Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Art Déco: tudo sobre o estilo de arquitetura e decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A arquitetura é considerada parte da história da arte — é só olhar como as tendências da arte parecem refletir nas construções e vice-versa. Um exemplo é o art déco: estilo que mostrava a ostentação burguesa na arte, design e moda também serviu para definir quais eram as construções da elite. 

O mais interessante, porém, é que podemos ver reflexos do art déco em obras arquitetônicas da atualidade. Conheça mais sobre o estilo, características e até como adotá-lo na sua residência. 

O que é art déco? 

Revestimento Polaris, da linha Decora Design, tem cores metálicas e grafismos geométricos que remetem ao art déco 

Nascido nos anos 1920, na França, o art déco é um estilo artístico caracterizado por simbolizar o luxo da elite da época. Além da arte no geral (incluindo cinema), influenciou arquitetura, design de interiores, cinema, pintura e moda, por exemplo. 

A força do art déco foi tão grande que ele se tornou marca da burguesia da época, que prezava pelo luxo e uso de materiais nobres. Filmes como O Grande Gatsby (2013) e Babilônia (2022) mostram a ostentação da elite da época. 

Art déco ou art nouveau? 

Como ambos aconteceram quase na mesma época e são franceses, é muito comum confundir art déco com art nouveau. Porém, ambos são bem distintos. 

O art nouveau surgiu um pouco antes, ganhando força entre 1890 e 1910 e se manifestou principalmente nas artes plásticas, na escultura, no design e na arquitetura. Suas características mais marcantes são a assimetria nas formas, irregularidade das curvas e o uso de folhagens, flores, mulheres e animais. Além disso, era um movimento que funcionava como um intermédio entre a arte e a indústria, promovendo o retorno ao artesanato, à beleza e à originalidade. 

Por fim, o art nouveau oi um movimento artístico e um divisor de águas no design de interiores. Um dos expoentes mais conhecidos é o pintor Alphonse Mucha. 

Já o art déco é uma espécie de sucessor do art nouveau e do arts and crafts (movimento artístico inglês que defendia a criatividade artística no artesanato como resposta à mecanização e produção em massa). Não é um movimento, e sim um estilo artístico influenciado por seus antecessores.  

Como o art déco se destaca na arquitetura? 

Símbolo do cristianismo brasileiro, o Cristo Redentor é uma construção art déco

É importante entender que, embora seja uma \”herança\” do art nouveau, ele vai de encontro ao movimento. Enquanto o nouveau tinha linhas assimétricas e curvas, o art déco valoriza a geometria, linhas retas, cores vivas e metálicas, contraste e esferas simétricas. 

Futurismo 

É possível ver como o art déco influenciou na arquitetura no filme Metrópolis, de 1927. O filme, que retrata a cidade imaginária de Metrópolis em 2026, usa os elementos dessa estética para mostrar o futurismo tanto na arquitetura quanto nas máquinas. 

Cristo Redentor: ícone brasileiro é art déco 

Você sabia que um dos principais símbolos brasileiros é uma obra art déco? O Cristo Redentor conta com todas as características do estilo: linhas retas, cantos arredondados e angulações geométricas são alguns exemplos. 

Concebida entre em 1922 e 1931, a construção é uma obra do engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa em colaboração com o escultor Paul Landowski e o engenheiro Albert Caquot, ambos franceses. O Cristo é feito de concreto armado e pedra-sabão. 

Outros exemplos de art déco no Brasil são o Elevador Lacerda, em Salvador, o Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, e o Estádio do Pacaembu, em São Paulo. 

E na decoração? 

Grafismos geométricos e simétricos do Hippie Wood,
da linha BIG, também remetem ao art déco 

 Algumas formas de colocar art déco na sua decoração são:  

  • revestimento geométrico: utilize grafismos em uma das paredes. Eles precisam ter desenhos geométicos e, de preferência, cores fortes ou metálicas; 
  • móveis mais pesados: o art déco é ligado a um glamour do passado — decadente, de certa forma. Mobiliário mais pesado, com um design mais antigo, entram nessa categoria; 
  • lustres: quanto mais chamativo, melhor; 
  • molduras retas em espelhos grandes e quadros; 
  • cores fortes ou metálicas, que ofereçam contraste. 

Pronto para deixar sua decoração art déco? E para continuar em tendências artísticas, veja como ter uma residência no estilo pop art!