Tudo sobre como usar o piso cerâmico vermelho

Por volta da década de 1950, o chão de caquinhos ficou muito famoso no Brasil. Embora fosse formado por diferentes cores, havia uma característica em comum: o piso cerâmico vermelho. Ele \”unificava\” aquele emaranhado de tons e texturas que marcou a arquitetura popular brasileira

A história começa na fábrica Cerâmica São Caetano, localizada no ABC Paulista. Naquela época, a lajota era um revestimento muito comum. Durante o processo de fabricação, era comum que diversas peças quebrassem, o que acarretava a perda do valor comercial. 

Um dia, um dos funcionários pediu para levar alguns caquinhos para casa, já que não tinha dinheiro para comprar um piso convencional. O que começou como um \”quebra-galho\” virou tendência em revestimentos. 

Embora o chão de cacos já não seja tão popular, a cor vibrante continua firme e forte nas casas brasileiras. Veja como usar o piso cerâmico vermelho na sua residência! 

Como usar o piso cerâmico vermelho 

Veja como combinar o revestimento em diversos cômodos: 

No lounge 

Revestimento Oxide Corten, da linha Oxide, reproduz o aço corten  

Por ter um tom semelhante à terra, o piso cerâmico vermelho é uma ótima opção para áreas externas, como o lounge. Nesse caso, é essencial verificar se ele é indicado para esse tipo de ambiente — o acabamento polido, por exemplo, só pode ser usado em ambientes internos e secos. 

Uma ótima forma de harmonizá-lo é justamente com outras cores da natureza, como o verde. Caso você deseje que o piso vermelho seja o ponto focal do ambiente, combine-o com outras cores claras e neutras, como o marfim, o areia e o bege. 

No exemplo acima, o Oxide Corten, da linha Oxide, reproduz o aço corten

Na cozinha 

Cerâmica Spark Blush, da linha Sprark, reinventa o terrazzo veneziano 

O Spark Blush, da linha Spark, traz uma mistura do clássico chão de caquinhos com o terrazzo veneziano, outra tendência muito antiga que voltou com força. Seu tom avermelhado unifica outras diversas tonalidades que a mistura de cerâmicas proporciona. 

A cozinha é o ambiente ideal para revestimentos vintage. No exemplo acima, tanto piso quanto parede contam com tons levemente avermelhados e terrosos, o que, no resultado geral, traz harmonia. 

Como as duas superfícies são mais coloridas, o móveis permaneceram neutros e em tons claros. 

No banheiro 

Cerâmica Iberica Rubia, da linha Iberica, reproduz madeira avermelhada 

Você também pode usar o piso cerâmico vermelho no banheiro. Nesse caso, que tal optar pela madeira avermelhada? O material traz um ar de casa de praia, mas mantendo a elegância. 

Nesse caso, você não precisa usar a madeira, e sim uma cerâmica capaz de reproduzir o material. Além de impermeável, o revestimento também é antifúngico, o que impede o desenvolvimento de microrganismos por umidade. 

Área gourmet 

Revestimento cerâmico Nativa Imbuia, da linha Lenho, traz cor vibrante ao ambiente 

O espaço de descontração permite cores mais vibrantes. O piso avermelhado reproduz a madeira de tom vivo, refletindo a luz solar e deixando o ambiente ainda mais alegre.  

Uma forma de harmonizar é usando parte do piso também nas paredes. Isso, claro, depende do tom: um vermelho muito forte pode não ficar tão harmonioso. No caso da madeira avermelhada, essa combinação fica muito mais fácil. Além disso, estender o revestimento até as paredes deixa o ambiente visualmente mais amplo. 

Zeppelin Fall, da linha Zeppelin, traz um tom avermelhado e levemente queimado 

A mesa de jogos também ganha mais charme com um piso vermelho. Aqui, o restante ficou mais sóbrio para manter o chão como ponto de destaque. Na dúvida, aposte no branco: é uma combinação fácil, já que o tom claro traz a neutralidade para o vermelho. 

Pronto para adotar o piso cerâmico vermelho na sua residência? E se você gosta de revestimentos que fogem do convencional, veja como aplicar cerâmicas estampadas!