As telhas estão entre os principais elementos dos projetos de construção e reforma, afinal, elas têm importância na beleza, cobertura, proteção e conforto térmico da casa. Daí a necessidade de optar por telhas de qualidade, independentemente de qual seja o modelo.
Se não forem escolhidas e instaladas de maneira adequada, as telhas podem trazer sérios problemas, como um ambiente muito quente, vazamentos de água e até mesmo deslocamento das peças, por conta do vento e da chuva.
Tradicionalmente, as telhas são fabricadas em cerâmica, mas hoje em dia é possível encontrar telhados de pedra, cimento, amianto, plástico, vidro, madeira, entre outros.
Quer conhecer os principais tipos de telhas e descobrir qual é a alternativa ideal para sua obra? Venha com a gente!
Telha cerâmica
A telha cerâmica é muito utilizada no Brasil e no mundo. Trata-se de uma cobertura tradicional para variados tipos de edificação. Ela oferece um bom isolamento térmico, o que torna a residência mais fresca. O custo é acessível e a resistência é satisfatória.
Telha de concreto
Telhas de concreto são alternativas construtivas relativamente modernas. Ela também proporcionam conforto térmico e são disponibilizadas em várias cores, o que possibilita a personalização dos projetos.
Esse tipo de telha pode ser encontrado nos modelos colonial, americano, italiano, mediterrâneo etc.
Telha de vidro
Esse é um dos tipos de telhas mais diferenciados. As telhas de vidro permitem a entrada de luz solar nos ambientes, o que faz com que a casa fique clara e naturalmente iluminada. Em geral, elas são usadas em conjunto com telhas de concreto ou cerâmica.
Telha de fibrocimento
As telhas de fibrocimento são leves, práticas e baratas, porém a instalação é mais complexa. Elas devem ser bem fixadas para que não haja danos quando expostas a chuvas e ventos fortes.
Telha metálica
A telha metálica é produzida em aço que passa pelo processo de zincagem ou galvanização. Elas são protegidas da corrosão atmosférica e se configuram como uma solução durável para cobrir grandes edificações comerciais e industriais.
Telha termoacústica
Também chamada de “telha sanduíche”, a termoacústica é composta por duas telhas convencionais que são preenchidas por materiais como lã de vidro, lã de rocha, isopor ou poliuretano.
Elas protegem o espaço contra o calor excessivo, tornam os ambientes mais confortáveis e, ainda por cima, aumentam a segurança da edificação.
Telha ecológica
Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, o uso dessa telha é muito oportuno. A telha ecológica é feita com várias camadas de fibras vegetais protegidas por resina e impermeabilizadas com betume. Entre outras vantagens, elas são leves e de fácil instalação.
Telha de policarbonato
A telha de policarbonato é feita com material termoplástico. Elas reúnem características como resistência e translucidez. Além disso, contam com proteção especial contra os raios UV, o que prolonga sua vida útil e impede que amarelem ou percam a transparência.
Telha gravilhada
Telhas gravilhadas estão entre as principais tendências da construção civil no Brasil. São planas, metálicas e possuem uma camada de gravilha de rocha moída com tratamento cerâmico.
Muito modernas, elas se destacam pela alta resistência a ventos fortes, geadas, granizo, choques térmicos e fogo.
Afinal, como escolher a melhor telha?
Diante de tantas possibilidades, como escolher a telha ideal? Primeiramente, é preciso levar em consideração o orçamento disponível, o estilo da casa e a inclinação do telhado. Outros aspectos a serem observados consistem na durabilidade do material, versatilidade, conforto térmico, leveza e facilidade de instalação.
Em termos de resistência, a cerâmica e o concreto são ótimas pedidas. Em relação à economia, o telhado de fibrocimento é uma boa opção.
Quando se trata de agilidade na instalação, as peças de metal e plástico ganham pontos. Mas, qualquer que seja a telha escolhida, não deixe de checar se ela possui certificação do Inmetro.
E a manutenção?
A limpeza e manutenção das telhas pode aumentar a durabilidade do telhado. O ideal é que o trabalho seja feito periodicamente por profissionais especializados, sempre respeitando o tipo de material.
Não se deve esperar o período de chuva e a ocorrência de vazamentos e destelhamentos para, só então, se preocupar com a manutenção dessa parte da casa. Pelo contrário! É recomendável que a manutenção de telhados seja realizada em períodos de estiagem.
Em qualquer época do ano, se você perceber sinais como desalinhamento, estufamento ou telhas no chão, pode ser necessário reformar o telhado parcialmente para evitar inconvenientes mais graves.
Antes de iniciar a manutenção, analise a condição geral das telhas. Caso você tenha habilidade e experiência para executar o serviço por conta própria e com total segurança, lembre-se de seguir alguns passos essenciais:
- use equipamento de proteção e coloque tábuas de apoio onde for pisar, para minimizar os riscos de acidentes;
- limpe as calhas removendo objetos e folhas que possam causar entupimentos;
- verifique se as calhas metálicas estão enferrujadas ou se as de PVC estão rachadas. Se houver danos, providencie a troca;
- observe se as telhas estão firmes e bem encaixadas. Se alguma estiver quebrada, substitua;
- higienize o telhado com o auxílio de uma máquina de alta pressão.
E aí, gostou do nosso texto sobre os tipos de telhas disponíveis no mercado? Quer ter acesso a outros conteúdos exclusivos como este em primeira mão? Siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook.
#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida