Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
lições da pandemia

Lições da pandemia do coronavírus para a casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A pandemia do coronavírus é difícil, mas nos ensinou valiosas lições. Devido à necessidade de isolamento social, muita gente passou a reconhecer a importância de planejar melhor os ambientes da casa. As residências se transformaram em home office, academia, escola, brinquedoteca, cinema, restaurante, parque, assumindo funções que antes eram realizadas fora de casa. Agora, com o início da retomada gradual das atividades, chegou o momento de aproveitar o aprendizado e colocar em prática os ensinamentos, promovendo algumas adaptações e reformas.

O objetivo é deixar a casa mais confortável e eficiente para toda a família. Independentemente do estilo de decoração que combina mais com o seu perfil, os princípios do modernismo se encaixam com perfeição no “novo normal”. Afinal, priorizam a funcionalidade dos espaços, trabalhando com linhas retas e evitando o excesso de objetos apenas decorativos. Confira outras dicas da Pointer.

Espaços coletivos

lições da pandemia para a casa librando espaço na sala de estar
Principalmente em casas com crianças e idosos, é preciso liberar espaço na sala, priorizando a circulação. Piso Avelana Ambar, da linha Mediterrânea

Os ambientes com maior convívio coletivo, como a sala, exigem um olhar especial. Entre as lições da pandemia, é aconselhável repaginar a distribuição dos móveis para “abrir espaço”. A mesa de centro pode ser removida ou colocada em outro lugar. As crianças têm à disposição uma nova área de lazer, evitando que fiquem apenas no quarto. Como sugestão, coloque um tapete de EVA. Práticas para limpar e guardar, as placas ajudam a delimitar o espaço para a bagunça na sala. 

Principalmente quem tem criança em casa, o excesso de bibelôs se transforma em uma armadilha. Isso sem falar no tempo extra necessário para remover a poeira acumulada em cada um dos itens em exposição. 

Bancos, poltronas, luminárias, vasos e objetos baixos precisam ser retirados das passagens para facilitar a circulação. A ideia é posicioná-los nos cantos, mais próximos das paredes. Principalmente para as pessoas da melhor idade, isso ajuda a evitar quedas e, consequentemente, fraturas graves, exigindo uma visita ao hospital.  

Home office

quarto adaptado para home office com piso Crema Imperial
Quarto pode ser o local ideal para construir um espaço próprio para o home office; na imagem, piso Crema Imperial, da linha Clássica

Com empresas, lojas e fábricas fechadas, a sala de jantar se transformou em escritório. Em alguns casos, o home office migrou para a mesa da cozinha. Apesar de necessária, a improvisação demonstrou a importância de possuir um local mais reservado e tranquilo para trabalhar. Portanto, aqui está mais uma das lições da pandemia. 

Como a sala e a cozinha são ambientes coletivos, o ideal é montar um espaço apropriado no quarto. Mesmo para imóveis pequenos, existem algumas soluções interessantes. Entre as opções, um armário multiuso com mesa dobrável ideal para computador. Além de ocupar pouco espaço, pode ser utilizado no dia a dia para outras finalidades. Optar por uma bancada desmontável também é uma alternativa prática e com custo baixo. 

Já os banquinhos devem ser evitados para trabalhar. Opte por uma cadeira que permita apoiar as costas. Os modelos apropriados para escritório são os mais recomendáveis. Caso não tenha espaço, escolha ao menos uma poltrona ou cadeiras confortáveis e com encosto alto para a mesa da sala de jantar. 

Higienização

O reforço dos hábitos de higiene também está entre as lições da pandemia. Os cuidados começam logo no hall. Para evitar circular pela casa com calçados sujos, reserve um espaço para acomodá-los. Não é necessário colocar uma sapateira logo na entrada. Mas mantenha um cantinho prático para a retirada e – caso desejado – a substituição por chinelos ou pantufas.  

vista de cima de uma cozinha com revestimento Ibérica Natural
Ibérica Natural é um dos lançamentos da nova coleção da Pointer. Cerâmica é um revestimento de fácil limpeza, evitando o acúmulo de vírus e outros microorganismos

Para manter a casa livre de coronavírus, a faxina exige frequência maior. Os revestimentos cerâmicos têm limpeza fácil. Basta passar um pano úmido para remover as sujeiras com facilidade. Desinfetante, álcool para limpeza, água sanitária ou água com detergente são eficientes para eliminar o coronavírus. 

Na comparação com outros materiais, como mármore, granito e madeira, o revestimento cerâmico é o menos poroso. É impermeável, evitando que vírus e outros microorganismos se alojem nas superfícies. Cerâmica, Supercerâmico e porcelanato são muito seguros e higiênicos, indicados, inclusive, para uso hospitalar.

Outros materiais

sala de estar com sofá em couro
Nessa sala com piso Trevi Bianco, da linha Clássica, sofá com couro ecológico e parede com tinta que facilita a limpeza

Assim como os revestimentos cerâmicos, outros materiais ajudam a construir um ambiente prático, facilitando a manutenção. O couro sintético e ecológico é ideal para revestir sofás e poltronas de casas com crianças. Isso porque o material é fácil de limpar. Em caso de acidentes – como um copo com suco derramado – um pano seco resolve o problema sem grandes estragos.

A tinta utilizada para pintar as paredes também faz diferença. De secagem rápida, a acrílica é impermeável. Por isso, a superfície pode ser lavada, facilitando remover as marcas das mãos ou outras sujeiras. Com essas dicas práticas a sua casa ficará linda e, principalmente, preparada para diversas situações. Esperamos eu tenha gostado. Para saber mais, confira outras matérias interessantes no blog da Pointer.