Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tipos de vaso sanitário e como escolher o seu

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se você nunca reformou o banheiro, pode ser pego por algo inusitado: existem diferentes tipos de vaso sanitário. Sim! Válvulas, caixas d\’água e material caracterizam o objeto. Portanto, é preciso avaliar esses fatores para escolher o melhor custo-benefício para as suas necessidades. 

Neste post, você vai conhecer os diferentes tipos de vaso sanitário e saber como escolher o modelo ideal para sua casa. Continue a leitura: 

Quais são os tipos de vaso sanitário? 

Os vasos sanitários variam de design e tipo de descarga. Na foto, banheiro com revestimento cerâmico Over Cement Snow, da linha Over Cement, no piso e nas paredes 

Para saber o que combina com seu banheiro e rotina, é preciso conhecer os diferentes modelos. Veja:  

Convencional ou com válvula de descarga 

No vaso convencional, o sistema de descarga fica na parede (foto: Pixabay) 

O vaso sanitário convencional ocupa menos espaço porque não tem uma caixa acoplada. Nesse caso, o sistema de descarga e a válvula ficam embutidos na parede. 

Apesar de ser um modelo mais em conta, um modelo mais antigo costuma gastar mais água — por volta de 14 litros por descarga. Quando está defeituoso, pode chegar até a 30 L. Porém, pela legislação brasileira, desde 2002 um vaso sanitário só pode gastar até 6,8 L por descarga. 

Os modelos mais atuais podem vir com válvula duo ou sistema duplo de acionamento, que gasta em média 3L para limpeza de líquidos e 6L para sólidos.  

Caixa acoplada 

O vaso com caixa acoplada conta com sistema duplo de acionamento (foto: Max Rahubovskiy)

Um dos tipos de vaso sanitário mais comuns nos lares brasileiros é o com caixa acoplada. Pode custar um pouco mais que o modelo convencional, mas oferece mais economia em longo prazo: gasta menos água na descarga e tem manutenção mais tranquila, pois a descarga é externa.  

O problema é seu tamanho: costuma ser mais largo por conta da caixa acoplada. Contudo, ele já vem com sistema duplo. 

Suspenso 

Moderno, o vaso suspenso fica acoplado à parede (foto: Jean van der Meulen) 

Este é um dos tipos de vaso sanitário que saem do que costumamos ver pelas casas. O vaso suspenso não é fixado no chão por parafusos, rejunte e anel de fixação, e sim acoplado na parede. Além de ser mais contemporâneo, ele dá a impressão de banheiro visualmente mais amplo. 

No vaso suspenso, a tubulação é feita horizontalmente — nos outros modelos, ela é vertical. Por isso, é uma opção ideal para banheiros que não podem ter tubulação convencional. 

Sua válvula também fica embutida na parede, assim como o vaso com válvula.  

A vácuo 

Dos tipos de vaso sanitário da atualidade, o modelo a vácuo é o mais sustentável, pois gasta menos água na hora da descarga. Com 1,2 L de água, ele consegue limpar toda a parte interna da bacia sem deixar resíduos.  

Como o vaso sanitário a vácuo consegue fazer uma limpeza tão eficiente? Ele trabalha com um sistema de pressão, em que os resíduos são aspirados até o encanamento. Como a pressão feita pela descarga é forte, não há necessidade de tanta água para higienizar o vaso. 

Como é possível imaginar, a instalação do vaso a vácuo exige mão de obra especializada, pois seu sistema é mais complexo que dos outros modelos e exige canos que aguentem a força da pressão, além de uma bacia igualmente mais forte. Quando a obra não é feita corretamente, pode causar entupimentos e vazamentos. 

Outro ponto importante é que provavelmente o modelo a vácuo é, dos tipos de vaso sanitário, o mais caro a se encontrar no mercado — e quando incluída a mão de obra, tende a pesar ainda mais no orçamento. Contudo, o investimento vale a pena: além da limpeza mais eficiente, ele economiza muito mais água. 

Infantil 

Sim, existem tipos de vaso sanitário voltados para o público infantil. Ele costuma também ter a caixa acoplada (embora também esteja disponível no modelo convencional), e sua diferença fica na altura e na largura reduzidas.  

No geral, esse tipo de vaso sanitário é mais adequado em locais onde há um grande fluxo de crianças, como escolas, creches e shoppings — o que não impede, claro, que sua casa também o tenha. 

Com abertura frontal 

Embora esse modelo de vaso sanitário tenha sido criado para auxiliar pessoas com deficiência, a abertura frontal tira uma parte do apoio que o usuário utiliza para se sentar e pode fazer com que a perna vaze pelo vão, causando acidentes e até fraturas. 

O vaso sanitário com abertura frontal não está proibido por lei porque pode ajudar pacientes tetraplégicos ou quaisquer outros que contam com o auxílio de um acompanhante. Porém, é proibido em banheiros públicos. 

Como escolher o seu vaso sanitário? 

Veja como saber qual a opção certa para o seu banheiro (foto: Max Rahubovskiy)

Conheça o sistema de tubulação 

Como o sistema de descarga do vaso convencional fica embutido na parede, é preciso ter certeza de que ela comporta essa estrutura. Por isso, veja qual é a medida da tubulação do esgoto do seu banheiro para não comprar um modelo incompatível.  

Você também pode conversar com algum profissional para saber se é possível trocar a tubulação.  

Pense no custo-benefício 

O vaso sanitário é um investimento de anos — aliás, de décadas. Um modelo convencional mais antigo pode parecer um ótimo investimento agora, mas ao gastar 14 L em cada descarga, pode dar um susto com a conta de água. Se tiver um sistema de acionamento duplo, porém, a economia será bem maior. 

Para quem pode investir mais, o modelo a vácuo é um bom investimento. Além de raramente entupir, ele economiza com água e energia elétrica (a água economizada não necessita ser recalcada). 

Não ignore a decoração 

O design do vaso sanitário deve ornar com o restante do banheiro (foto: Max Rahubovskiy) 

O vaso sanitário é um dos principais elementos do banheiro, portanto o modelo deve ornar com o restante da decoração. O formato arredondado é mais clássico e mais fácil de combinar. Já o quadrado é um design que chama a atenção por fugir do convencional, por isso combina mais com ambientes minimalistas e contemporâneos. 

Pense também nas cores. Se o seu banheiro for preto e branco, por exemplo, não há muito sentido em investir em uma bacia marrom. Tons mais vívidos, como vermelho e rosa, só combinam com banheiros de decoração mais chamativa. 

Confira as dimensões 

O vaso sanitário precisa caber no seu banheiro. Antes de adquirir o modelo, saiba das dimensões do espaço e da bacia que pretende comprar. Assim, não terá surpresas desagradáveis na hora da entrega. 

Pronto para adquirir seu novo vaso sanitário? Se você pretende fazer uma reforma maior no cômodo, aproveite para conferir algumas inspirações de piso para banheiro que estão em alta!