Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

4 tendências para paredes para conhecer agora mesmo

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As paredes têm importância crucial em qualquer projeto decorativo, pois são grandes superfícies e ficam bem na altura do olhar. Por isso, é tão importante pensar bem como será sua parede – branca ou colorida, lisa ou estampada, pelada ou revestida. Conhecer algumas tendências pode te ajudar a decidir como seria a parede dos seus sonhos. Aqui mostramos quatro tedências atuais. Vem com a gente!

#1: Meia parede com dois revestimentos e filete metálico

A meia parede é uma tendência que veio para ficar. Desde 2020, ela tem brilhado na decoração de interiores. O estilo tradicional de meia parede nada mais é do que revestir metade da parede com cerâmica e a outra metade com pintura. 

Porém, mais recentemente, temos visto uma proposta mais ousada, brincando com dois revestimentos diferentes. Para criar uma leve separação entre os revestimentos, o filete metálico ganha destaque, adicionando uma linha de cor e estilo.

Claro que, para a ideia funcionar, é preciso tomar alguns cuidados. O mais fácil é mesclar um revestimento colorido ou estampado com outro neutro, criando equilíbrio e harmonia. Por exemplo, combinando Mandala Blu e Piquet Blanc, lançamentos da Coleção Pointer 2021.

Nada impede, no entanto, que você ouse mais, mesclando dois revestimentos com cores fortes ou estampas. Só tome cuidado para que eles conversem entre si e não criem um clima pesado no ambiente.

Combinar dois revestimentos é uma ideia incrível para trazer personalidade às paredes. Como este exemplo, com os lançamentos Mandala Blu e Piquet Blanc, e, no meio, Filete Gray, da linha Zeppelin. No piso, Stellar Grey

Essa tendência fica incrível em banheiros, lavabos, cozinhas e lavanderias. Em relação às medidas, tente trabalhar com a altura das bancadas. A metade de baixo deve subir até um pouco acima da bancada, para não passar despercebida. Se o revestimento cerâmico tiver formato 30×60, serão quatro peças horizontais na altura, criando uma meia parede de 1,20m. O pé-direito padrão é de 2,40m, então será exatamente meia parede.

#2: Meia parede com revestimento, filete metálico e pintura colorida

A tendência da meia parede com revestimento e pintura continua em alta – e você não precisa abrir mão dela. A ideia, agora, é criar mais contraste, combinando o revestimento com uma pintura colorida, adicionando mais vida aos espaços.

Novamente, o filete metálico aparece como um ponto de divisão, ajudando a demarcar onde a cerâmica termina e começa a pintura. Ele também dá o acabamento perfeito no revestimento, camuflando a parte interna da peça cerâmica.

Como a parede colorida acaba sendo o ponto focal, opte por um revestimento em um tom mais neutro e claro, por exemplo o Tramma, lançamento da Coleção Pointer 2021, equilibrando a sua decoração. Se for possível, tente repetir a cor da parede em algum outro detalhe do ambiente, para favorecer a harmonia. Aqui, por exemplo, temos azul na parede e no sofá.

Brinque com os contrastes usando meia parede de revestimento e pintura colorida. Na imagem, o lançamento Tramma na meia parede, com Filete Beige, da linha Zeppelin, e Zeppelin Steel no piso

Essa tendência é excelente para quartos, salas e ambientes sociais. A altura da meia parede varia, dependendo de onde essa aplicação irá acontecer. Se for usar a ideia para marcar a cabeceira da cama, por exemplo, o ideal é que a meia parede esteja a 70 cm acima do colchão. Na sala, use o peitoril da janela como referência. Se o revestimento tiver formato 60×60, provavelmente serão duas peças na altura, criando uma meia parede de 1,20m. O pé-direito padrão é de 2,40m, então será exatamente meia parede.

#3: Parede quase totalmente revestida#3: Parede quase totalmente revestida

Ainda na tendência da meia paredes, que tal a meia parede que não é na metade? Aqui o revestimento vai em praticamente toda a parede – porém não até o teto. Assim, é possível criar uma espécie de painel com a cerâmica, criando ênfase e contraste no décor.

Crie uma parede desproporcional e brinque com as possibilidades de cores, como este exemplo com Catavento Azul e teto em azul. No piso, Zeppelin Steel

A ideia é criar uma meia parede desproporcional, brincando com os elementos e sobressaindo com uma pequena faixa com pintura, como o teto colorido. Aproveite alguma das cores que estão presentes na cerâmica e aplique no teto. Quando o tom é um pouco mais escuro, traz a ideia de ainda mais aconchego – mas é claro que em ambientes pequenos essa ideia deve ser dosada.

Para aproveitar essa inspiração, que tal apostar no lançamento Catavento? Inspirada nos cataventos, a cerâmica mescla a estética da fibra natural e a sua sensação de leveza com as cores que ajudam a criar uma superfície totalmente contemporânea. É uma proposta lúdica, mas super atual, capaz de criar destaque em qualquer ambiente.

A parede quase totalmente revestida é bem ousada e pode ser aplicada em qualquer ambiente da sua casa, como quarto, home office, sala de estar, varanda, terraço, corredor, hall e onde a sua imaginação permitir.

#4: Sem cor, mas com textura

Fechando nossas dicas de tendências para paredes, que tal algo mais neutro e suave, porém totalmente diferenciado? Se você ama o estilo clean, vai adorar essa ideia, criando uma parede em cor neutra, porém com textura, que adiciona aconchego e quebra a “dureza” dos revestimentos claros.

A inspiração é excelente para ambientes pequenos, já que as cores claras ajudam a deixar qualquer cantinho mais iluminado. E, como o revestimento possui a textura, você acaba ganhando um destaque a mais, sem ter que partir para diferentes tonalidades.

Uma parede neutra pode ficar ainda mais diferenciada com um revestimento com relevo, como o lançamento Sacra Bianco

Veja nessa ideia como a rodabanca ficou ainda mais incrível com o revestimento cerâmico com relevo 3D branco. Trata-se do lançamento Sacra Bianco, com design da flor da vida. Como a bancada também é branca, é a textura da cerâmica ajuda a trazer vida e contraste.

E então, gostou de saber mais sobre as principais tendências para paredes? Aproveite e conheça os novos revestimentos da Coleção Pointer 2021!