Piso cinza: como usar um clássico para revestir a casa

O piso é um dos grandes destaques da casa e por isso sua escolha deve ser pensada com muito carinho e cuidado. Dentre todas as cores disponíveis, a opção pelo piso cinza pode imprimir elegância, simplicidade, minimalismo e personalidade de uma só vez.

Ao associar a cor com o tipo de revestimento adequado e com os demais tons presentes no ambiente, o efeito final de um piso cinza pode dar outra cara para a decoração.

Quer saber como usar esse clássico para revestir a sua casa? Confira as dicas a seguir.

O piso cinza é um coringa para todos o ambientes da casa. Na foto, Linha Clássica Crema Imperial

Aposte no monocromático

O cinza é super coringa para todos os elementos da casa: mobiliário, paredes, eletrodomésticos, itens decorativos e revestimentos. Portanto, porque não apostar no monocromático para compor ambientes mais espaçosos e, ao mesmo tempo, minimalistas?

Na hora de criar um ambiente monocromático é importante estar atento às texturas. A cor neutra conquista um charme especial ao ser trabalhada desta forma. 

Capriche na textura dos tapetes e tecidos. E escolha revestimentos cerâmicos com texturas interessantes ou, ainda, relevos 3D. 

Na Pointer, temos: 

Uma forma de usar o piso cinza é combinando-o com preto. Na foto, Linha Lazer San Marco Grigio

Escolha o ambiente perfeito para o piso cinza

É muito difícil um ambiente que não combine com o piso cinza, mas é inegável que alguns ficam muito mais charmosos. No banheiro, por exemplo, o revestimento pode se estender até as paredes e deixar o ambiente muito mais amplo e charmoso.

Na sala é interessante, porque o piso pode se mesclar com diferentes texturas, como os tecidos dos móveis, revestimento de parede e objetos decorativos – também em cinza, se assim preferir. 

A cozinha também é um excelente ambiente para colocar o piso cinza, principalmente porque existem muitos eletrodomésticos que casam com o revestimento, como os de inox.

No geral, o piso cinza não é tão indicado para ambientes externos, pois pode sujar com mais facilidade.

Apostar em diferentes texturas quando se usa cinza em todos os elementos é uma forma interessante de decorar o ambiente. Na foto, Carrara Statuario no piso

Materiais complementares

Um dos receios de usar o piso cinza é deixar o ambiente muito frio. Por isso, faz muito sentido combiná-lo com madeira. 

Pode ser por meio de móveis soltos ou embutidos, nos revestimentos cerâmicos que normalmente reproduzem tábuas com perfeição, ou até mesmo em artigos de decoração.

Se a prioridade for por móveis, vale a pena investir em peças com pegada vintage compostas de madeira maciça em alguns armários, mesas ou portas. Um laminado de tom claro, mais contemporâneo, para os armários da cozinha também é uma ótima solução.

Outra forma de agregar mais aconchego e personalidade em ambientes com o piso cinza é apostar em plantas, afinal elas são capazes de trazer vida e cores à casa, sem precisar de muitos investimentos. 

Essa, inclusive, é uma ótima solução para quem mora de aluguel e não deseja comandar um quebra-quebra no imóvel de terceiros, mas quer trazer mais vida e cor ao lar. 

Quanto maiores forem as plantas, maior o impacto na decoração. Se colocadas em um ou mais cantos da varanda ou da sala, trazem aconchego, ajudam na criatividade e relaxamento, agregam amplitude e conferem charme. 

Além disso, casam perfeitamente com o cinza em ambientes mais clássicos ou até mesmo industriais.

Escolher o revestimento correto para o piso cinza é fundamental. Saiba por que o piso de cerâmica é o ideal para a sua casa.