Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Armazenamento de materiais de construção: como fazer após a compra?

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Em uma obra, seja ela de construção ou de reforma, a organização de todo o material comprado para sua realização merece atenção. Quando são mal armazenados, os itens podem ser danificados, quebrados ou arranhados, gerando perdas, danos financeiros e atrasos no projeto.

No post de hoje, explicaremos justamente como fazer o armazenamento de materiais de construção de forma correta, considerando o tipo de cada um. Assim você terá uma preocupação a menos durante a obra. Vamos lá?

Cimento, cal e areia

O cimento e a cal são produtos perecíveis. Sendo assim, o ideal é que eles sejam utilizados rapidamente após a compra. Quando isso não for possível, é fundamental guardá-los em um local arejado e longe da umidade, para que não endureçam e percam sua utilidade.

Em relação à areia, não há muitas restrições, a não ser deixá-la protegida do vento, de preferência coberta com uma lona e cercada de madeira ou tijolos. Assim, ela não vai se espalhar nem se molhar.

106542-armazenamento-de-materiais-de-construcao-como-fazer-apos-a-compra

Pisos e revestimentos

Os pisos e revestimentos, como o porcelanato, são produtos frágeis. Isto é, se não forem manuseados com cuidado, podem sofrer quedas, e então se partirem ou riscarem.

Por isso, ao fazer o armazenamento de materiais de construção desse tipo, é preciso posicioná-los corretamente, de preferência sobre um pallet de madeira.

Se a dimensão do porcelanato for pequena, até 30 x 30, empilhe as caixas na vertical com quatro camadas no máximo. Conforme a dimensão for aumentando, os pisos ficam mais pesados, o que exige que sejam empilhados em menos camadas. A partir da dimensão 60 x 120, o recomendado é que sejam dispostos na horizontal.

Lembrando que o local de armazenamento deve ser protegido da umidade e não é recomendado remover antes da hora a embalagem de papelão que envolve os pisos.

Madeiras

Tanto as chapas de compensado quanto as madeiras para telhado e as tábuas de piso devem ser armazenadas de modo a evitar o contato com o solo e com a umidade. Se possível, precisam ser protegidas com plástico — do contrário, o material pode ser danificado.

Quanto ao empilhamento, elas devem ficar sobre um estrado, de preferência dispostas na horizontal, pois se ficarem na vertical as madeiras costumam empenar.

Vigas de aço

As vigas de aço também devem ser armazenadas na horizontal, preferencialmente agrupadas de acordo com o diâmetro.

Não há fortes restrições quanto ao clima de armazenamento, desde que elas não fiquem expostas por mais de 90 dias. Mas é necessário evitar contato com a terra, portanto, forre o chão com um plástico ou com um estrado de madeira antes de colocar as vigas.

Blocos e tijolos

Os tijolos e blocos também não trazem muitas restrições quanto às condições climáticas de armazenamento. No entanto, a altura do empilhamento não deve passar 1m50, para que os tijolos da base não sofram grande pressão.

106543-armazenamento-de-materiais-de-construcao-como-fazer-apos-a-compra

Lembre-se de cobrir o material com uma lona e, se possível, colocá-lo sobre um estrado de madeira.

Agora que você conhece as melhores maneiras de fazer o armazenamento de materiais de construção para uma reforma sem bagunça e sem desperdícios, é só ir às compras!

Se os pisos e revestimentos estão em sua lista, entre em contato com a Pointer e conheça nossas opções para cada ambiente!