Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Casas adaptadas para idosos: conforto e segurança aos mais velhos

Casas adaptadas para idosos: conforto e segurança aos mais velhos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A arquitetura acompanha a necessidade das pessoas, ajudando a promover o bem-estar e a qualidade de vida. Tudo em casa é preparado com a chegada de um bebê, depois modificado para os adultos e, enfim, adaptado às demandas dos mais velhos, visando aumentar a segurança e facilitar a locomoção.

Mas qual é a melhor maneira de obter casas adaptadas para idosos? Hoje, vamos dar algumas dicas de como deixar o espaço mais confortável e correto para eles. Acompanhe!

1. Banheiro: um local que merece atenção

O banheiro é o cômodo que apresenta maior risco de acidentes com idosos. O piso molhado e a falta de apoio aumentam a ameaça de queda. Porém, a boa notícia é que adaptar um banheiro não é complicado.

O primeiro passo é colocar barras de apoio nas paredes, numa altura em que seja possível se firmar. É ideal que os acessórios sejam instalados próximo ao vaso sanitário, no box do chuveiro e ao lado da pia. Sem as barras, as pessoas costumam tentar se segurar em algo que pode quebrar, como a pia ou uma bancada, causando um tombo ainda mais grave.

Casas adaptadas para idosos: conforto e segurança aos mais velhos

Também é importante investir em cadeiras de rodas especiais para uso em banheiros, que são práticas para o cuidador e eficazes na prevenção de quedas.

No chão do banheiro, opte por um piso com resistência ao escorregamento (antiderrapante). Feito com um material mais rugoso e não polido, esse tipo de revestimento tem como principal função dispersar a água, evitando os escorregões. Se não for viável fazer uma reforma, invista em tapetes de borracha, que trazem firmeza ao chão.

2. Escadas e corredores: apoio e estabilidade

É importante que o acesso seja livre e iluminado nos corredores, que são muito utilizados e permitem o acesso aos cômodos da casa. Mantenha uma luz acesa ou instale sensores de presença. Nessa última opção, fique atento à posição das peças, para que o idoso não precise andar muito antes de a luz acender.

Nas escadas, coloque uma fita antiderrapante de cor diferente no início de cada nível. A faixa vai dar apoio aos pés em caso de um escorregão e sinalizar onde está cada degrau. Também é importante instalar um corrimão firme. Se for possível, troque pequenos degraus por rampas, para facilitar a locomoção com cadeira de rodas.

Casas adaptadas para idosos: conforto e segurança aos mais velhos

3. Quarto: segurança para dormir e se levantar

A cama do quarto adaptada não deve ser muito alta e nem muito baixa, de forma que a pessoa consiga sustentar os pés no chão com firmeza ao se sentar. Para ajudar na iluminação, uma boa dica é investir em um abajur de toque. Nele, não é preciso procurar o botão, basta encostar em qualquer parte metálica da peça.

Outra ideia é instalar o interruptor da luz do quarto ao lado da cama, a fim de evitar que o idoso se levante no escuro. Com a idade, a visão tende a ficar mais fraca e há a perda do equilíbrio e da coordenação motora. Portanto, é fundamental que tudo seja iluminado e acessível.

Casas adaptadas para idosos: conforto e segurança aos mais velhos

4. Sala e cozinha: cuidado com os móveis e acessórios

Na sala, é importante retirar os tapetes, já que eles podem causar quedas. Invista em um sofá confortável, com almofadas e um apoio para os pés. Também é interessante colocar um organizador no braço do sofá para que o controle remoto fique sempre à mão. Livre-se dos enfeites pequenos ou que quebrem facilmente.

Na cozinha, opte pelos tapetes antiderrapantes e prefira mesas redondas e armários com quinas arredondadas. Além disso, você pode investir em eletrodomésticos menos perigosos, como fogão com timer ou por indução (que aquece apenas a base das panelas, sem chama aparente).

Casas adaptadas para idosos: conforto e segurança aos mais velhos

As casas adaptadas para idosos não visam somente manter a segurança. Preservar um ambiente propício para a melhor idade também é um ato de amor e preocupação com quem já dedicou tanto tempo da vida cuidando da família.

Agora você sabe como manter um espaço adaptado aos idosos, certo? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a deixar a casa mais segura para seus familiares!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida