
De olho na decoração: quais tendências estão saturadas?
Dicas PointerQuando falamos de decoração, é muito comum mostrarmos tendências, o que estará em alta no ano e as novidades no design de interiores. Mas e o que está ultrapassado? Quais itens trazem uma ideia meio datada e fora de moda? Para quem deseja decorar ou reformar os ambientes, essas informações também são essenciais.
Neste post, você conhecerá 7 tendências de decoração que estão em baixa em 2025. Continue a leitura.
7 itens de decoração ultrapassados em 2025
A gente sabe que decoração é afeto: você deve usar o que gosta e faz sentido para seu gosto. Mas se você quer entender sobre tendências, veja o que está saturado no design de interiores.
1. Minimalismo extremo

Excesso de minimalismo deixa a casa sem a alma do morador (foto: Rubelson Fernandes)
Com a popularização do estilo escandinavo, muitas pessoas adotaram o \”menos é mais\” — que é, sim, uma tendência interessante, mas quando em excesso, deixa a casa sem personalidade.
Mesmo que seu estilo seja minimalista, adote cores e objetos de decoração que reflitam seu modo de vida. Caso não queia ter trabalho com limpeza, vale colocar itens de fácil manutenção, como plantas domésticas, almofadas, móveis de madeira, fotos na parede e cerâmicas no revestimento.
Outra ideia é colocar objetos afetivos, que tenham significado para o morador.
2. Estilo industrial \”puro\”

O estilo industrial fica mais interessante quando contrasta com elementos sofisticados (foto: Robert Katzki)
Muito em alta nos últimos anos, o estilo industrial já não é tão popular. O \”problema\”, aqui, é quando não há um contraste. As paredes são de concreto, as cores escuras e até o encanamento é aparente, mas não existe um elemento de sofisticação ou descontração para deixar esse ambiente com cara de lar.
3. Ralo oculto
O ralo oculto é uma tendência de decoração que se destaca pela beleza, mas peca na praticidade. Além de ser refém de uma boa mão de obra — não é qualquer pessoa que consegue executá-lo —, ele é difícil de retirar e, por conta diso, mais suscetível a lascar.
4. Ripado em tudo

O ripado ainda é popular, mas é preciso ter moderação em seu uso
Painéis e paredes ripadas ainda são muito populares, mas quando em excesso, torna-se uma tendência visualmente cansativa. E como as ripas são uma textura 3D muito marcante, é mais fácil de se \”cansar\”. Caso queira adotar a tendência, escolha uma parede e deixe as restantes livres. Também evite o papel de parede, pois o efeito não fica tão interessante.
5. Cozinha com lavanderia
Embora seja comum que cozinha e lavanderia estejam próximas ou até integradas, a roupa pode pegar o cheiro da comida. Além disso, em muitas casas a cozinha funciona como um espaço de convivência, e a presença de máquinas e objetos de limpeza pode \”quebrar\” esse clima.
Em ambientes pequenos, prefira deixar a lavanderia perto do banheiro ou do quarto e, se possível, em um espaço aberto.
6. Cabeceira capitonê

Hoje considerada \”pesada\”, a cabeceira capitonê foi muito utilizada nos últimos anos
Muito escolhida em projetos de decoração, a cabeceira capitonê tem um visual clássico e imponente, que trazia um ar aristocrático à cama. Hoje, é considerada datada e pesada para o quarto.
Prefira cabeceiras cobertas com tecido natural, como linho e algodão, de formas arredondadas e com curvatura estilo \”abraço\”, que cobre um pouco das laterais da cama.
7. Tendência sobre tendência
Conhecer tendências de decoração ajuda a conhecer novas formas de decoração, mas segui-las apenas por seguir também tira a personalidade da residência. Em vez de parecer um lar, a casa ganha ares de showroom de arquitetura.
O ideal é escolher aqueles itens que combinam com o que você gosta. Entre um objeto dito fashion e outro considerado brega, mas que você gosta, fique com a segunda opção.
Como visto, há uma série de itens que um dia estiveram em alta, mas hoje estão saturados. O importante, claro, é escolher aquilo que te faz feliz. Mas se você deseja uma residência com um toque mais popular, veja como ter uma decoração com aroma de casa brasileira.
(foto de capa: Interior AI)