Antes de iniciar uma obra, é muito importante saber tudo sobre revestimentos cerâmicos. Afinal, essas informações ajudarão a fazer a melhor escolha, identificando o produto ideal e com o melhor custo-benefício para o seu projeto. Cerâmica, Supercerâmico, porcelanato e Lastras são todos revestimentos cerâmicos, mas apresentam algumas características próprias. Para facilitar a sua pesquisa, reunimos todas as informações em um único texto.
Para início de conversa, é importante destacar que não existe “melhor ou pior”. Todos os produtos da Pointer e Portobello apresentam excelente qualidade. Vamos brincar: o que você considera melhor, uma Ferrari ou um Jeep? Se respondeu Ferrari, se enganou. A Ferrari é maravilhosa para uma boa pista de estrada, mas o Jeep terá melhor performance em uma trilha de terra. O mesmo acontece com os revestimentos cerâmicos, cada situação pede por um tipo.
Determinados revestimentos cerâmicos são ideais para áreas com grande circulação de pessoas, como espaços comerciais, por exemplo. Outros atendem com perfeição uma residência ou até mesmo escritório com tráfego moderado. Além, é claro, do fator estético proporcionado pelos diferentes formatos e acabamentos.
Os revestimentos cerâmicos são usados pelo homem há cerca de mil anos. Nas construções mais antigas, marcam presença no piso de catedrais medievais, especialmente. Com esse peso histórico, a cerâmica segue até hoje como um dos principais materiais da arquitetura moderna e contemporânea.
Basicamente, as peças são compostas por rochas e argilas. Algumas utilizam na composição mais um item do que o outro, o que acaba criando a diferenciação dos produtos que vamos apresentar a seguir. Independentemente disso, é fato que todas as categorias de revestimentos cerâmicos são sustentáveis, diferentemente de matérias-primas como a madeira e o mármore, que provocam grandes preocupações ambientais.
Agora que você já conhece as informações gerais sobre os revestimentos cerâmicos, chegou a hora de conferir os detalhes de cada tipo.
Cerâmica
A fabricação da cerâmica começa com a extração da argila, retirada de jazidas especiais regulamentadas e, posteriormente, recuperadas. Até quatro tipos diferentes desta matéria-prima são moídos, dando origem à massa, composta por 70% de fragmentos de argilas e 30% de rochas. A mistura é levada para uma prensa, de onde sai a cerâmica crua, e depois para o forno. A esmaltação é o processo que dará o acabamento ao produto.
Existem algumas técnicas de impressão, como a serigrafia plana e o rolo serigráfico. No caso da Pointer, utiliza-se uma impressora digital com alta definição. Utilizada desde 2015 em nossa fábrica em Marechal Deodoro, esta tecnologia é a mais avançada existente. O equipamento permite desenvolver uma linha de produção com qualidade superior e maior liberdade para criar e ousar.
As cerâmicas normalmente apresentam bordas irregulares, que chamamos de BOLD, exigindo rejunte de 3mm. Os formatos de cerâmicas da Pointer são 30×60 e 60×60. Os acabamentos possíveis são BR, MATE e EXT. Entre os revestimentos cerâmicos, as cerâmicas são as mais acessíveis e democráticos, cabendo no orçamento de obras econômicas.
Supercerâmico
Essa nova categoria de revestimento é considerada uma evolução da cerâmica. O Supercerâmico também é composto por argila e minerais, seguindo as mesmas proporções da cerâmica. Entretanto, as peças têm 10 mm de espessura, mais robustas. E os formatos também são maiores: 80×80, 45×90, 15×90 e 59×59. Entre os diferenciais, conta ainda com a borda retificada, permitindo trabalhar com uma junta mínima de 1,5mm.
O Supercerâmico tem a resistência necessária para passar pelo processo de polimento. Conhecido como o Brilho Cristal, esse processo utiliza resinas diamantadas que eliminam todas as imperfeições da superfície, tornando-a mais plana e proporcionando um efeito estético semelhante ao cristal. Então além dos acabamentos BR, MATE e BOLD, o Supercerâmico oferece o acabamento POL, o mesmo do porcelanato.
O Supercerâmico é considerado ideal para projetos residenciais e comerciais com tráfego leve. Oferece vantagens do porcelanato (grandes formatos e acabamentos retificado e polido), por um preço mais próximo da cerâmica. É a escolha certa para projetos que se preocupam com qualidade e estética, mas ainda possuem orçamento apertado.
Porcelanato
A diferença entre cerâmica e porcelanato surge logo em sua composição, formada por 70% de rochas e 30% de argila, proporção inversa. Ainda, enquanto as cerâmicas são compostas, geralmente, por 2 a 4 tipos de argila, os porcelanatos podem chegar a apresentar entre 7 a 10 tipos.
O porcelanato chegou ao Brasil há 30 anos, na década de 1990, oriundo da Itália. A utilização de materiais nobres e o processo de fabricação diferenciado promovem enorme resistência mecânica para o revestimento. Este produto pode ser dividido em dois tipos. O primeiro é o técnico, caracterizado por não ter aplicação de esmalte em sua superfície. O outro é o esmaltado, que recebe uma camada de esmalte por cima da massa.
A Portobello fabrica porcelanatos nos formatos 120×120, 60×120, 40×120, 20×120, 11×120, 90×90, 80×80, 60×60, 30×30, 30×60, 30×90 e acabamentos POL, NAT e EXT. Todos são sempre retificados. Revestimento voltado para a classe A, o porcelanato tem preço elevado. É a escolha ideal para projetos que buscam altíssima qualidade e podem fazer esse investimento.
Lastras
São porcelanatos de enormes formatos, para criar superfícies contínuas. As Lastras envolvem outra tecnologia de fabricação, por laminação, em vez de prensagem. Elas desembarcaram no Brasil em 2013, quando a Portobello importou da Itália placas com 3×1 metros. Chegaram quebrando padrões e expandindo possibilidades na arquitetura. Em 2019, a Portobello lançou sua fábrica de Lastras em Santa Catarina.
O principal diferencial é o tamanho. A Portobello trabalha com Lastras nos formatos 160×320, 120×278, 120×270, 120×260, 120×250, 90×180, 30×180, 20×180, 11×180. Por conta de suas medidas, criam um efeito de amplitude no ambiente, exigindo pouquíssimas linhas de rejunte. Os acabamentos possíveis são NAT e POL. As Lastras atuam como elementos construtivos visualmente integrados aos detalhes arquitetônicos. Ainda que a fabricação nacional tenha democratizado as Lastras, esse ainda é um revestimento cerâmico voltado às classes A, AA e AAA.
Investimento
Quando se fala na relação custo-benefício, é importante falar o “Português claro”. A diferença está entre os revestimentos cerâmicos está na função do projeto e também no bolso. O porcelanato e as Lastras são as opções com custo mais elevado, mas são fundamentais em ambientes com grande circulação de pessoas, devido à resistência do produto.
Por sua vez, as cerâmicas e o Supercerâmico contam com custo mais baixo, agradando em cheio quem não abre mão de qualidade e design democrático para a decoração da casa. Para facilitar a comparação, confira no quadro abaixo um resumo com as características de cada uma das categorias de produtos:
Cerâmica | Supercerâmico | Porcelanato | Lastra |
Fabricação via seca | Fabricação via seca | Fabricação por prensagem | Fabricação por laminação |
Desgaste mais rápido com o passar das décadas | Desgaste moderado com o passar das décadas | Desgaste lento com o passar das décadas | Desgaste lento com o passar das décadas |
Pouco resistente à ruptura | Resistente à ruptura | Bastante resistente à ruptura | Bastante resistente à ruptura |
Preço mais baixo do mercado | Ótimo custo-benefício | Preço elevado | Preço muito elevado |
Muito sustentável | Muito sustentável | Sustentável | Sustentável |
Formatos mais comuns: 30×60 e 60×60 | Formatos mais comuns: 80×80, 45×90, 15×90 | Formatos mais comuns: 120×120, 120×60, 90×90 | Formatos até 160×320 |
Grandes marcas
Duas grandes empresas do mercado, a Pointer trabalha com as categorias cerâmica e Supercerâmico, enquanto a Portobello oferece aos clientes porcelanatos e Lastras. Ambas são líderes em seus setores e contam com diversas opções para qualquer projeto, seja residencial ou comercial. Gostou das informações? Então deixei o seu comentário e continue acompanhando em nosso blog as principais informações sobre decoração, obra e reforma.