A função de um lar vai muito além da moradia. Nossa casa representa um porto seguro, um refúgio para todas as situações. Por isso, é importante garantir constantemente uma atenção especial ao espaço interno, para proporcionar bem-estar e manter o humor em dia. Ao apostar em uma decoração antiestresse e em determinadas atitudes – como manter tudo organizado –, o seu espaço vira um aliado na luta para combater a tensão e a ansiedade. Demonstraremos a seguir como o caminho da felicidade em casa pode ser muito tranquilo.
Organização
Cuidar da organização da casa é um santo remédio. Casa em ordem significa vida em harmonia. Essa reflexão não é apenas um dito popular repetido por nossos pais e avós. Nada de espalhar roupas e sapatos por todo canto. Eles devem ser guardados em armários ou caixas próprias. O mesmo serve para os brinquedos das crianças. Se não estão em uso, por que continuam no chão? A bagunça é fator causador de estresse. Então dedique-se à organização para manter o bem-estar.
Plantas
Uma dica de ouro na decoração antiestresse envolve as plantas. Elas representam uma conexão com a natureza, trazem frescor e são elementos vivos. Entre as espécies indicadas para ambientes internos estão: samambaia, espada-de-são-jorge, orquídeas, a suculenta rosa de pedra, antúrio, begônia, bromélia, gérbera e palmeira ráfis. Fibras e revestimentos naturais, também são antiestresse, pois estimulam a conexão diária com a natureza. O piso de madeira – ou uma reprodução em cerâmica, mais sustentável – é boa pedida.
Aromas
Os aromas são outra arma antiestresse. Velas, perfumes de ambientes, incensos e difusores podem trazer ao lar o sossego que você tanto procura. Afinal, o olfato mexe com as nossas emoções. No banheiro, esses elementos podem agregar a sensação de limpeza e frescor com o cheiro de rosas. No quarto, o relaxamento tão necessário após um dia de trabalho é impulsionado pela lavanda, também conhecida como alfazema. Na sala, a energia ideal para curtir os momentos de folga com a família é conquistada com os aromas cítricos, como laranja e limão. Basta escolher o certo e aproveitar.
Cores
Se bem escolhidas, as cores da decoração influenciam positivamente no humor. O azul é um ótimo estímulo em cômodos para relaxar, como os quartos. Já o amarelo cai como uma luva nas áreas para confraternizar, como a sala, cozinha e varanda gourmet. Valorize também a iluminação natural trabalhando com o branco. A luz do sol aumenta a produção de serotonina. Esse hormônio regula sono, humor, apetite e outros aspectos do corpo humano. Trata-se de algo que vai além da estética.
Feng Shui
Você já ouviu falar em feng shui? Essa arte chinesa milenar de harmonizar os espaços de uma casa ajuda a tornar o ambiente mais leve e aconchegante. Ela faz a energia fluir dentro do imóvel, transformando o seu dia a dia, seja com um novo posicionamento de móveis e eletrodomésticos ou premissas como não deixar vazamentos sem conserto por muito tempo, tampouco guardar objetos quebrados. Para saber detalhes do feng shui, temos um conteúdo especial sobre o assunto.
Revestimentos
A quem pretende repaginar um imóvel e trabalha com a perspectiva de mudar pisos e paredes, duas dicas. A primeira é buscar por produtos que promovam um conforto térmico, como revestimentos cerâmicos. A outra sugestão é não abrir mão das sensações táteis, por meio de revestimentos cerâmicos que reproduzem o toque de materiais naturais, como madeira ou pedra. Pronto, agora é só aplicar na sua casa as técnicas para uma decoração antiestresse.