A casa própria é o sonho de quase todo brasileiro. Segundo dados do Datafolha de janeiro de 2025, 93% dos brasileiros que vivem de aluguel ou em casa cedida sonham em adquirir um imóvel próprio. E se você conseguiu conquistar o seu, sabe como é importante comemorar. Então, que tal um open house?
Se você também alugou um novo imóvel e sente que vai começar uma nova fase da vida, também merece festejar. Veja o que é e como fazer o seu open house:
Amigos, petiscos e uma decoração simples formam o open house ideal (Foto: Lisa from Pexels)
O que é open house?
Open house é o chá de casa nova, ou seja, uma comemoração feita para receber familiares e amigos na sua nova residência.
O grande diferencial é que os convidados levam presentes para facilitar sua rotina, como panelas, pratos, copos, toalhas e quaisquer outros itens domésticos.
O grande diferencial entre open house e chá de panela é que você não precisa estar em um relacionamento para fazer essa recepção. Aqui, a comemoração é pela conquista da nova residência.
Ah, outro ponto importante é fazer o open house no seu novo lar, mesmo que seja na área gourmet ou no jardim. Afinal, é como se fosse a \”estreia\” dele. Além disso, você pode fazer um pequeno tour com os convidados e mostrar cada cantinho da casa para eles.
Por que fazer um open house?
Veja por que vale a pena investir nesse evento:
Receber amigos e familiares
Nada melhor do que comemorar uma conquista com as pessoas que amamos. Portanto, vale a pena abrir as portas do seu lar para receber gente querida, que deseja celebrar a realização do seu sonho da casa nova.
Ganhar itens importantes para o lar
Quem mora sozinho sabe como é difícil montar a casa. Desde uma simples colher até o sofá da casa, tudo sai do seu bolso — e pode significar uma dívida pesada no futuro.
Quando você faz um open house, porém, seus convidados levam presentes para o novo lar, o que alivia bastante o orçamento. Mesmo itens modestos fazem toda a diferença no orçamento.
Fazer uma comemoração com os amigos ajuda a transformar o novo imóvel em lar (Foto: cottonbro studio)
Sentir que a casa é realmente sua
Quando você está em uma nova residência, há um certo \”estranhamento\” — afinal, você ainda não se acostumou àquele ambiente.
Com o open house, porém, você dá os primeiros passos para transformar uma casa em lar: arruma a decoração, prepara petiscos, abre as portas para os convidados, decide onde colocará cada item.
Todos esses passos, por menores que pareçam, fazem com que o espaço seja cada vez mais seu.
Festa democrática
Solteiros, casados, separados, jovens, idosos — sozinha ou acompanhada, qualquer pessoa pode fazer um open house. O que importa é comemorar a conquista da nova casa com as pessoas que você ama — e comer bastante, claro!
Economia
Apesar do investimento inicial em decoração, comidas e bebidas, você pode economizar bastante com os itens que ganhará durante seu open house. Afinal, costumam ser produtos duráveis e funcionais, que ajudarão bastante na rotina da nova casa.
Novas energias
Há quem acredite que a primeira reunião é uma forma de abençoar o lar e atrair boas energias. A presença de pessoas queridas ajuda a criar uma atmosfera positiva, como se cada abraço e sorriso deixassem um pouco de amor nos novos cômodos.
A quantidade de convidados não pode extrapolar a capacidade da casa (Foto: Kampus Production)
Como organizar um open house?
É hora da festa! Veja como organizar sua comemoração na casa nova:
Faça uma lista de convidados
Uma casa grande pode receber bastante gente, mas um apartamento pequeno precisa de mais controle para que todos tenham conforto. Portanto, se você é uma pessoa muito sociável, veja quantas pessoas sua residência consegue comportar e faça uma lista enxuta.
Um fator importante para definir a quantidade de convidados é ver o seu orçamento disponível. É importante que o open house seja voltado para as pessoas com quem você tem mais intimidade, portanto o ideal é que o evento seja de menor porte.
Crie um convite virtual e envie pelo WhatsApp. Inclua as informações essenciais, como data, horário, endereço (com um mapa ou link, se necessário) e um lembrete de que é um evento informal.
Peça a confirmação de presença (RSVP) para ter uma ideia de quantas pessoas comparecerão.
Defina um orçamento
Novamente, uma lista de convidadas mais enxuta ajuda você a ter um orçamento melhor para cada convidado. Afinal, é preciso pensar que todos os presentes vão comer e beber — inclusive você, o anfitrião, que também merece se divertir.
Escolha a data e o horário ideais
O ideal é que o open house aconteça de duas a quatro semanas após a mudança. Assim, você terá tempo para organizar minimamente a casa, mas sem perder o timing da novidade.
Dê preferência aos finais de semana, como um sábado à tarde ou um domingo no início da noite. Quatro a cinco horas de festa (por exemplo, das 16h às 21h) permitem um bom fluxo de convidados, o que evita que a casa fique superlotada de uma só vez.
Petiscos não sujam tanta louça e dão menos trabalho para fazer (Foto: cottonbro studio)
Pense nas comidas e bebidas
Considere servir petiscos que não exijam pratos e talheres. Algumas ideias:
- Espetinhos de tomate-cereja com queijo e manjericão;
 - Tábua de frios (queijos, salames, presunto);
 - Amendoins, castanhas e azeitonas;
 - Pães variados, torradas e patês;
 - Minissanduíches ou wraps;
 - Salgadinhos assados.
 
Para doces, invista em brigadeiros de colher, brownies em pedaços ou numa seleção de docinhos pequenos, como os de festas infantis.
Também é importante investir em bebidas com e sem álcool:
- Alcoólicas: cerveja, vinho (tinto e branco) e, se quiser algo especial, prepare um drink de boas-vindas;
 - Não alcoólicas: sucos, refrigerantes e chás gelados.
 
Não se esqueça de comprar gelo em quantidade suficiente para manter as bebidas geladas.
Prepare uma decoração simples, mas aconchegante
A estrela da festa é a sua casa nova. Uma decoração simples é o suficiente para criar um ambiente acolhedor. Veja algumas dicas:
- Flores e plantas: para um pouco de cor e vida, espalhe vasos de flores ou plantas pela casa;
 - Velas e iluminação indireta: se a festa for à noite, velas, luminárias e até um abajur criam uma atmosfera mais íntima e aconchegante;
 - Mesa de comidas: pratos organizados também fazem parte da decoração! Organize os petiscos e bebidas em uma mesa central ou em um aparador. Assim, as pessoas podem se servir à vontade.
 
Viu como é possível fazer um open house e comemorar a conquista da nova casa? E se você deseja mais dicas para transformar a nova residência em um lar, veja o que fazer para transformá-la em um santuário urbano.
(Foto de capa: Janay Peters)