Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Tudo sobre revestimentos

Como juntar dinheiro para a sonhada reforma em 9 passos

Reforma
Autor: Pointer - Data:

Quem pretende juntar dinheiro para a reforma da casa precisa ter a palavra planejamento como principal aliada. Com o valor necessário à disposição, fica muito mais fácil realizar o grande sonho de reformar a casa, deixando o “cantinho” em ordem e com o visual desejado. Infelizmente, mergulhar de cabeça em um projeto sem ter a real noção dos gastos é um erro muito comum, que no final acaba esgotando a paciência e também os recursos. Por isso, é preciso saber quanto será necessário para depois definir como e por quanto tempo economizar.

Ao contrário do que alguns imaginam, organizar a obra não envolve somente escolher o melhor produto ou contratar a mão de obra. O trabalho começa bem antes, com o levantamento dos custos e a economia da quantia necessária. Nessa fase você precisará também cortar alguns gastos momentâneos. Ter o valor em mãos facilita inclusive na negociação durante a compra do material.

Ficou curioso para aprender mais sobre como juntar dinheiro para a sonhada reforma? Separamos 9 dicas valiosas. Portanto, confira a partir de agora o passo a passo que servirá como um guia para a realização do seu sonho.

1 – Foco

Definir uma prioridade ajudará a manter o foco para juntar o dinheiro necessário
Definir uma prioridade ajudará a manter o foco para juntar o dinheiro necessário

O primeiro passo é determinar as suas prioridades. A sugestão pode parecer simples, mas faz toda a diferença para evitar naufragar no meio do caminho, deixando os planos abandonados. Por exemplo: se você pretende fazer um curso importante profissionalmente com duração de dois meses. Certamente precisará de tempo e dinheiro nessa fase. Nesse caso, será que é ideal tocar uma obra e estudar ao mesmo tempo? 

A sua casa está com um grande vazamento na cozinha, você tem que resolver, mas deseja também trocar o carro. Provavelmente, o melhor a fazer é solucionar o problema e esperar um pouco mais para comprar o veículo novo. Definir as prioridades ajudará a manter o foco no necessário, deixando um pouco de lado outras ações que, agora, não precisam de tanta dedicação.

2 – Meta

O Supercerâmico Zeppelin Beige é uma das novidades da coleção Match! da Pointer
O Supercerâmico Zeppelin Beige é uma das novidades da coleção Match! da Pointer

Com o foco alinhado, é muito importante traçar algumas metas. Isso permitirá identificar exatamente o tamanho da empreitada e quanto custará. Uma forma prática para concluir essa etapa é responder em um papel algumas perguntas. Vou apenas substituir o revestimento cerâmico da cozinha ou pretendo promover mudanças em toda a casa? Quantos profissionais serão necessários? As respostas precisam ser diretas, claras e objetivas. 

Lembre-se de detalhar as informações. Por exemplo: qual material colocar no piso do banheiro? Não basta apenas escrever a palavra cerâmica. O ideal é já especificar, como Zeppelin Beige da Pointer. Claro que posteriormente você poderá mudar de estilo e escolher outro revestimento. Entretanto, reunir informações precisas permitirão fazer um levantamento de valores mais realista. Com essas respostas em mãos, agora basta verificar no seu orçamento como e por quanto tempo será necessário economizar para realizar o sonho.

3 – Quantia necessária

É preciso fazer as contas para saber como economizar e por quanto tempo
É preciso fazer as contas para saber como economizar e por quanto tempo | Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

O ideal é ter à disposição todo o dinheiro necessário para a reforma antes de começar, o que facilita a negociação por melhores preços. Se isso não for possível, junte o montante suficiente para que as prestações de um parcelamento não ultrapassem 20% do seu orçamento, isso já levando em consideração outras possíveis dívidas que você possui.

Após definir a meta, é preciso verificar no seu orçamento quanto é possível guardar por mês. Aqui, relacione todos os gastos existentes e identifique o que é possível retirar da rotina. Se o orçamento mensal está apertado, corte o café, o lanche fora de casa e os passeios de final de semana que consomem parte do salário sem que você perceba, por exemplo. 

