Dia Internacional da Moda e sua relação com a arquitetura
Dicas PointerO Dia Internacional da Moda, comemorado em 21 de agosto, é uma data que celebra não apenas o glamour e a criatividade na hora de vestir o corpo. Afinal, a moda também tem profunda influência sobre diversos aspectos da vida cotidiana.
Enquanto muitos associam a moda a roupas e acessórios, sua influência vai muito além. Ela alcança até mesmo o campo da arquitetura, em que é possível “vestir” os ambientes e construções.
Para entender melhor sobre como a moda influencia o consumo e o comportamento, vamos explorar a história por trás do Dia Internacional da Moda. Confira ainda sua importância no cenário global e a relação com a arquitetura. Acompanhe!
A história do Dia Internacional da Moda
O Dia Internacional da Moda foi estabelecido para reconhecer a indústria da moda e sua contribuição para a sociedade.
Essa data foi escolhida em homenagem à abertura da primeira semana de moda mundial, que aconteceu em Nova York em 1945.
Desde então, o dia tem sido uma oportunidade de celebrar a criatividade, a inovação e a diversidade presentes no mundo da moda.
Moda tem importância global
A moda não é apenas uma expressão artística, mas também uma forma de comunicação, identidade cultural e meio de expressão pessoal.
Nesse cenário, desempenha um papel crucial na economia global. Afinal, gera empregos e movimenta trilhões de reais anualmente.
Além disso, a moda serve como um reflexo das mudanças sociais, políticas e culturais ao longo do tempo. Ou seja, como é uma forma de expressão da sociedade, também é uma maneira de entender a história.
A conexão entre moda e arquitetura
Tal como a moda, a arquitetura também é uma ferramenta bastante útil para proteger as pessoas do frio, do sol e outros elementos.
Portanto, tanto a moda quanto a arquitetura envolvem a criação de espaços e ambientes que interagem com as pessoas. E é justamente nesse ponto de interseção que a influência se torna aparente.
Apesar de terem surgido para suprir esse tipo de necessidade, atualmente a moda e a arquitetura vão muito além.
Afinal, permitem uma expressão artística, moldada por tendências, estilos e preferências culturais.
Como a moda influencia a arquitetura?
Hippie Wood Sand, da linha Decora Design, tem inspiração em estampas dos anos 1970. No piso, Iberica Natural, da linha Iberica
Aproveitando o Dia Internacional da Moda, listamos alguns pontos em que podemos perceber que moda e arquitetura se misturam.
Essa influência entre as duas áreas de conhecimento se dá por meio de volumetrias, linhas, cores e texturas, por exemplo.
Por causa da correlação, é comum ver estilistas se inspirando em obras de arquitetura e vice-versa.
Entenda melhor como essa influência acontece na sequência.
- Cores: consultorias como WGSN (Worth Global Style Network) e a Pantone estudam pontos como comportamento, cultura e política mundial para eleger as cores que são tendência. Por sua vez, esses tons são usados tanto na moda quanto na arquitetura.
- Estampas: assim como acontece no caso das cores, os padrões tendem a seguir uma mesma linha tanto na arquitetura quanto na moda. Cada área adaptando para os seus produtos. Os produtos Hippie Wood da Pointer, por exemplo, trazem estampas inspiradas nas roupas usadas nos anos 1970.
- Texturas: nesse ponto, podemos observar uma interseção que segue as tendências de comportamento. Hoje em dia, por exemplo, há a priorização do conforto. Isso leva tanto a moda quanto a arquitetura a adotarem materiais naturais ou a reprodução deles em revestimentos cerâmicos. O cromado também está em alta nas duas áreas. Assim, traz uma pegada tecnológica tanto para looks quanto para projetos de arquitetura e decoração.
- Estilos: exuberância, modernismo, vintage… Em geral, quando um estilo está em alta, causa reflexos tanto na moda quanto na arquitetura. Hoje em dia, a moda segue uma estética mais básica, que preza pela qualidade em detrimento da quantidade (Old Money). Na arquitetura e na decoração, observamos o mesmo com a alta do minimalismo.
Por falar nisso, outro ponto que está em alta em diferentes esferas da sociedade é a sustentabilidade. E ela pode ser adotada também na moda e na arquitetura.
Quer entender melhor? Saiba como aplicar a sustentabilidade na sua casa!