Arquitetura biofílica: o que é e como aplicar em casa

Nos últimos tempos, a busca por um lar acolhedor só cresceu. E, nessa procura pelo bem-estar, muita gente percebeu a importância da conexão com a natureza, que é justamente do que trata a arquitetura biofílica.

Esse instinto de se aproximar da natureza para se sentir bem faz todo o sentido. Isso porque é uma conexão que aumenta o bem-estar, reduz o estresse e pode até melhorar a produtividade e a criatividade.

Dentro de casa, a sensação agradável pode acontecer com o contato com plantas e outros elementos naturais. A seguir, entenda melhor sobre a arquitetura biofílica e saiba como aplicar em projetos residenciais.

Plantas e materiais naturais são recursos utilizados na arquitetura biofílica. Na imagem, escolha foi pelo revestimento Ilhéus Canela, da linha Tropicália

O que é arquitetura biofílica?

A arquitetura biofílica reflete a busca pela proximidade com a natureza, com o objetivo de aumentar o bem-estar das pessoas em espaços construídos. O termo vem da palavra grega biofilia, que quer dizer “amor às coisas vivas”

Deck Marfim, da linha Lenho, é piso que reproduz madeira e imprime arquitetura biofílica ao lado do paisagismo

A arquitetura biofílica começou a ser estudada nos anos 1960. No entanto, só ganhou popularidade a partir da década de 1980. Isso porque percebeu-se que o processo de industrialização afastava o ser humano da natureza. E esse contato precisava ser resgatado para manter o bem-estar. Um movimento muito parecido com o que temos visto atualmente.

A biofilia também pode ser vista no urbanismo, em cidades que se empenham para aumentar suas áreas verdes com a finalidade de melhorar o bem-estar dos habitantes.

4 formas de aplicar a arquitetura biofílica na sua casa

Nos projetos residenciais, a arquitetura biofílica pode ser aplicada de forma que estimule os sentidos humanos. Portanto, ela tem muito a ver com o conceito de decoração sensorial. Mas, nesse caso, os elementos escolhidos devem necessariamente remeter à natureza.

As folhagens em contraste com o revestimento Pedra Ferro, da linha Lazer, trazem o aconchego prorpocionado pela natureza. No piso, Zeppelin Fall, com tom outonal

Veja como aplicar:

1. Presença de plantas e paisagismo, como jardins verticais, que ajudam a resfriar o ambiente, além de melhorarem a qualidade do ar. Se não tiver espaço suficiente, aposte nas espécies ideais para ter em casa em vasos.

2. Uso de materiais naturais, como madeira, mármore e pedra. Os revestimentos cerâmicos reproduzem esses materiais e têm a vantagem de serem mais sustentáveis.

3. Iluminação natural, principalmente por meio de janelas grandes. Ela ainda pode ser amplificada por meio do uso de espelhos.

4. Ventilação cruzada, de forma que permita a circulação de ar, deixando os espaços mais arejados.

Ambiente reúne conceitos da arquitetura biofílica. É iluminado, arejado e com piso Statuarietto, da linha Classica, que reproduz mármore

A arquitetura biofílica reflete uma das tendências para 2022 que trata justamente da busca pelo bem-estar e da reconexão com os nossos valores. Conheça a tendência Wellbeing e entenda como ela se expressa na decoração.