Decoração antiestresse: truques que favorecem o bem-estar

A função de um lar vai muito além da moradia. Nossa casa representa um porto seguro, um refúgio para todas as situações. Por isso, é importante garantir constantemente uma atenção especial ao espaço interno, para proporcionar bem-estar e manter o humor em dia. Ao apostar em uma decoração antiestresse e em determinadas atitudes – como manter tudo organizado –, o seu espaço vira um aliado na luta para combater a tensão e a ansiedade. Demonstraremos a seguir como o caminho da felicidade em casa pode ser muito tranquilo. 

Organização

Cuidar da organização da casa é um santo remédio. Casa em ordem significa vida em harmonia. Essa reflexão não é apenas um dito popular repetido por nossos pais e avós. Nada de espalhar roupas e sapatos por todo canto. Eles devem ser guardados em armários ou caixas próprias. O mesmo serve para os brinquedos das crianças. Se não estão em uso, por que continuam no chão? A bagunça é fator causador de estresse. Então dedique-se à organização para manter o bem-estar.

Plantas

As plantas ajudam a promover um clima de bem-estar em casa. No piso, Avelana Ambar, da linha Mediterrânea

Uma dica de ouro na decoração antiestresse envolve as plantas. Elas representam uma conexão com a natureza, trazem frescor e são elementos vivos. Entre as espécies indicadas para ambientes internos estão: samambaia, espada-de-são-jorge, orquídeas, a suculenta rosa de pedra, antúrio, begônia, bromélia, gérbera e palmeira ráfis. Fibras e revestimentos naturais, também são antiestresse, pois estimulam a conexão diária com a natureza. O piso de madeira – ou uma reprodução em cerâmica, mais sustentável – é boa pedida.

Aromas

Os aromas são outra arma antiestresse. Velas, perfumes de ambientes, incensos e difusores podem trazer ao lar o sossego que você tanto procura. Afinal, o olfato mexe com as nossas emoções. No banheiro, esses elementos podem agregar a sensação de limpeza e frescor com o cheiro de rosas. No quarto, o relaxamento tão necessário após um dia de trabalho é impulsionado pela lavanda, também conhecida como alfazema. Na sala, a energia ideal para curtir os momentos de folga com a família é conquistada com os aromas cítricos, como laranja e limão. Basta escolher o certo e aproveitar.

Cores

Azul é uma cor que promove relaxamento, como nessa sala com piso Cantabria Azul, da linha Clássica

Se bem escolhidas, as cores da decoração influenciam positivamente no humor. O azul é um ótimo estímulo em cômodos para relaxar, como os quartos. Já o amarelo cai como uma luva nas áreas para confraternizar, como a sala, cozinha e varanda gourmet. Valorize também a iluminação natural trabalhando com o branco. A luz do sol aumenta a produção de serotonina. Esse hormônio regula sono, humor, apetite e outros aspectos do corpo humano. Trata-se de algo que vai além da estética. 

Feng Shui

O feng shui ensina a trabalhar com a iluminação e as cores claras para construir um ambiente antiestresse. No piso, Statuarietto, da linha Clássica

Você já ouviu falar em feng shui? Essa arte chinesa milenar de harmonizar os espaços de uma casa ajuda a tornar o ambiente mais leve e aconchegante. Ela faz a energia fluir dentro do imóvel, transformando o seu dia a dia, seja com um novo posicionamento de móveis e eletrodomésticos ou premissas como não deixar vazamentos sem conserto por muito tempo, tampouco guardar objetos quebrados. Para saber detalhes do feng shui, temos um conteúdo especial sobre o assunto.

Revestimentos

A quem pretende repaginar um imóvel e trabalha com a perspectiva de mudar pisos e paredes, duas dicas. A primeira é buscar por produtos que promovam um conforto térmico, como revestimentos cerâmicos. A outra sugestão é não abrir mão das sensações táteis, por meio de revestimentos cerâmicos que reproduzem o toque de materiais naturais, como madeira ou pedra. Pronto, agora é só aplicar na sua casa as técnicas para uma decoração antiestresse.