Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Compras em brechó para decoração: 6 dicas imperdíveis

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Sabia que você não precisa ter um estilo vintage para encontrar barganhas imperdíveis nas lojas de usados? E não estamos falando só de roupas. Muito além do vestuário, os brechós também são excelentes fontes de peças únicas destinadas à decoração da casa, por um preço bem mais em conta, geralmente.

Ficou curioso para experimentar as compras em brechó e deixar o seu lar mais bonito? Então, antes de se aventurar por esse universo, confira as nossas dicas e aprenda como acertar no investimento.

1. Visite diferentes tipos de brechós

Tem de tudo no mundo dos usados: do mercado de pulgas aos bazares beneficentes, das lojas especializadas em peças de marca àquelas que vendem artigos mais simples.

Nossa sugestão para não se arrepender da compra é pesquisar um pouco sobre cada estabelecimento que vai visitar. Que tal fazer uma busca na internet? Assim, você ganha conhecimento sobre a média de preços e aumenta sua criatividade antes de escolher os itens.

2. Não fuja do seu estilo de decoração

Principalmente no caso de uma feira ou bazar que só acontece uma vez, pode ser que não exista opção de troca ou devolução de um objeto. Por esse motivo, recomendamos que você reflita bem antes de fechar negócio.

Verifique se a peça se encaixa no estilo predominante da sua casa, analisando com cuidado se ela combina com o restante do ambiente. Na dúvida, leve alguém junto para opinar.

3. Fique de olho nos defeitos

É possível encontrar enfeites, itens têxteis e até móveis de excelente qualidade nos brechós, feitos com materiais de primeira, como madeira maciça, ferro ou linho. Entretanto, como se trata de um objeto antigo (mesmo que nunca tenha sido usado), é possível que ele esteja danificado de alguma forma.

Antes de comprar, procure por manchas, lascas, furos e outros possíveis defeitos. Abra e feche todos os compartimentos e verifique se está tudo no lugar e funcionando. Nos móveis de madeira, certifique-se de que não há sinal de cupins.

4. Considere reparar uma peça estragada

Caso descubra um defeito em um objeto do qual gostou muito, vale a pena pensar na possibilidade de consertá-lo. Frequentemente, os próprios brechós já oferecem um trabalho de restauração e, às vezes, são necessários reparos mínimos para deixar a peça com cara de nova.

Uma boa dica nesse caso é conversar com o vendedor sobre a imperfeição e tentar negociar uma redução no valor inicial.

5. Compare preços com produtos novos

Não é só porque um item de decoração está sendo vendido em um brechó ou bazar que ele será uma pechincha. Diversos fatores podem fazer com que um objeto usado valha tanto  quanto um novo — e, às vezes, até mais. Por exemplo: um material raro, de design elaborado, de procedência especial etc.

Para ter a certeza de que está fazendo uma boa aquisição, não deixe de comparar a peça com um produto novo similar, verificando o custo-benefício. Dessa forma, você só investe no que realmente vai valer a pena.

6. Vá preparado às compras em brechó

Por último, é bom lembrar que quem vai em lojas de usados deve estar disposto a garimpar bastante, procurando pelos produtos mais interessantes no melhor preço possível.

Sendo assim, nada de usar roupas ou sapatos desconfortáveis nessa missão. Além disso, pense também em fazer uma lista para se concentrar no que você quer mesmo comprar e considere o valor do transporte ou frete no orçamento, se for o caso.

Gostou das dicas? Então siga nossas redes sociais e fique sempre por dentro dos conteúdos. Estamos no Facebook e Instagram.