Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
renovar a cozinha

5 ideias para renovar a cozinha

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A cozinha é o coração da casa. É ali que as famílias se reúnem para começar o dia na mesa do café da manhã. Ou, depois de um dia de trabalho para uma refeição quentinha. Ou, melhor ainda, no fim de semana, para preparar pratos deliciosos e elaborados. De qualquer forma, é sempre perto do calor do fogão que os moradores de uma casa e seus convidados estão.

cozinha com revestimento cerâmico estampado na parede
Cozinha repleta de estilo graças ao revestimento estampado Urbana Retrô Azul na parede. Para equilibrar a decoração, o piso é o neutro Metropolitan Cinza 

Por isso, é importante dar uma atenção especial a decoração da cozinha, sempre priorizando funcionalidade e organização, mas também estética, criando um ambiente acolhedor.

Se a sua cozinha não é tão bonita, nem tão funcional, ou está com a aparência fora de moda, vamos dar 5 sugestões de como renovar a decoração desse ambiente.

1 – Trocar o piso

Por se tratar de uma superfície muito grande, o piso faz toda a diferença na decoração de qualquer ambiente. Para renovar sua cozinha, leve em conta que, quanto mais bonito ele for, mais charmosa a sua cozinha irá ficar.

Se o revestimento da sua cozinha não é funcional ou não agrada por questões estéticas – seja por ter uma estampa antiquada, ou formato pequeno demais – chegou a hora de mudar.

Os revestimentos cerâmicos com acabamento mate são a melhor opção para o piso da cozinha. Isso porque eles são resistentes, não absorvem umidade, são fáceis de limpar e de manter. Tampouco correm o risco de manchar com o uso. Pode derramar vinho, respingar gordura ou molhar à vontade. Basta limpar com desinfetante ou saponáceo que a cerâmica fica como nova.

A linha Ibérica reproduz em cerâmica a madeira da oliveira. São tábuas 15×90, com acabamento mate e retificado, que causam uma aparência muito realista, parecendo madeira natural. Mas com as vantagens técnicas da cerâmica, fundamentais na cozinha. Já pensou ter que se preocupar com a impermeabilização e manutenção de um piso de madeira? E não poder lavar o piso da cozinha? A reprodução em cerâmica, é, sem dúvida, uma melhor opção.

Ibérica Design é uma das novas madeiras da linha Ibérica. Os veios e tonalidades contrastantes formam um piso de muita personalidade para a cozinha

2 – Adicionar revestimento na parede

Além do piso, é importante revestir com cerâmica também as paredes da cozinha. Afinal, essa é a melhor forma de protegê-la de umidade, gordura e restos de alimento, bem como deixar o ambiente ainda mais bonito. Na parede, é possível ousar com cerâmicas com relevo 3D, ou com estampas e formatos pequenos, criando efeitos decorativos.

Exemplos de linhas da Pointer que vão ajudar a decorar a cozinha são Decora Branco e Decora Design.

Decora Branco é uma linha que brinca com as nuances e texturas do branco, criando uma atmosfera moderna, sem abrir mão da neutralidade e claridade do branco. São revestimentos nos formatos 30×60 ou 45×90, com relevos 3D em várias propostas. Ótimos para adicionar charme à cozinha, potencializando a iluminação e sensação de limpeza.

cozinha com bancada
Stars White, da linha Decora Branco, é um Supercerâmico 45×90 com relevo 3D. Um revestimento que traz claridade e textura para a cozinha

Já a linha Decora Design traz revestimentos que tornam qualquer parede uma legítima obra de arte. São cerâmicas estampadas, que reproduzem azulejos e pastilhas, ou relevos 3D coloridos, nos formatos 30×60 ou 45×90. São várias opções para dar um toque de cor ou trazer um desenho repleto de história, como em Ancestral White, inspirada na azulejaria tradicional pernambucana.

renovar sua cozinha com revestimento cerâmico inspirado na azulejaria tradicional pernambucana
 Ancestral White, da linha Decora Design, é inspirado na azulejaria tradicional pernambucana. Uma linda opção para estampar cozinhas brasileiras

3 – Mudar os puxadores dos armários

Trocar os puxadores dos seus armários por versões mais modernas é uma ótima dica de como renovar uma cozinha. Existem peças vintage, modernas, clássicas e minimalistas, cabendo a você escolher aquele que combina mais com a sua personalidade. 

Às vezes você acha que seus armários estão feios e desatualizados, mas apenas mudando os puxadores, já sente uma ótima diferença. É um investimento baixo, de grande impacto!

cozinha toda branca com revestimento Bianco Gioia
A aparência dos puxadores pode melhorar o visual da cozinha, ainda mais combinando com o revestimento Bianco Gioia

4 – Instalar iluminação

A cozinha precisa ser um ambiente bem iluminado, especialmente para poder aproveitar o espaço à noite e, claro, enxergar bem os alimentos ao manuseá-los. 

renovar a cozinha co iluminação de spots no teto
Cozinha com piso Bellini Scala Bianco. A iluminação com spots no teto é complementada pela coifa iluminada, clareando a bancada

Há diversos tipos de iluminação que podem ser instalados, com destaque para:

  • Iluminação geral: É a luminária disposta no centro do teto. Ela deve ser confortável aos olhos e, ao mesmo tempo, clara o suficiente para permitir uma visão geral da cozinha;
  • Trilhos de luz: Acoplados ao teto da cozinha, eles iluminam o ambiente e ainda oferecem um estilo único à cozinha. Cada ponto do trilho pode ser direcionado para um lugar, caso você prefira;
  • Pendentes: Essa é uma ótima ideia para iluminar ilhas ou a mesa da cozinha. O seu tamanho deve ser proporcional às dimensões do ambiente e o ideal é que disponha mais de uma, para evitar que haja sombras;
  • Iluminação em armários e bancadas: Os pontos de iluminação são importantes para equilibrar o ambiente. Nos armários, a luz pode ter intensidade menor, ser menos focada e até um pouco amarelada. Em contrapartida, nas ilhas de trabalho, como na bancada, ela precisa ser intensa, focada e clara, para permitir uma visão melhor dos alimentos. 

Não esqueça de valorizar a iluminação natural também, pois ela traz sensação de bem-estar e ainda mantém o ambiente bem arejado.

5 – Atualizar os eletrodomésticos

Apesar de eletrodomésticos serem caros, esse é um investimento que faz muita diferença no visual e na funcionalidade da cozinha. Prefira modelos com um design bom e bonito, para criar um impacto visual no ambiente, e que sejam compatíveis com a sua habilidade culinária.  

Ou seja, não há motivo para instalar um belo fogão duplo de alto rendimento se você não tem o hábito de utilizá-lo, não é mesmo? 

Hoje, existem opções para todos os gostos, desde colorido e retrô a high-tech. As versões inox costumam combinar com qualquer estilo, além de serem altamente modernas. 

cozinha com eletrodomésticos
Os eletrodomésticos em inox são os que mais deixam a impressão de uma cozinha atual. Cooktop e forno elétrico também são as tecnologias mais utilizadas no momento. Na parede, revestimento Magic Platinum, da linha Decora Design

Uma dica é trocar o fogão tradicional pelo cooktop e forno elétrico, que dão uma atualizada na cozinha, melhoram a circulação e ajudam você a ganhar mais espaço em uma cozinha planejada.

E não esqueça da coifa, especialmente se você mora em apartamento.

Agora que você conferiu algumas dicas de como renovar uma cozinha, conheça mais sobre os revestimentos que a Pointer oferece para esse ambiente. Clique aqui e confira!