Lembre-se que a obra não vai durar para sempre, mas a conclusão de um projeto bem executado trará benefícios por muitos anos. Portanto, abra mão de algumas regalias por uma fase, deixando à parte a quantia mensal necessária. Sabendo o custo da reforma dos sonhos e quanto é possível economizar por mês, fica fácil identificar por quanto tempo juntar. 

4 – Como economizar

Colocar o dinheiro embaixo do colchão não é seguro, assim como não é indicado deixar o montante parado na conta corrente. Além de não render, fica muito mais fácil perder o controle e gastá-lo com as contas do dia a dia. Por isso, a melhor alternativa é deixar a quantia à parte. 

Muitos ainda costumam utilizar a poupança para essa finalidade. Entretanto, atualmente existem outros investimentos conservadores e seguros que podem render um pouco mais e também permitem o resgate imediato. Para encontrar a melhor opção, porém, é preciso avaliar todas as particularidades do caso. Converse com o gerente do seu banco ou com um profissional especializado para buscarem juntos o melhor caminho.

5 – Trabalho

Agora, se você já cortou tudo o que podia e não conseguiu atingir o valor para a reforma, uma alternativa passa pela conversa sincera com o seu chefe para pedir um reajuste salarial. Se isso não for possível, cogite a ideia de fazer serviços extras após o expediente de trabalho. Opções não faltam. É possível, por exemplo, vender bolos para os amigos ou se desfazer de algumas roupas boas que não usa mais. Quem sabe até mesmo trabalhar como motorista de aplicativo para complementar a renda. O fato é: às vezes, apenas cortar o cafezinho não resolve. Portanto, será necessário aumentar os rendimentos mensais.

6 – Reserva

Lembre-se de guardar um valor para as possíveis emergências
Lembre-se de guardar um valor para as possíveis emergências

Crie também um fundo de reserva, garantindo assim a tranquilidade necessária caso ocorra algum imprevisto no meio do caminho, como o carro quebrado ou a geladeira pifada. Esse valor ajudará ainda com os gastos extras durante a reforma. Ter uma quantia para as emergências do dia a dia ajuda a manter intacto o valor economizado para a obra. Separe 5% ou 10% de seu salário. O importante é manter uma espécie de poupança para não ficar sem dinheiro em um momento de aperto. Pode ser em um banco ou na gaveta de sua casa (atenção às questões de segurança, em especial), mas poupe.

7 – Pesquise

Nossos avós e pais sempre falam que, para economizar, é preciso gastar muita sola do sapato e ir em busca dos preços mais baratos. Acredite, eles estavam com a razão quando indicaram isso para você. Se você decidiu encarar uma obra, essa medida ajudará a identificar qual o total a ser investido. Verifique os preços em mais de uma loja. Só a partir desse ponto é possível montar uma planilha de gastos eficiente. Mas lembre-se que os preços podem sofrer variações a qualquer momento.

8 – Pulso firme

Seguir o planejamento ajuda a construir um ambiente lindo assim, por exemplo, com Trastevere
Seguir o planejamento ajuda a construir um ambiente lindo assim, por exemplo, com Trastevere

Não adianta sonhar e não cumprir com o planejado. Controle seu dinheiro com pulso firme. A partir do momento que você tem uma obra para realizar, mantenha na cabeça que o dinheiro não pode acabar antes da hora. Por isso, nada de comer fora todos os dias ou fazer compras de itens supérfluos. O seu bolso, a sua família e a equipe envolvida no projeto agradecem a sua dedicação neste momento.

9 – Tecnologia

A tecnologia invadiu praticamente todos os momentos do nosso dia a dia. Então, transforme essa ferramenta em uma aliada na tarefa de juntar dinheiro para a reforma. No seu computador certamente existe algum programa para a criação de planilhas, como o Excel. Caso não tenha familiaridade com o software, procure no Youtube tutoriais. Você ficará surpreso com a quantidade de pessoas que gravam vídeos ensinando gratuitamente diversas técnicas. Anotar os dados em um editor de textos como o Word já é uma grande ajuda.

Ao seguir essas dicas, ficará muito mais fácil juntar dinheiro para a reforma. Portanto, pegue papel e caneta e mãos à obra. Esperamos que você tenha gostado das sugestões. Para aproveitar mais dicas como essa e as novidades, acesse o blog da Pointer. Para saber mais sobre os produtos, entre no nosso site.