Pop art na decoração: personalidade e diversão para sua casa
Tendências de DecoraçãoQue as artes servem de inspiração para o universo da decoração, todo mundo já sabe! Que tal então buscar referências em um estilo vibrante e cheio de personalidade?
Estamos falando da pop art, um movimento artístico surgido nos anos 50, que teve como ícone o famoso norte-americano Andy Warhol. Nessa época, marcada por diversas manifestações artísticas que questionavam o status quo, os artistas pop foram buscar inspiração no espaço urbano e em elementos da cultura popular.
A pop art fez sucesso reproduzindo imagens de artistas famosos, produtos, marcas e quadrinhos em cores vivas e brilhantes. Com referências aos anúncios comerciais, criticava a sociedade de consumo, valendo-se de um discurso de humor e ironia.
Se você quer um estilo perfeito para dar um ar moderno e divertido ao seu ambiente, descubra aqui como usar a pop art na decoração. Veja abaixo as nossas dicas e deixe Mr. Warhol cheio de orgulho da sua casa!
Tenha uma Marilyn Monroe para chamar de sua
Uma das obras mais marcantes da pop art é o quadro chamado “Four Marilyns”, de Andy Warhol. Elas fazem parte de uma série de retratos pós-modernos de artistas e personalidades como Elvis Presley, Che Guevara, Einstein e John Lennon.
Seus rostos são representados em série, com cores vibrantes e usando a técnica da serigrafia. Reproduzir uma dessas obras é ótima ideia para as paredes. E quem sabe uma inspiração para criar suas próprias fotografias no melhor estilo pop art?
Comece incluindo alguns objetos
Para quem quer começar devagar e ir sentindo aos poucos como pode introduzir a pop art na decoração, uma boa dica é investir primeiro em objetos inspirados nesse estilo. É fácil encontrar itens temáticos como almofadas, pufes, quadros ou posters, utensílios de cozinha, luminárias, cortinas para box do banheiro…
Se quiser se adaptar à ideia aos poucos, experimente inserir primeiro os objetos. Caso o resultado fique bacana, aí sim parta para projetos maiores, como adesivar uma parede inteira, por exemplo.
Adote a pop art na decoração das suas paredes
Se você já se decidiu por adotar a pop art sem medo, que tal escolher uma parede inteira para aplicar uma imagem, homenageando sua série, filme ou personalidade favorita? Você pode usar adesivos, papel de parede ou mesmo colocar um grande painel.
Uma dica preciosa: misturar pop art com o estilo retrô é uma excelente pedida.
Quebre a sobriedade com as cores da pop art
Um ambiente sóbrio ou clean pode receber um toque de energia e irreverência ao ganhar a companhia de móveis coloridos ou objetos inspirados em obras da pop art. Lugares onde o branco ou os tons claros predominam pedem algo que quebre a monotonia e que crie contrastes interessantes.
Um pouco de pop art aplicado a espaços mais neutros é sinônimo de um cômodo criativo, conceitual e cheio de personalidade.
Cuide para não cair no “over”
É preciso saber dosar a quantidade de informação visual! Por causa das suas cores vibrantes, evite abusar da pop art na decoração de ambientes destinados ao descanso e relaxamento. Nesses casos, prefira dar um toque apenas com um objeto colorido em vez de colocar uma imagem em uma parede inteira, por exemplo.
Gostou das sugestões para trazer um pouco mais de cor e arte à rotina? Tem mais dicas de como usar a pop art na decoração? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários!