Como acertar na decoração monocromática? Veja 4 dicas

Trabalhar com apenas uma cor. É desta forma que podemos resumir a decoração monocromática, tendência para a criação de ambientes repletos de estilo. Em linhas gerais, basta escolher um único tom predominante para tintas, revestimentos, móveis, tecidos e objetos decorativos. Detalhe: você pode optar pela cor da sua preferência, pois não existe um padrão.

A decoração monocromática envolve a utilização de variações da cor preferida para escapar da sensação de monotonia. Fácil de aplicar, esta proposta é a solução ideal para quem tem medo de errar a combinação de cores muito diferentes. Ainda, ajuda a criar uma atmosfera minimalista e na integração de ambientes. Confira a seguir algumas dicas dos nossos especialistas:

Dica 1 – Gosto

Banheiro monocromático com Zeppelin Gray no piso e Grid Gray na parede. A linha Zeppelin oferece revestimentos para pisos e paredes em tons componíveis

Para aplicar a decoração monocromática, o primeiro passo é reconhecer quais tonalidades são as que mais te agradam. De nada adianta fazer um ambiente baseado no azul se você prefere o neutro bege. Procure uma cor que realmente combine com o seu gosto e estilo. Ainda está em dúvida? Então, monte uma lista com as suas opções favoritas e siga para a segunda dica.

Dica 2 – Significado

Decoração monocromática também combina com ambientes externos, como este com revestimento cerâmico Pietra Di Basalto Platina, concreto e estofado cinza

O significado da cor também faz muita diferença. Para facilitar na escolha, imagine qual sensação você gostaria de sentir naquele ambiente. Por exemplo: um quarto relaxante para facilitar a noite de sono ou uma sala que estimule a alegria e a união da família. Agora, basta encontrar o tom que melhor combina com o seu desejo. Abaixo, preparamos um resumo com o que cada cor pode acrescentar ao seu dia a dia.

Branco: calma, harmonia e simplicidade

Preto: sofisticação, elegância e mistério

Cinza: neutralidade e estabilidade

Marrom: aconchego, conforto e estabilidade

Azul: confiança, lealdade e tranquilidade

Verde: renovação, vitalidade e esperança

Vermelho: movimento, energia e poder

Amarelo: foco, alegria e otimismo

Laranja: humor, vibração e extravagância

Roxo: espiritualidade, sabedoria e nobreza

Rosé: charme, delicadeza e felicidade

Dica 3 – Variações

Vendome, da linha Clássica, no piso em uma sala monocromática cinza

Superadas essas duas etapas iniciais, tenha em mente que aproveitar a variação de tons é um caminho para o sucesso na criação de uma decoração monocromática. Quem gosta de cinza não precisa ter uma sala com paredes, mesas, cadeiras, revestimentos cerâmicos e almofadas da mesma exata tonalidade, por exemplo. Deve-se brincar com a situação, fazendo com que alguns elementos tenham um acinzentado mais escuro, enquanto outros podem ser mais claros.

Dica 4 – Relevos

Com textura, Origami Oxide na parede em uma decoração monocromática com Oxide Corten no piso

Outra aposta para criar uma decoração monocromática é investir nos relevos. Tudo na mesma cor pode ficar pesado ou cansativo. Com cerâmicas com relevos 3D, se adiciona movimento, com um revestimento surpreendente, quebrando totalmente a monotonia. A linha Oxide, por exemplo, traz cerâmicas no mesmo tom de aço corten, com a opção lisa Oxide Corten para o piso e o relevo Origami Oxide para a parede. 

Dica extra

A forma mais fácil para criar uma decoração monocromática é trabalhar com revestimentos cerâmicos. Isso porque eles ocupam boa parte das superfícies de um ambiente, no piso ou nas paredes. Então a cor escolhida para a cerâmica já será a cor principal do projeto. A partir dela, basta escolher móveis, tintas e acessórios na mesma cor. Conheça a coleção da Pointer e encontre a opção que melhor combina com o seu gosto e estilo.