Quando se trata da organização da casa, o guarda-roupa é uma das maiores fontes de reclamações. Problemas como falta de espaço, dificuldade de encontrar uma peça e esquecer que comprou uma blusa por ter ficado perdida na confusão são sinais de que é hora de repensar a forma de arrumar os itens.
Sendo assim, investir em uma boa disposição nesse sentido é fundamental para evitar a bagunça e manter tudo sempre limpo.
Para colocar tudo isso em prática, saiba como organizar o guarda-roupa em 5 passos e tenha mais espaço!
1. Esvazie o guarda-roupa
O primeiro passo de como organizar o guarda-roupa da maneira correta é esvaziá-lo por completo. Com tudo vazio, fica mais fácil visualizar o espaço disponível e ter noção das roupas que você tem.
Esse também é o momento de limpar as prateleiras e gavetas, além de conferir se os cabides estão em boas condições ou se precisam de troca.
2. Separe as peças por tipo
Enquanto for esvaziando o guarda-roupa, separe cada peça por tipo. Isso evitará que fique uma bagunça enorme no quarto com o andamento da organização.
Para facilitar, faça pilhas com meias, blusas, vestidos, calças, shorts, roupas íntimas, agasalhos e assim por diante, conforme for retirando do armário.
Não se preocupe, nessa fase, em separar as coisas especificamente. Ao cuidar das blusas, não é preciso dividir as de alça das que têm manga, por exemplo.
3. Faça uma triagem
Com o guarda-roupa vazio e as peças separadas, faça uma triagem.
Como o espaço estava desorganizado, é normal ter itens que não servem mais ou que não condizem com seu estilo atual.
Por isso, separe tudo em três opções: as que ainda serão usadas, as que estão desgastadas ou rasgadas e as que não voltarão ao armário.
Para saber como fazer esse desapego, experimente as que causam dúvidas e veja se cabem, confira o caimento e analise se elas combinam com suas outras roupas.
As que não serão usadas podem ser doadas para ajudar outras pessoas e dar mais espaço ao seu guarda-roupa.
4. Encontre o seu tipo de organização
Agora que já foi feita a triagem, é o momento de arrumar as peças que ficaram.
É possível separá-las por subtipos, por exemplo. Sabe a pilha de blusas? Organize todas por modelo, como sem mangas, de alças, de manga comprida e assim por diante.
Outra opção é dividir os tipos por cores, começando pelo branco, passando pelo colorido e terminando no preto.
Também há a alternativa de categorizar as roupas por estação ou por ocasião. Para acertar, é preciso que a organização faça sentido e facilite o seu dia a dia.
5. Setorize o seu guarda-roupa
Para finalizar, setorize o seu guarda-roupa, definindo que tipo de item ficará em cada parte do armário.
As gavetas servem para acomodar peças íntimas, meias e pijamas, por exemplo. Utilize organizadores, de modo que os itens delicados, como calcinhas e sutiãs, não fiquem perdidos ou embolados.
Já as prateleiras podem guardar camisetas e blusas casuais dobradas em pilhas. Shorts e roupas de ginástica, por exemplo, também são dispostos dessa maneira. Isso economiza espaço e deixa os itens à vista.
As áreas com suporte são ideais para pendurar vestidos, blusas delicadas, jaquetas e calças compridas. Evite utilizar um cabide com diversas roupas, pois isso só fará com que as que estão embaixo fiquem esquecidas. Prefira uma quantidade maior de cabides e que sejam resistentes.
Quanto aos sapatos, disponha os pares nas prateleiras, sempre limpando a sola antes de guardá-los. Outra solução é investir em uma sapateira para manter tudo arrumado.
As partes altas do guarda-roupa são perfeitas para acomodar roupas de cama, malas e itens que não são tão usados. Uma boa dica é deixar os casacos pesados dentro das malas durante o verão, criando mais espaço.
Viu como não é uma missão impossível se livrar da bagunça? Com esses passos de como organizar o guarda-roupa, mantê-lo bonito e espaçoso será simples.
Gostou das dicas? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam manter um armário arrumado.
#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida