Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
como montar a mesa

Como montar a mesa segundo as regras de etiqueta?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Saber como montar a mesa segundo as regras de etiqueta é importante para quem deseja promover eventos sociais em casa, mesmo que eles sejam frequentados apenas por familiares e amigos mais próximos.

Ao contrário do que filmes, seriados e novelas costumam mostrar, esse conhecimento não precisa ser restrito a poucas pessoas. Na verdade, qualquer um pode seguir as regras de etiqueta em casa — mesmo em refeições informais, como um almoço de domingo ou o café da manhã do dia a dia.

Se você quer aprender a preparar a mesa de acordo com as regras de etiqueta, confira algumas dicas que preparamos!

Como montar a mesa para eventos formais ou informais?

como montar a mesa

Mesa decorada para ceia com iluminação à luz de velas

As regras para montar a mesa dependem de alguns fatores, como o tipo de refeição e o nível de formalidade do evento. Quanto mais informal, menos restritas são as normas de etiqueta. Entenda melhor a seguir!

Almoços e jantares formais

como montar a mesa

As regras de etiqueta ainda exigem que o guardanapo seja colocado em cima do conjunto de pratos ou do lado esquerdo

Quando um almoço ou um jantar é formal, o momento exige alguns cuidados com a etiqueta, especialmente dependendo da variedade de pratos que forem servidos.

Para preparar a mesa adequadamente, siga o seguinte passo a passo.

  1. O primeiro objeto a ser colocado é o sousplat, para demarcar os lugares na mesa e manter o restante da louça firme durante a refeição.
  2. Em cima do sousplat fica o prato raso, para a refeição principal.
  3. Em seguida fica o prato fundo, centralizado no prato raso.
  4. Se for servir um couvert, adicione o pratinho acima e à esquerda do conjunto principal, levemente na diagonal.

Os talheres devem ser dispostos da seguinte forma:

  • os garfos ficam do lado esquerdo do prato, enquanto as facas ficam do lado direito (com o corte virado para a esquerda);
  • as colheres para a sopa ficam do lado direito do prato também, mais à direita do que as facas;
  • a ordem para os talheres deve seguir a ordem das comidas, sempre de fora para dentro. Posicione a colher de sopa mais à direita, depois o garfo e a faca de peixe e, finalmente, o garfo e a faca de mesa;
  • os talheres de sobremesa são colocados acima do prato. Primeiro vem a faca (cabo para a direita e corte para baixo), depois o garfo (cabo para a esquerda) e, por último, a colher (cabo para a direita).

Os próximos itens são as taças, que são posicionadas acima do conjunto de pratos, do lado direito, na diagonal. Elas ficam em simetria com o pratinho do couvert. São necessárias taças de água, de vinho e, caso haja, de espumante. Essa última deve ficar atrás das outras.

Por fim, as regras de etiqueta ainda exigem que o guardanapo seja colocado em cima do conjunto de pratos ou do lado esquerdo. Objetos decorativos não devem ultrapassar 30 centímetros de altura e são colocados na parte central da mesa.

Almoços e jantares informais

Um almoço ou jantar informal, por sua vez, conta com menos regras de etiqueta para montar a mesa. Nesses eventos, basta montar uma versão simplificada do conjunto formal.

Dessa maneira, o prato raso é colocado no meio, para receber a refeição principal, o garfo fica ao lado esquerdo e a faca ao lado direito (com o corte virado para a esquerda), acompanhado da colher de sopa (se tiver).

Acima do prato, coloque o garfo e a colher de sobremesa (garfo com o cabo para a esquerda, colher com o cabo para a direita). Os copos para bebidas ficam acima do prato, à direita, e o guardanapo fica à esquerda.

Em uma refeição informal, é aceito colocar as comidas na mesa para cada pessoa se servir. Nesse caso, elas devem ficar no centro da mesa.

Lanches e cafés da manhã formais

Se você sabe como montar a mesa para o almoço e o jantar, praticamente já sabe como fazer o mesmo para um café da manhã formal. A estrutura básica é igual: sousplat embaixo do prato principal, garfo à esquerda e faca à direita (com o corte para dentro), acompanhado da colher.

A diferença é a presença da xícara de café. Ela fica virada para cima e vem acompanhada do pires em cima do prato principal. Copos e taças para outras bebidas ficam acima do conjunto de pratos, à direita. Os guardanapos devem ser posicionados à esquerda.

Lanches e cafés da manhã informais

Existe uma flexibilidade maior para montar a mesa em um café da manhã informal. O sousplat não é obrigatório, por exemplo, mas a estrutura básica — prato raso embaixo do pires e da xícara, além da organização dos talheres — deve ser a mesma.

Flexibilidade das regras

Toda regra costuma ter a sua exceção, certo? Com a etiqueta na mesa, não é diferente. Você pode fazer pequenas alterações para que a organização esteja do seu gosto, o que significa que há uma certa liberdade para contrariar um pouco as normas.

Por exemplo, um objeto decorativo com mais de 30 centímetros pode deixar a mesa mais bonita, mesmo que isso fuja à regra estabelecida. É claro que em eventos formais há menos flexibilidade, mas o mais importante é que o ambiente seja agradável para você e seus convidados.

Como escolher entre toalha ou jogo americano?

como montar a mesa

Em uma mesa de jantar, uma toalha ou um jogo americano são importantes para protegê-la do contato com os pratos

Para uma mesa completa, uma toalha ou um jogo americano são importantes para protegê-la do contato com os pratos ou de possíveis respingos de bebidas e pedaços de comida. Além disso, eles compõem a sua decoração.

Tanto o jogo americano quanto a toalha cumprem a mesma função e, portanto, não devem ser utilizados juntos. Normalmente, as toalhas são usadas em eventos mais formais e o jogo americano é separado para ocasiões informais, mas isso depende da qualidade dos materiais e do estilo da decoração.

Quais objetos mais chamam atenção quando estão na mesa?

como montar a mesa

Em jantares mais informais há mais flexibilidade nas regras de etiqueta, mas o mais importante é que o ambiente seja agradável para você e seus convidados

Agora que você já sabe a estrutura básica para montar a mesa, é importante saber como finalizar a decoração de mesa com enfeites, louças e outros objetos que podem deixar o seu evento ainda mais bonito.

Uma aposta segura para decorar a mesa é usar flores e velas. Ainda que sejam escolhas comuns, existem muitas maneiras de acertar e até mesmo inovar com essa decoração. Uma delas é deixar as flores submersas em um jarro com água, especialmente se elas forem coloridas. Outra opção é combiná-las com frutas que tenham os mesmos tons ou cores complementares.

Com as velas, o segredo é usá-las para ajudar a compor o ambiente, mas sem que se tornem distrações durante a refeição. Por isso, use um reservatório que colete a cera derretida e evite usar velas com aroma — isso pode desviar a atenção da comida ou alterar o apetite dos convidados.

Seguindo essas regras, você não terá dúvidas sobre como montar a mesa para a ceia de Natal, aniversários ou outras celebrações e poderá receber os amigos e familiares para esses eventos especiais na sua casa.

Que tal montar um espaço na sua área externa dedicado a esses eventos especiais? Se você gostou da ideia, saiba como escolher o melhor modelo de mesa para esse espaço da casa!