Foi-se o tempo em que os cabideiros serviam só para pendurar casacos e bolsas no hall de entrada. Agora, utilizar um cabideiro na decoração é uma verdadeira tendência do design de interiores. Ou seja, você precisa ter um desses em casa!
Até porque, com alguns cabideiros posicionados em pontos estratégicos do ambiente, ninguém vai ousar espalhar a bagunça pelos cômodos, não é mesmo? Roupas, lenços, chaves… é só pendurar e pronto! Mas não sem antes conferir os 5 passos dessa escolha abaixo:
1. Escolha um modelo com bom acabamento
Com tantas opções de cabideiros no mercado, pode até parecer difícil escolher o modelo ideal para a sua casa. Mas ao optar por uma peça de bom acabamento, você já fará uma escolha acertada.
Modelos amadeirados e metálicos saem na frente por serem opções práticas, resistentes e fáceis de combinar. Cabideiros que têm ventosas para fixação também são ótimas alternativas quando o assunto é funcionalidade, já que não é preciso furar a parede para a instalação.
Porém, artigos com ventosas não suportam objetos pesados. Por isso, recomenda-se que eles sejam instalados em banheiros — para abrigar pequenos itens, como toucas, buchas e tiaras — ou mesmo na cozinha, para panos de prato.
Já os modelos em madeira rústica têm tudo a ver com ambientes externos, como varandas gourmet ou áreas de churrasqueira. Além de combinarem perfeitamente com o clima acolhedor desses locais, ajudam a manter o espaço sempre organizado.
2. Veja se a peça combina com o décor da casa
Nada de sair comprando diversas opções sem o menor critério por aí, viu?! A regra básica para acertar em cheio utilizando cabideiro na decoração é justamente garantir que a peça combine com o restante do décor da casa.
Por isso, antes de escolher o item, pense no estilo de decoração que predomina no ambiente: clássico, moderno, rústico, intimista, arrojado? Seja qual for, é essencial que a peça dialogue com essa temática.
E não pense que essa é uma tarefa difícil. Pelo contrário: como os cabideiros são grandes tendências do design de interiores, ficou fácil encontrar peças de todos os estilos pelas lojas.
Existem modelos de porta, de chão, de parede e, inclusive, de teto. E as opções vão desde as charmosas araras em estilo retrô até versões modernas e personalizadas para o público feminino ou masculino.
3. Pense em quais objetos serão pendurados
Bolsas, casacos, toalhas, chaves. Existe uma infinidade de coisas que você pode pendurar em um cabideiro. Tudo vai depender do formato e da funcionalidade da peça.
Os cabideiros autocolantes, por exemplo, são perfeitos para abrigar as tampas das panelas na cozinha. Além de abrir espaço no armário, os itens ficarão seguros e protegidos.
Para roupas e acessórios, as araras ou cabideiros de chão são os modelos mais indicados, pois permitem a melhor acomodação dos objetos e garantem aquela dose extra de personalidade não só para os quartos, mas, também, para o hall de entrada e até mesmo para a lavanderia. Pode apostar!
4. Posicione o cabideiro em locais estratégicos
Nada como ter tudo à mão sempre que precisar, não é? Por isso, posicione os cabideiros naqueles locais da casa em que você sempre precisa deixar alguma coisa: bolsa, casaco, chave e tantos outros pertences do dia a dia.
Já dissemos que o hall de entrada é o point clássico dos cabideiros. Mas experimente posicioná-los também naquele canto vazio, no vão do corredor ou próximo à escada.
Sabe aqueles lugares onde você já tentou de tudo — vasos, espelhos, plantas, luminárias — e nada parece se encaixar bem? Então! Talvez seja aí mesmo que você deva posicionar o cabideiro. Faça o teste e dê aquele up na decoração!
5. Faça você mesmo
Sim, os cabideiros artesanais também estão com tudo! Deixe a criatividade fluir e traga mais personalidade para a peça com aquele toque pessoal. Pode ser uma versão em ganchos, cestos e até canos de PVC ou escadas inutilizadas. Na internet está cheio de tutoriais inspiradores para você fazer o seu próprio cabideiro. Que tal?
Agora que você já aprendeu a usar o cabideiro na decoração, fique ligado também no nosso Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade do mundo do design!
#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida