Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
ampliar espaços

7 truques para ampliar espaços sem precisar de reforma

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você gostaria que sua casa fosse maior? Raras pessoas responderão não a essa pergunta. Com os imóveis cada vez menores, todos sonhamos com mais amplitude. Mas há truques de decoração para ampliar os espaços. E o melhor é que alguns deles não necessitam de reforma. É mais amplitude, sem quebra-quebra.

1. Use poucos móveis

ampliar espaços

Uma boa dica para ampliar o espaço da sala de estar é não abusar da quantidade de peças de mobiliário. Menos é mais! Assim, o destaque da decoração no ambiente fica com o piso revestido de Parquet Natural Mix, da linha Mediterrânea

 

Principalmente em um apartamento pequeno, é essencial não abusar da quantidade de móveis. Afinal, com menos peças no mobiliário, é possível que o espaço de circulação entre os ambientes da casa fique mais amplo e confortável, criando uma sensação de amplitude. Por isso, mantenha os móveis sempre dentro do essencial e prefira os modelos visualmente leves, em tons neutros e com linhas finas.

Os projetos de mobiliário planejado sob medida, nesse sentido, são os mais indicados para aproveitar cada centímetro disponível nos seus ambientes, mantendo a uniformidade dos materiais e criando as melhores soluções para suas necessidades.

Arquitetos e designers defendem, também, que móveis baixos dão maior leveza visual e ajudam a ampliar espaços. Dessa forma, evite o excesso de armários grandes, que ocupam todo o pé direito — principalmente em salas de estar.

2. Priorize linhas retas

ampliar espaços

Listras na decoração contribuem para ampliar o espaço por criar uma ilusão. Além disso, a peça decorativa combina perfeitamente com o piso revestido de Bellini Bianco

Além da leveza que linhas retas dão à forma dos itens de mobiliário e decoração, elas também podem se apresentar no formato de estampas listradas. De modo geral, as listras claras tendem a parecer maiores no olhar e, por esse motivo, são grandes aliadas na hora de ampliar espaços.

Em paredes estreitas, listras horizontais são bem-vindas para aumentar a largura de um espaço. Persianas romanas são bons exemplos de peças que têm como característica marcante as linhas horizontais e, quando instaladas ocupando toda a extensão — mesmo que ultrapasse os limites da janela — aumentam visualmente a largura da parede. Um tapete listrado na sala contribui para ampliar visualmente a distância entre o sofá e a televisão.

Por outro lado, as linhas verticais dão um efeito muito bom em ambientes de pé direito baixo. Uma maneira simples de fazer isso é abusar das cortinas! Afinal, quanto maiores os tecidos forem, mais dobras e linhas verticais as cortinas criam, tanto fechadas como abertas. Montagens de quadros altos e estreitos também ajudam a valorizar o sentido vertical.

3. Prefira janelas grandes

ampliar espaços

A janela grande contribui para a entrada de luz natural, o que é ótimo para ampliar espaços. O piso revestido com Tijuca Mix, da linha Tropicália, por reproduzir madeira das florestas brasileiras, traz uma naturalidade para o ambiente

Janelas grandes significam mais luz natural entrando em casa, o que já é, por si só, uma estratégia bastante eficiente para ampliar espaços.

Caso os caixilhos sejam antigos ou escuros, uma sugestão rápida é pintá-los com uma cor mais clara para não precisar substituí-los. Assim, o formato da janela não fica tão marcado contra uma cor clara na parede.

Se na sua casa entra luz natural em excesso, cortinas ou persianas claras ajudam a proteger o interior do ofuscamento, ao mesmo tempo em que entregam uma luminosidade difusa e aconchegante, adequada a todo tipo de espaço.

4. Invista nas cores claras

ampliar espaços

Escolher cores claras para o revestimento contribui para aumentar a luminosidade do ambiente e deixá-lo mais amplo e uniforme. O produto Calacata Apuano, da linha Clássica, transmite uma sofisticação sem igual na decoração

Usar uma paleta de cores claras ajuda a espalhar tanto a luz natural quanto a artificial dentro dos ambientes. Por isso, utilizar pintura, revestimentos e outros tipos de acabamentos em tons claros contribui para percebermos os espaços mais amplos e uniformes.

E não é só o branco que funciona: as tonalidades off-white, uma tendência que já se tornou atemporal, ficam excelentes em qualquer espaço, desde o quarto até a cozinha. Outro benefício, além de sua luminosidade e o fato de nunca saírem de moda, é que os tons claros transmitem uma sofisticação sem igual na decoração.

5. Busque um estilo minimalista

O estilo minimalista tem como principal argumento utilizar nos espaços apenas o que lhes é realmente necessário. Além de usar poucos móveis, não espalhar objetos decorativos pelas superfícies é fundamental para que os ambientes não acabem com um visual bagunçado, como se não pudessem comportar tudo que foi disposto dentro deles.

Por isso, escolha os itens decorativos que mais têm significado ou os mais adorados para serem protagonistas do decor. Para uma decoração clean, dê preferência também a tecidos lisos e neutros para estofados e almofadas.

Alguns produtos da Pointer que seguem esse estilo são os revestimentos cerâmicos das linhas C-motion, Metropolitan e Pedras Brasileiras. Neutros, mas cheios de estilo, esses produtos têm tudo a ver com o visual minimalista.

6. Abuse dos espelhos

Assim como as cores claras, os espelhos ajudam a ampliar espaços pelo fato de refletirem a luz. Para potencializar o efeito, é interessante usar modelos grandes, sem exagerar na moldura, e em mais de uma parede no mesmo ambiente.

O posicionamento do espelho também deve ser estratégico. Isto é, a peça deve refletir o maior número de objetos e superfícies possíveis em um determinado ângulo, a fim de reforçar as impressões de profundidade e continuidade.

Quando posicionado, por exemplo, em formato retangular, de ponta a ponta em uma parede, o espelho é capaz de dar um efeito duplicador do tamanho real do ambiente. Já se o pé direito do ambiente é baixo, um espelho do piso ao teto é um ótimo truque para aumentar visualmente essa dimensão.

7. Aposte na iluminação

Um bom projeto de iluminação tem o poder incrível de ampliar espaços e deixar a sua decoração muito mais bonita e valorizada. Novamente, a proporção é crucial. Então, abandone os lustres e pendentes grandes e prefira modelos mais discretos.

Uma boa alternativa é instalar fitas de LED em nichos e prateleiras ou atrás da cabeceira da cama. Já por detrás do espelho do banheiro, além do efeito estético, a iluminação de frente para o rosto facilita na hora da maquiagem ou para barbear. Luz é tudo!

Gostou de conhecer as nossas dicas para ampliar espaços sem o processo trabalhoso e a bagunça de uma reforma? Se você quer ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos e receber novas ideias, assine a nossa newsletter!