeites de madeira e fibras naturais

Utilizar nichos como parte da decoração é uma das estratégias perfeitas para os banheiros, principalmente se eles forem pequenos. Além de poder posicionar enfeites, eles também servem como apoio para guardar objetos.

Os nichos podem ser embutidos nas paredes, dentro ou fora do box, o que requer uma pequena reforma. Esses itens podem ser revestidos de diversos materiais, como pastilhas, porcelanato e pedra. Existem também os nichos fabricados em MDF ou MDP, que são apenas fixos nas paredes.

Uma dica para deixar o espaço ainda mais especial e único é embutir uma fita de LED no interior do nicho.

Plantas

enfeites para banheiro

Os revestimentos Clássico Branco e Metrô Branco deixam em destaque as plantas, que trazem energia para o ambiente

As plantas para banheiro são capazes de alegrar, trazer energia e inspiração para o ambiente, além de filtrar e purificar o ar. Você pode posicioná-las na pia, nos nichos, sobre os armários e até mesmo penduradas no teto.

Independentemente da extensão do seu banheiro, é possível encontrá-las em diversos tamanhos e formatos, inserindo-as em vasos adequados.

Algumas espécies são mais indicadas para o ambiente, como a avenca, que não necessita de luz solar direta. Outra boa escolha é a espada de São Jorge, que requer pouca manutenção e não precisa de uma área grande para se desenvolver. Para decorar o espaço, a peperômia, a samambaia, a aglaonema, a zamioculca, os cactos e as suculentas também são vegetações adequadas.

Quadros

enfeites para banheiro

Utilizar quadros ajuda a deixar o ambiente decorado e moderno. Nesse modelo, os quadros harmonizam com a parede revestida de Bico De Jaca Azul, da linha Decora Design

Os quadros são capazes de dar um ar sofisticado ou até mesmo divertido a um ambiente, auxiliando na criação de uma identidade. Eles podem estar não só fixos ou pendurados, mas apoiados nas paredes das prateleiras, nos armários e nos nichos.

Caso o seu banheiro seja pequeno, aposte nos quadros de dimensões menores ou em uma peça única de tamanho maior. Tudo dependerá da harmonização com o restante dos itens e com as cores do espaço.

Para proteger as peças da umidade, o mais indicado é utilizar molduras plásticas ou em madeira com acabamento em tinta óleo ou verniz. Já para proteger a imagem, prefira os quadros com vidro ou acrílico. Além disso, procure colocá-los na parede mais distante do box. Nos lavabos, essa preocupação é menor, pois não há o vapor gerado pelo chuveiro.

Criatividade e design

Além dos enfeites para banheiro mais comuns, você vai precisar de dicas para decorar com criatividade o seu espaço e torná-lo único. Confira!

Objetos artesanais

enfeites para banheiro

Banheiro lindo com piso revestido de Rovere Grigio, da linha Mediterrânea, e parede revestida com Calacata Apuano, da linha Clássica. A mesa artesanal de madeira é a grande protagonista da decoração

Os objetos artesanais são capazes de auxiliar na criação de uma decoração exclusiva, principalmente se você encontrar peças únicas. Há quem goste de viajar e trazer itens produzidos por artesãos locais ou mesmo de passear pelos bairros da cidade onde mora e encontrar peças interessantes.

Se você faz artesanato ou gosta do assunto, por que não enfeitar o seu banheiro com peças de sua autoria?

Alguns itens, além de peças de decoração, servem como apoio na organização do banheiro, como cestos de fibras naturais, bancos de madeira e revisteiros.

Mosaicos de cerâmica

enfeites para banheiro

Uma forma de enfeitar o banheiro é utilizar mosaico para revestir as paredes. O box ganha um efeito visual lindo com Bossa, da linha Decora Design

Outra forma de criar um ambiente único e manter a sua identidade é utilizar o mosaico cerâmico como revestimento das paredes. Basicamente, o mosaico é formado pela colagem de pequenos desenhos, gerando um efeito visual interessante.

A Pointer tem diversas opções de mosaico que você pode utilizar no banheiro, como o Assis Relevo, da linha Pedras Brasileiras, e Mosaico Ônix e o Mosaico Pulpis Mix, ambos da linha Clássica. Já se está em busca de um revestimento banco, mas cheio de personalidade, você pode optar pelo Mosaico Bianco, da linha Decora Branco.

Os mosaicos cerâmicos podem ser encontrados em diversas cores e desenhos, dos florais aos geométricos, para pisos ou, principalmente, paredes.

Louças e metais coloridos e com design diferenciado

enfeites para banheiro

Os metais pretos, aliados à meia parede revestida de Metrô Carrara Statuario, deixam o ambiente com o estilo industrial

Além dos enfeites para banheiro e dos revestimentos, atualmente é possível encontrar louças com design retrô ou mesmo mais futurista e em diversas cores, como verde, rosa e vermelho.

Os metais (torneiras, chuveiros, misturadores etc.) também podem ser escolhidos de acordo com o seu estilo, independentemente de ser industrial, retrô ou contemporâneo. Além disso, é possível optar por diversas cores, como preto, dourado ou cobre.

Não é bacana

Para complementar as dicas que demos acima, também é importante saber o que não fazer na hora de decorar o seu banheiro. Entenda mais sobre o assunto.

Box com desenhos

Evite usar box desenhados, sejam eles jateados ou mesmo com aplicação de adesivo, principalmente se as estampas forem literais. Isso tende a empobrecer o ambiente, deixando-o menos sofisticado, além de entrar em conflito com os outros itens de decoração.

Se você quer tornar essa área do banheiro mais atraente, uma alternativa é utilizar um revestimento diferente ou mesmo o mosaico cerâmico na parede interna do box.

Exagero de espelhos

O espelho é capaz de transmitir a sensação de amplitude ao ambiente, além de ser um item funcional, mas é preciso ter cuidado para não exagerar. Além da quantidade e das dimensões, é importante escolher o que será refletido.

Não coloque os espelhos atrás de fios ou dos seus produtos de maquiagem e higiene, por exemplo. A ideia é replicar a beleza do ambiente, como seus objetos de decoração ou uma parede com revestimento diferenciado.

Tome cuidado também com os acabamentos, como o bisotê, as molduras e os recortes. Eles podem gerar muita informação e deixar o ambiente poluído visualmente.

Decoração temática

É claro que você pode e deve deixar a sua casa com a sua cara, mas a escolha dos materiais e dos objetos deve ser feita de forma cuidadosa, principalmente se você gosta de um tema específico — um filme, um país ou uma década. Copiar essas referências tornará seu espaço um cenário, nada original e que muitas vezes pode gerar o efeito contrário do que você busca.

Tente utilizar essas referências apenas como base para combinar os elementos de forma harmoniosa, aplicando-os nos detalhes, nas estampas, nas cores e nos objetos, tudo sem exageros.

Tornar o banheiro um espaço aconchegante e agradável vai contribuir para o seu conforto e o da sua família. Além disso, nada melhor do que ter todos os ambientes da casa refletindo a sua identidade, não é mesmo?

Com as dicas sobre revestimentos e enfeites para banheiro que demos acima, você será capaz de transformar o seu espaço, por menor que ele seja. Algumas delas também requerem pouco investimento, tornando-se uma prática acessível.

Se você gostou de saber mais sobre o assunto e se interessa por sustentabilidade, veja 5 passos para empregá-la em seu banheiro!