As tendências aparecem, mas a elegância é eterna. Alguns elementos, por mais que se modernizem, continuam com a mesma essência: essa é a chave para ser atemporal. Por isso, o quiet luxury virou um estilo tão desejado ultimamente. Sem precisar de ostentação, itens que parecem caros formam um conjunto luxuoso.
Discreto, clássico e durável, o quiet luxury pode estar presente na casa de qualquer pessoa, incluindo a sua. Veja o que é e como adotar o estilo:
O que é quiet luxury?
É um estilo em que o luxo é dito não pelas marcas ou sinais de ostentação, mas por signos clássicos de elegância.
Quando falamos de moda, um sinal de elegância é a camisa branca com a calça de alfaiataria. Não é preciso que haja nenhuma logo de grife para que a roupa pareça elegante; uma simples combinação de peças já retrata sofisticação.
Já quando falamos de arquitetura, um revestimento que traz essa ideia de quiet luxury é o mármore. A casa não precisa estar inteiramente marmorizada; o \”quiet\” é justamente pela discrição. Um tampo, uma mesa ou uma pia com o material já mostra essa ideia luxuosa da tendência.
Porto seguro
Na arquitetura, o quiet luxury ganhou força nos últimos anos, quando as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa — seja por crise, seja por trabalho home office. Essa \”reclusão\” fez com que o público começasse a valorizar mais a residência, dando uma importância maior do que apenas um espaço para dormir.
Pensando na casa como lar
Um dos fatores que conquista no quiet luxury é essa ideia de trazer a elegância sem exageros. Isso porque, aqui, a ideia não é ostentar, mas trazer itens atemporais de sofisticação.
Isso significa deixar a parede branca e parar de usar itens de decoração? Ao contrário: quanto mais cara de lar sua casa tiver, melhor. Afinal, ter um lar — próprio ou alugado — é um luxo. Decore pensando que será na sua residência que você viverá os melhores momentos da vida.
Como adotar a decoração quiet luxury?
Veja como colocar o estilo que privilegia a sofisticação sem grifes em vez da extravagância:
Texturas
As diferenças de textura entre o Polaris, da linha Decora Design, e Vizcaya, da linha Classica, deixam a sala luxuosa sem esforço
O luxo não é apenas algo visto como caro, mas também um item único. Quando um objeto tem custo elevado, mas muitas pessoas o têm, ele continua sendo valioso, mas não necessariamente luxuoso.
Há também uma \”experiência\” que o luxo traz. A sensação, a diferença, a beleza e a exclusividade são algumas de suas características que fazem com que ter um item seja considerado luxuoso — no fim, ele oferece mais do que o seu preço nas lojas.
No exemplo acima, vemos o luxo não apenas na parte estética, mas nas texturas. O acabamento polido do Vizcaya, da linha Classica, reflete a luz solar e traz profundidade à sala. Ele funciona como um contraponto ao visual fosco e com relevos do Polaris, da linha Decora Design, que traz um acabamento inovador e que, ao mesmo tempo, funcionará por décadas na sua casa.
Cores claras
Os revestimentos Ondina Cinza, da linha Ondina, e Ilheus Canela, da linha Tropicalia, deixaram o banheiro com ares de casa de praia
Um exemplo simples de quiet luxury é a impressão de limpeza. Uma casa não precisa parecer inabitada para estar com cara de sempre limpa; um revestimento claro e com aparência de novo já aponta que o morador dali tem extremo cuidado com sua moradia.
E se você não gosta de uma casa totalmente branca, não se preocupe: é possível ter o luxo em outras tonalidades. Os revestimentos Ondina Cinza, da linha Ondina, e Ilheus Canela, da linha Tropicalia, mantiveram o ambiente solar mesmo sem ter o acabamento extremamente claro e polido.
Mármore
A cerâmica Pietra Valencia Verde, da linha Classica, reproduz o raríssimo mármore verde
O mármore é um ícone do que chamamos de luxo, mas não existe apenas o branco, já tradicional nas casas brasileiras. O verde, por exemplo, é raro e de alto valor.
Para quem deseja ter esse item de luxo em casa, o revestimento Pietra Valencia Verde consegue reproduzir fielmente a pedra, com a beleza e a alta durabilidade que o quiet luxury exige.
Piscina
Uma piscina com Atol Patacho, da linha Atol, traz a sofisticação e a segurança que sua área externa precisa
Em um país quente como o Brasil, ter uma piscina é um sinal de luxo. E não é preciso que ela seja grande — um pequeno espaço para se refrescar ou brincar com as crianças já é suficiente para criar um ideal de quiet luxury na sua área externa.
Simplicidade elegante
Ondina Branco, da linha Ondina, e Tear Branco, da linha Tear, formam uma paleta de cores que traz elegância com simplicidade
O quiet luxury é atemporal. Por isso, seu luxo está em detalhes simples: uma paleta de cores bem definida, poucos e bons itens, objetos que remetam a conforto. No caso acima, os revestimentos e móveis trazem qualidade, enquanto as cores mostram uma combinação elegante e que funciona em qualquer época.
Sustentabilidade
Calacata Apuano, da linha Classica, é uma cerâmica com extração e produção muito mais sustentáveis que o mármore
O luxo também tem a ver com qualidade e sustentabilidade. Peças que duram e têm baixo impacto negativo na cadeia de produção são fundamentais na tendência quiet luxury.
A cerâmica se destaca como peça sustentável. As jazidas de argila não exigem extração profunda, por isso conseguem se recuperar com mais rapidez. Além disso, uma placa pode durar por volta de 50 anos, e isso com manutenção simples.
Apesar do nome diferente, o quiet luxury é uma tendência atemporal, que traz a elegância em elementos simples. Um exemplo semelhante é o estilo italiano. Conheça!