Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração para casas pequenas: saiba como aproveitar o espaço

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A cada dia fica mais claro que as pessoas procuram por moradias que sejam práticas. Afinal, casas e apartamentos menores são fáceis de limpar e, além disso, acabam sendo um investimento mais viável financeiramente. A fim de manter o lar sempre bonito e funcional, a decoração para casas pequenas exige alguns cuidados e truques na hora de escolher os objetos e móveis.

Hoje, você vai conhecer dicas imperdíveis para decorar ambientes com pouco espaço e deixá-los ainda mais bonitos. Continue a leitura!

Pastilha Bossa Praia e Refloresta Bege

Opte por móveis 2 em 1

Ao escolher os móveis que farão parte da sua casa, procure dar preferência àqueles que possuem mais de uma função. Dessa forma, você consegue economizar espaço e organizar suas coisas facilmente.

Camas com gavetas embaixo para armazenar lençóis e toalhas podem fazer toda a diferença quando não se tem muito espaço disponível. Além disso, um sofá-cama é ideal para receber as visitas na sala sem deixar de proporcionar conforto aos seus hóspedes.

Invista em móveis planejados

Cômodos pequenos exigem que cada centímetro seja aproveitado para que o ambiente se torne o mais prático e funcional possível. A melhor solução nesse caso é investir em uma boa marcenaria.

Os móveis planejados aproveitam melhor o espaço e criam soluções de armazenamento de vários objetos, desde roupas em um guarda-roupa feito especialmente para o quarto até utensílios de cozinha nos armários.

105321-estender-500-decoracao-para-casas-pequenas-saiba-como-aproveitar-o-espaco

Tenha cuidado com as cores escuras

Tons pastel e claros trazem um clima de aconchego e ajudam a ampliar o espaço visualmente. Não se esqueça de usar sempre as cores da mesma paleta, já que essa solução deixa o cômodo integrado e aparentemente maior do que é.

A ideia é alegrar o ambiente? Você pode investir em um móvel colorido e grande, como um sofá. Se não quer ousar tanto, uma boa opção são os objetos de decoração com cores vibrantes, como porta-retratos, quadros, flores, almofadas ou cadeiras.

Jangada Silver e Cimento Branco

Aposte no uso de linhas verticais

Você já deve ter ouvido que as listras verticais das roupas têm o poder de deixar uma pessoa mais alta, certo? Pois saiba que essa dica também funciona em cômodos de uma residência pequena. Para colocá-la em prática, experimente pintar paredes com linhas que vão do piso até o teto.

Outra dica é usar papéis e adesivos específicos para a decoração de parede. Com tanta variedade disponível, com certeza será possível encontrará um modelo com listras no tamanho e na cor desejada.

Se no fim das contas não quiser mudar as paredes, você pode investir em conjuntos de objetos alinhados que tragam o mesmo efeito. Um exemplo é criar uma sequência vertical de floreiras ou pendurar uma cortina de fios para dividir ambientes.

Planeje a disposição da mobília

O modo que posicionamos a mobília pode prejudicar ou valorizar a decoração para casas pequenas. Se quer acertar na segunda opção, você deve ter o cuidado de nunca encostar os móveis diretamente na parede.

Mas por que não empurrar tudo para os cantos? Porque dessa forma a sensação é de que o ambiente está no seu limite máximo. Por outro lado, quando mantém os móveis distantes da parede alguns centímetros, você cria uma profundidade que ajuda a ampliar visualmente o cômodo. Ainda tem dúvidas? Então faça o teste e surpreenda-se!

Diversifique a iluminação

Ambientes bem-iluminados parecem maiores do que locais escuros, mas isso não quer dizer que devemos investir em luzes fortes e monótonas. Felizmente, é possível criar efeitos interessantes com a iluminação sem perder a sensação de amplitude.

Para atingir esse objetivo, evite manter uma única lâmpada no centro dos cômodos. Essa solução tão comum desvaloriza áreas pequenas porque deixa tudo monótono e com aparência artificial.

Em vez disso, experimente distribuir diferentes pontos de luz no teto e nas paredes para gerar sombras que criem volume e profundidade. Esse efeito de luzes indiretas atrai o olhar do observador e evita que a atenção fique focada no tamanho do ambiente.

Economize nos acessórios

Quando temos o desafio de decorar ambientes enxutos, logo pensamos em objetos menores. E quando tudo é pequeno, temos ainda mais motivos para investir em uma grande quantidade objetos, certo? Errado!

Nas casas menores, menos é mais. Isso acontece porque o excesso de itens decorativos deixa áreas pequenas com aspecto entulhado e poluído. Para não cometer esse erro, você pode se inspirar no estilo minimalista, que valoriza a simplicidade.

Em vez de rechear salas e quartos com acessórios e bibelôs, tente personalizar esses cômodos com itens que possuem outra função além da decoração. Você pode, por exemplo, expor livros e louças sobre prateleiras e estantes ou exibir eletroportáteis coloridos sobre os móveis da cozinha.

Mantenha o espaço aberto

Se a sua casa tem muitas paredes e divisórias, pense na possibilidade de tirar algumas delas e deixar o ambiente mais amplo. Um bom exemplo é unir sala de estar e jantar ou dividir a cozinha e a sala usando apenas uma bancada ou um móvel de decoração.

Quanto mais aberto for seu cômodo, mais sensação de amplitude ele transmite. Esse detalhe também vai fazer com que o espaço pequeno fique mais claro, já que a iluminação natural conseguirá atingi-lo por completo. Se gostou da ideia, pesquise com antecedência e procure ajuda profissional para realizar esse serviço.

Vintage e Clássico Cru

Use vidros e espelhos

Elementos verticais de vidro são aliados das casas pequenas porque dão a sensação de continuidade entre um ambiente e outro. Como a transparência do material não bloqueia a visão, ela dá a possibilidade de dividir áreas de forma discreta.

Uma dica é usar o vidro nas portas que separam cômodos internos de varandas e sacadas. Para potencializar o efeito de continuidade, você pode pintar as paredes da área externa com as mesmas cores da interna ou usar revestimentos iguais nos pisos dos dois ambientes.

Carrara Statuário

Um bom jogo de espelhos também ajuda muito na hora de trazer aquela sensação de amplitude que tanto se busca em uma casa pequena. Invista em uma peça grande, de preferência que ocupe a maior parte da parede da sala de jantar ou do cômodo em que você deseja causar a impressão de ser mais amplo, como um banheiro.

A decoração para casas pequenas exige a paciência de encontrar os itens certos e o cuidado de não bloquear a passagem dos ambientes. Seguindo as nossas dicas, você consegue ampliar o espaço e ainda deixar tudo bem organizado!

Gostou dos truques para decorar a casa? Confira outras dicas da Pointer no Facebook e no Instagram!