Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Conhecendo as bordas dos revestimentos cerâmicos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A borda é um detalhe importante que você deve conferir quando for fazer a escolha do seu revestimento cerâmico. Afinal, as bordas estão relacionadas à estética e à funcionalidade do produto.

Os revestimentos cerâmicos possuem duas opções de borda: bold e retificada. Cada uma oferece uma estética diferente – e também características técnicas distintas. 

Se você está na dúvida na hora de escolher ou nunca ouviu falar de bordas de revestimentos cerâmicos, entenda exatamente as implicações no texto e no vídeo abaixo:

Revestimentos cerâmicos com borda bold

A borda bold também pode ser conhecida como borda plana. Este é o modelo mais tradicional e antigo de cerâmica, visto que a tecnologia da retífica é mais recente.

As cerâmicas com borda bold podem apresentar pequenas variações em seus tamanhos. É por isso que, na hora de fazer a instalação, é preciso deixar uma junta de assentamento um pouco maior (mínimo de 3mm nos produtos Pointer).

A cerâmica bold tem as bordas levemente arredondadas, com um espaço entre as peças maior. Na imagem, parede com Sacra Bianco, com acabamento bold

A principal vantagem desse tipo de borda, sem dúvida, é o seu custo mais acessível. E isso se deve ao fato da sua produção ser mais simplificada, pois o revestimento não precisa passar por um processo de retificação ao final.

Contudo, a aplicação com a junta maior necessita de mais rejunte e, visualmente, as peças ficam mais afastadas. Isso pode impactar o efeito visual do revestimento. 

Revestimentos cerâmicos com borda retificada

Os revestimentos cerâmicos com bordas retificadas podem ser chamados também de revestimentos retos e são identificados com a sigla RET. O acabamento é preciso e é realizado na etapa final da produção da cerâmica, na retífica, usando um disco de diamante para cortar as bordas com bastante precisão.

As cerâmicas com bordas retificadas podem ser assentadas mais próximas, trazendo um visual interessante, especialmente nas versões que recriam mármore, como o Zebra Grafite, da linha Clássica

Como as bordas são retas e lisas, a instalação pode ser feita com as placas mais próximas, com espaçamento mínimo de 1,5mm. Justamente por isso, o assentamento é feito usando menos rejunte. O que, também, significa mais facilidade de limpeza.

Em termos visuais, ao usar um revestimento retificado, você conseguirá um ambiente que parecerá mais amplo e também um efeito mais real no caso das cerâmicas que recriam materiais como madeira e mármore. Contudo, essa cerâmica tem um preço maior do que a opção bold.

E agora, qual borda escolher?

Se você deseja um visual mais atual e clean, as bordas retificadas são ótimas opções. Também são as melhores para revestimentos cerâmicos que recriam materiais naturais, garantindo uma estética mais próxima do original.

Já se você está com a grana curta ou deseja um aspecto mais rústico, a borda bold é perfeita, porque ela tem um preço mais acessível.

Recentemente, a Pointer tem dado prioridade a lançamentos com borda retificada, a mais procurada no mercado. Aqui, Piquet Blanc, Catavento Pitanga e Heritage Beige, todos com borda retificada

Independentemente da sua escolha, a Pointer conta com a opção perfeita para transformar a sua casa. Afinal, contamos em nosso catálogo tanto com revestimentos cerâmicos bold, como retificados. Inclusive, somos os pioneiros a trazer o acabamento retificado para as cerâmicas via seca, já que antes essa opção apenas estava disponível nos porcelanatos.

E aí, já sabe a diferença entre as bordas dos revestimentos cerâmicos? Visite o site da Pointer e encontre a melhor opção de revestimento para sua obra ou reforma!