Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
decorar apartamentos pequenos

Quatro dicas para decorar apartamentos pequenos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Tendência no mercado imobiliário, residências com até 45m² exigem o aproveitamento de todos os espaços. É possível decorar apartamentos pequenos da forma correta, criando casas confortáveis e funcionais. Algumas técnicas simples deixam o ambiente dinâmico e, ainda, promovem a sensação de amplitude. 

As soluções se encaixam perfeitamente com diversos estilos de decoração. Como a casa é uma forma de expressão, é possível criar o imóvel dos sonhos do seu jeito. O importante é acertar na escolha das cores, estampas e texturas dos revestimentos, móveis e objetos decorativos. 

 

1 Integre os ambientes 

A primeira dica para decorar apartamentos pequenos é apostar sem medo em ambientes integrados. Evite usar um piso diferente para delimitar cada espaço. A superfície contínua dos grandes formatos do Supercerâmico da Pointer é a escolha certa para colocar em prática esse conceito. 

vista do corredor para uma sala

Piso Zeppelin Beige é uma das novidades da coleção 2020 da Pointer

 

Aqui é possível observar como o piso Zeppelin Beige 80×80 promove essa sensação de continuidade entre o corredor e a sala, seguindo em direção aos quartos. 

A técnica pode ser aplicada em alguns ambientes da casa. Em imóveis pequenos com 1 ou 2 dormitórios, opte por integrar a sala e a cozinha, criando assim o “cartão de visitas” da sua residência. Esses são espaços coletivos, onde os moradores convivem e recepcionam os visitantes. 

Essa regra muda no caso de um loft. Como não existem paredes divisórias, os ambientes já são integrados. Por isso, todo o piso deve ser o mesmo, com exceção do banheiro.

 

2 Aposte em pisos polidos 

Um outro truque é optar por revestimentos com tons claros e acabamento polido. Além do brilho mais intenso, essas superfícies ajudam a refletir a luz. Uma boa iluminação amplia visualmente os ambientes e deixa o espaço mais clean. O contraste pode ficar por conta dos objetos decorativos ou dos móveis com tons mais escuros. 

sala com paredes e piso claros

Sala com piso Statuarietto, da linha Clássica, com o grande formato 80×80 e acabamento polido, que reflete a luz

Um exemplo é o piso Statuarietto 80×80, da linha Clássica. Com acabamento polido, esse Supercerâmico traz elegância e sofisticação para o imóvel, com sua representação de mármore.       

 

3 Ilusão de ótica nas paredes

bancada da coxinha com luminárias

Parede com revestimento Magic Platinum 30×60, da linha Decora Design

Nas paredes, a sugestão é trabalhar a ilusão de ótica, aplicando revestimentos com relevo, desenhos geométricos ou ondulações, por exemplo. Eles criam a sensação de profundidade.

Para decorar apartamentos pequenos, porém, é preciso evitar abusar de estampas e texturas. O excesso de informações pode confundir e deixar o ambiente com cara de “bagunçado”. Por isso, trabalhe com essas peças em detalhes, como acima de uma bancada na cozinha ou para formar um painel decorativo em uma parede na sala. 

 

4 Menos é mais na decoração

Após definir os revestimentos certos para decorar o apartamento pequeno, o morador deve escolher móveis e objetos que combinem com o seu estilo. Por conta do espaço limitado, a estratégia é optar por móveis multifuncionais. Exemplos: mesa embutida em um armário na cozinha ou cama box com baú. 

Quadros, vasos, livros e outros objetos precisam fazer parte dos ambientes. Mas a regra é clara: menos é mais. Apartamentos pequenos pedem um número reduzido de peças decorativas. Evite o excesso para não tumultuar o ambiente e prejudicar até mesmo a circulação.

Esperamos que tenha gostado das dicas. Para saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo com 5 truques para ampliar espaços pequenos.