A cozinha é o coração da casa. É ali que as famílias se reúnem para começar o dia na mesa do café da manhã. Ou, depois de um dia de trabalho para uma refeição quentinha. Ou, melhor ainda, no fim de semana, para preparar pratos deliciosos e elaborados. De qualquer forma, é sempre perto do calor do fogão que os moradores de uma casa e seus convidados estão.
Por isso, é importante dar uma atenção especial a decoração da cozinha, sempre priorizando funcionalidade e organização, mas também estética, criando um ambiente acolhedor.
Se a sua cozinha não é tão bonita, nem tão funcional, ou está com a aparência fora de moda, vamos dar 5 sugestões de como renovar a decoração desse ambiente.
1 – Trocar o piso
Por se tratar de uma superfície muito grande, o piso faz toda a diferença na decoração de qualquer ambiente. Para renovar sua cozinha, leve em conta que, quanto mais bonito ele for, mais charmosa a sua cozinha irá ficar.
Se o revestimento da sua cozinha não é funcional ou não agrada por questões estéticas – seja por ter uma estampa antiquada, ou formato pequeno demais – chegou a hora de mudar.
Os revestimentos cerâmicos com acabamento mate são a melhor opção para o piso da cozinha. Isso porque eles são resistentes, não absorvem umidade, são fáceis de limpar e de manter. Tampouco correm o risco de manchar com o uso. Pode derramar vinho, respingar gordura ou molhar à vontade. Basta limpar com desinfetante ou saponáceo que a cerâmica fica como nova.
A linha Ibérica reproduz em cerâmica a madeira da oliveira. São tábuas 15×90, com acabamento mate e retificado, que causam uma aparência muito realista, parecendo madeira natural. Mas com as vantagens técnicas da cerâmica, fundamentais na cozinha. Já pensou ter que se preocupar com a impermeabilização e manutenção de um piso de madeira? E não poder lavar o piso da cozinha? A reprodução em cerâmica, é, sem dúvida, uma melhor opção.
2 – Adicionar revestimento na parede
Além do piso, é importante revestir com cerâmica também as paredes da cozinha. Afinal, essa é a melhor forma de protegê-la de umidade, gordura e restos de alimento, bem como deixar o ambiente ainda mais bonito. Na parede, é possível ousar com cerâmicas com relevo 3D, ou com estampas e formatos pequenos, criando efeitos decorativos.
Exemplos de linhas da Pointer que vão ajudar a decorar a cozinha são Decora Branco e Decora Design.
Decora Branco é uma linha que brinca com as nuances e texturas do branco, criando uma atmosfera moderna, sem abrir mão da neutralidade e claridade do branco. São revestimentos nos formatos 30×60 ou 45×90, com relevos 3D em várias propostas. Ótimos para adicionar charme à cozinha, potencializando a iluminação e sensação de limpeza.
Já a linha Decora Design traz revestimentos que tornam qualquer parede uma legítima obra de arte. São cerâmicas estampadas, que reproduzem azulejos e pastilhas, ou relevos 3D coloridos, nos formatos 30×60 ou 45×90. São várias opções para dar um toque de cor ou trazer um desenho repleto de história, como em Ancestral White, inspirada na azulejaria tradicional pernambucana.
3 – Mudar os puxadores dos armários
Trocar os puxadores dos seus armários por versões mais modernas é uma ótima dica de como renovar uma cozinha. Existem peças vintage, modernas, clássicas e minimalistas, cabendo a você escolher aquele que combina mais com a sua personalidade.
Às vezes você acha que seus armários estão feios e desatualizados, mas apenas mudando os puxadores, já sente uma ótima diferença. É um investimento baixo, de grande impacto!
4 – Instalar iluminação
A cozinha precisa ser um ambiente bem iluminado, especialmente para poder aproveitar o espaço à noite e, claro, enxergar bem os alimentos ao manuseá-los.
Há diversos tipos de iluminação que podem ser instalados, com destaque para:
- Iluminação geral: É a luminária disposta no centro do teto. Ela deve ser confortável aos olhos e, ao mesmo tempo, clara o suficiente para permitir uma visão geral da cozinha;
- Trilhos de luz: Acoplados ao teto da cozinha, eles iluminam o ambiente e ainda oferecem um estilo único à cozinha. Cada ponto do trilho pode ser direcionado para um lugar, caso você prefira;
- Pendentes: Essa é uma ótima ideia para iluminar ilhas ou a mesa da cozinha. O seu tamanho deve ser proporcional às dimensões do ambiente e o ideal é que disponha mais de uma, para evitar que haja sombras;
- Iluminação em armários e bancadas: Os pontos de iluminação são importantes para equilibrar o ambiente. Nos armários, a luz pode ter intensidade menor, ser menos focada e até um pouco amarelada. Em contrapartida, nas ilhas de trabalho, como na bancada, ela precisa ser intensa, focada e clara, para permitir uma visão melhor dos alimentos.
Não esqueça de valorizar a iluminação natural também, pois ela traz sensação de bem-estar e ainda mantém o ambiente bem arejado.
5 – Atualizar os eletrodomésticos
Apesar de eletrodomésticos serem caros, esse é um investimento que faz muita diferença no visual e na funcionalidade da cozinha. Prefira modelos com um design bom e bonito, para criar um impacto visual no ambiente, e que sejam compatíveis com a sua habilidade culinária.
Ou seja, não há motivo para instalar um belo fogão duplo de alto rendimento se você não tem o hábito de utilizá-lo, não é mesmo?
Hoje, existem opções para todos os gostos, desde colorido e retrô a high-tech. As versões inox costumam combinar com qualquer estilo, além de serem altamente modernas.
Uma dica é trocar o fogão tradicional pelo cooktop e forno elétrico, que dão uma atualizada na cozinha, melhoram a circulação e ajudam você a ganhar mais espaço em uma cozinha planejada.
E não esqueça da coifa, especialmente se você mora em apartamento.
Agora que você conferiu algumas dicas de como renovar uma cozinha, conheça mais sobre os revestimentos que a Pointer oferece para esse ambiente. Clique aqui e confira!