Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Azul é tendência de decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O azul é uma cor versátil, neutra, bela e alegre, o que faz dela uma tendência de decoração no momento. Pela psicologia das cores, o azul remete a sentimentos como sossego, calma, harmonia, intuição e estabilidade. Quando aplicado na decoração, influencia em como nos sentimos naquele ambiente.

Há muitos tons de azul, que podem ser mais neutros ou mais vibrantes, mais infantis ou mais adultos, mais claros ou mais escuros. Todos podem ser usados tranquilamente na decoração. Porém, a tendência é maior para tons escuros, mais neutros e adultos, combinado com tons quentes.

Como combinar o azul na decoração

Se você tem medo de decoração colorida, fique tranquilo, pois o azul é super fácil de usar. Dependendo da tonalidade, ele pode até ser classificado como neutro. Dá para combinar com outras cores, sejam quentes ou frias, ou até com outros tons de azul. Algumas opções interessantes são:

  • Azul e verde: cores muito presentes na natureza e levam a sensação de bem-estar para dentro de casa. O verde pode entrar por meio de plantas.
  • Azul e marrom: tendência de decoração, passa um ar sofisticado.
  • Azul e cinza: combinação moderna e suave.
  • Azul e rosa: deixa a decoração mais alegre.

Inspirações de decoração com azul

A seguir, confira alguns ambientes que incorporam essa tendência de decoração e inspire-se para levar o azul para a sua casa também.

Azul é perfeito para quartos

Justamente por ser uma cor capaz de tranquilizar, o azul é uma boa pedida para o quarto, ambiente que precisa convidar ao relaxamento. Um dos jeitos mais fáceis de aderir a essa tendência no quarto é por meio da roupa de cama. O melhor é que você pode trocar sempre, para não enjoar.

Mas também dá para apostar em revestimentos cerâmicos, como na imagem abaixo. As ripas de madeira formam o painel de cabeceira e contrastam com o lançamento Mandala Blu. A madeira com o azul dá um ar moderno e elegante. Um ótimo exemplo da tendência de combinar azul com tons quentes.

Composição entre azul e madeira ajuda a criar ambiente aconchegante. O lançamento Mandala Blu fica bem com o piso Nirvana Zen, da linha Graphic

Azul traz sensação de sossego para áreas externas

E que tal aproveitar essa tendência de decoração também na área externa? No terraço abaixo, o lançamento Catavento Azul traz movimento e leveza. O piso neutro Zeppelin Steel vem para manter a suavidade do espaço.

Além do revestimento, o azul também é a cor da tinta do topo das paredes e do teto. Além do toque de modernidade, a pintura dá sensação de continuidade. E para aumentar o aconchego neste espaço, móveis de madeira e plantas foram usados. 

O lançamento Catavento Azul forma combinação moderna e suave com piso Zeppelin Steel

Mix de azuis deixa a decoração moderna

Usar dois ou mais tons de azul pode ser uma escolha bastante acertada em quartos. Afinal, uma decoração antiestressante é um convite para relaxar. É o que acontece com o quarto abaixo, que traz os revestimentos da linha Zeppelin na cor Navy, formando um tom sobre tom perfeito.

Na parede, Grid Navy, no piso Zeppelin Navy. Navy faz referência à tonalidade de azul marinho, que é tendência. Além disso, o quadro imprime mais uma camada de azul e mais uma referência marítima. O resultado é masculino e tranquilizante.

Revestimentos Grid Navy e Zeppelin Navy, ambos da linha Zeppelin, trazem azul marinho

Azul faz a diferença na decoração da cozinha

A cozinha é um ótimo espaço para usar e abusar dos revestimentos cerâmicos. Por ser uma área molhada, eles são não só necessários, como também ajudam a dar um toque especial na decoração. No frontão ou rodabanca, em uma parede de destaque ou formando uma faixa, o revestimento azul na cozinha pode aparecer de várias formas.

Na cozinha abaixo, Blossom Violet, da linha Decora Design, enfeita a parede da bancada com um tom violeta de azul. Um piso que combina muito bem é Zeppelin Beige, já que o revestimento azul tem estampas de flores beges.

Blossom Violet, da linha Decora Design, se complementa com piso Zeppelin Beige

Ponto de cor em azul dá personalidade

É muito comum vermos banheiros todo em uma cor só, geralmente neutra, como branco. Essa é uma aposta para manter a atemporalidade do ambiente. Mas também dá para dar um toque de personalidade por meio das cores, seja em objetos ou em revestimentos. Nesse caso, o azul é uma ótima escolha.

No banheiro da imagem abaixo, a escolha foi usar tudo branco, mas incluir um ponto de cor com Tom Bordado Azul, da linha Decora Design, criando uma faixa ao lado do espelho. O revestimento com relevo 3D reproduz um bordado, que confere brasilidade à decoração.

Azul é boa opção para criar ponto de cor, já que é atemporal e clássico, como é o caso do revestimento Tom Bordado Azul, da linha Decora Design

Azul escuro deixa a sala mais elegante

Os tons claros são ótimos para quem quer manter a neutralidade. Já os escuros são garantia de sofisticação. Na sala abaixo, o piso Cantabria Azul, da linha Clássica, surpreende ao representar um mármore azulado. É isso mesmo, um mármore azul, típico da Espanha. Como o piso tem muita personalidade, foi combinado com tons de bege, mais neutros, no resto da decoração.

Piso escuro Cantabria Azul, da linha Clássica, faz contraste com bege, deixando ambiente elegante

Além de tendência de decoração, o azul certamente contribui para um lar mais acolhedor. E se é essa sensação que você busca para o seu ambiente, que tal conhecer melhor o conceito de casa-refúgio ou chillhouse? Continue a leitura aqui no blog!