Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Base cerâmica: tudo que você precisa saber

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Já ouviu falar em base cerâmica? Esse termo se refere à maior parte de um revestimento cerâmico, toda a camada abaixo do esmalte. É essa a parte que confere resistência ao revestimento cerâmico, por isso é tão importante.

O principal ingrediente de qualquer base cerâmica é a argila. Mas o modelo de produção, ou seja, como essa base é fabricada, pode ou não incluir água. É o que chamamos de via úmida ou via seca.

Você sabe o que analisar na hora de escolher a sua base cerâmica? Para te ajudar, a Pointer elaborou um vídeo bem completo. Veja só:

Você também pode conferir as dicas que separamos a seguir.

Como escolher a base cerâmica? 3 pontos importantes

Quando estiver escolhendo seu revestimento cerâmico, são vários os pontos que você precisa considerar. Além da estética, é muito importante que você considere a base cerâmica. Veja o que avaliar nesse quesito.

1. Cor da massa

As placas cerâmicas podem ser encontradas com bases mais claras ou mais escuras. E, ao contrário do que dizem alguns fabricantes, o fato da base ser mais avermelhada ou mais clara não tem influência na qualidade final do produto.

A cor avermelhada da base se deve às argilas e também à presença de óxido de ferro. Quando a peça é queimada, essa substância faz com que a base fique mais escura. Porém, isso não interfere na resistência, durabilidade ou qualidade da cerâmica.

base cerâmica

A cor da massa não influencia na qualidade da cerâmica. Você precisa observar se o revestimento é indicado para o uso que fará dele. No ambiente, Avelana Castanho, da linha Mediterrânea

2. Absorção de água

Toda placa cerâmica absorve água por sua base, algumas mais, outras menos. Contudo, a quantidade de absorção de água deve estar dentro do limite estipulado pela norma técnica do setor.

Avaliar esse quesito é importante porque ele indica qual tipo de argamassa você deve usar no assentamento (o que também influencia os custos que você terá com a obra ou reforma).

As bases menos porosas são as que absorvem menos água, porém, para serem assentadas, necessitam de uma argamassa especial. Um exemplo é a base do porcelanato.

Já as bases mais porosas, presentes nas cerâmicas e nos Supercerâmicos da Pointer, podem ser assentadas usando argamassas mais econômicas, do tipo AC1.

base cerâmica

A absorção de água está relacionada ao tipo de argamassa que você deverá usar no assentamento, que pode ou não trazer custos extras à sua obra. No detalhe, Sambaqui, da linha Lazer, indicado para uso em áreas externas

3. Resistência mecânica

A resistência mecânica não é a mesma coisa que resistência superficial. 

A resistência superficial está ligada à camada do esmalte e é a capacidade que a cerâmica tem de suportar o tráfego de pessoas ou veículos sem sofrer desgaste prematuro da superfície. Essa indicação é medida pelo PEI.

Já a resistência mecânica está relacionada à base cerâmica e trata da possibilidade de quebra ou ruptura da placa quando submetida a determinado peso. Essa é uma informação muito importante, dependendo de onde você pretende usar a cerâmica. 

É o caso, por exemplo, de quando você for usar essa cerâmica para revestir um depósito ou um local onde haverá máquinas e equipamentos pesados.

base cerâmica

Base cerâmica da Pointer é indicada para uso residencial e comercial leve, como Piasentina Cinza

Depois de assentada, qualquer base, seja da cerâmica comum, do Supercerâmico e do porcelanato, atende as necessidades do uso residencial ou do comercial leve, locais que, geralmente, não estão expostos a maquinários ou itens muito pesados.

Agora que você já sabe tudo sobre a base cerâmica, que tal continuar aprendendo? Veja nosso conteúdo completo sobre bordas de revestimentos cerâmicos e saiba como elas interferem no resultado final da sua obra.