Revestimentos cerâmicos: por que é importante ler a embalagem

Você tem o hábito de ler as embalagens dos produtos que consome? De alimentos a materiais de construção, essa é uma prática muito importante. Quem planeja fazer uma obra não pode abrir mão dessa etapa, para garantir seus direitos como consumidor e utilizar os insumos corretamente. 

As caixas que protegem os revestimentos cerâmicos tornam-se aliadas valiosas. Isso porque as embalagens reúnem todas as informações sobre o material. São aspectos técnicos relevantes que informam desde o tamanho das peças, até os ambientes mais indicados para aplicação, incluindo o passo a passo do assentamento.

A embalagem traz informações básicas sobre o produto: área de cobertura em metros quadrados, quantidade de peças, peso da caixa, formato das peças em centímetros e em polegadas e espessura das peças. Também informamos como o produto é avaliado: pela ABNT 13818 equivalente a ISO 13006. A embalagem é trilíngue, em português, inglês e espanhol, pois, além de atender as regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Pointer exporta para outros países.

Mas há muitas outras informações técnicas. E vale a pena encarar as letras miúdas. Para aproveitar ao máximo todas as informações disponíveis é preciso se familiarizar com algumas siglas, que inicialmente podem parecer uma sopa de letrinhas, mas são fáceis de entender. Vamos te ajudar a seguir a decifrar a embalagem da Pointer.

Acabamento

Informações nas embalagens dos revestimentos cerâmicos são úteis e fáceis de entender

Vamos começar falando sobre o acabamento, importante tanto por questões técnicas, quanto estéticas. Existem quatro tipos: BR, POL, MATE e EXT. A sigla BR significa que o acabamento é brilhante. Por sua vez, POL indica que o produto foi polido, o que proporciona um brilho mais intenso e natural, que chamamos de Brilho Cristal. Ambos são indicados para pisos de áreas internas secas e paredes.

Por sua vez, os outros dois acabamentos possuem uma superfície mais indicada para áreas molhadas, pois previnem contra possíveis escorregões. As peças que carregam a nomenclatura EXT são específicas para pisos de áreas externas. Já as cerâmicas MATE são foscas e, portanto, recomendadas para pisos de áreas internas molhadas, como banheiro e cozinha. Também pode ser utilizadas em pisos de ambientes internos secos e paredes.

Bordas

As embalagens apresentam também informações sobre as bordas dos revestimentos cerâmicos

É possível ainda encontrar outra sigla ao ler a embalagem: RET. Nesse caso, essa denominação indica que a borda do revestimento cerâmico é retificada. Em linhas gerais, os produtos que recebem essa denominação passam por rolos diamantados após os processos de queima e finalização, o que proporciona um acabamento extremamente reto e uniforme.

Mas o que isso interfere na superfície revestida? Permite trabalhar com uma junta mínima de 1,5mm, mantendo as peças bem próximas e sem apresentar imperfeições. No final, a superfície ficará visivelmente mais bonita, promovendo também a sensação de amplitude ao ambiente. Já os produtos sem a sinalização RET são BOLD, com bordas levemente arredondadas. Nesse caso, as linhas de rejuntes exigirão uma espessura maior, de 3mm.

Grupo de absorção

Placas recebem durante o processo de fabricação camadas que atuam como impermeabilizante

Outra informação importante que a embalagem traz é o grupo de absorção do revestimento cerâmico. São cinco: porcelanato, grés, semigrés, semiporoso e poroso, que vão de 0% até 10%. Mas, ao contrário do que muita gente imagina, isso não tem relação com a parte superior da peça, mas com a base, aquela área que fica em contato com o piso ou a parede. 

Se o produto registrar uma absorção elevada, a peça será um pouco mais fraca. Caso contrário, terá maior resistência e durabilidade. A Pointer fabrica cerâmicas semiporosas, indicadas para uso residencial e comercial leve. Ela é resistente a manchas d’água.

PEI e local de uso

Consultores da Pointer ajudam a encontrar a melhor opção para o seu projeto

Outra sigla existente nas embalagens é o PEI, abreviação de “Porcelain Enamel Institute”, que em português significa algo como “Instituto do Esmalte para Porcelana”. Esse é o nome do instituto, localizado nos Estados Unidos, que desenvolveu um teste para medir a resistência à abrasão superficial dos revestimentos cerâmicos esmaltados e classificá-los de acordo com seu desempenho no teste.

Basicamente, quanto mais alto for o PEI em uma escala de 0 a 5, maior será a resistência da superfície esmaltada. Essa informação técnica, porém, exige muito cuidado, pois pode promover a falsa sensação de qualidade superior ou inferior. Na verdade, isso é apenas um indicativo para o local de aplicação do produto. Por exemplo: peças com PEI 1 apresentam ótima resistência para revestirem paredes. Já áreas de alto tráfego, como o piso de um shopping, devem receber um produto PEI 5. No meio termo, existem diversas outras situações para PEI 2, 3 ou 4.

Aplicação

Ler a embalagem ajuda ainda a economizar na escolha do material ideal

Por fim, é possível ainda ler na embalagem detalhes sobre a forma correta de aplicação do produto e as ferramentas necessárias para a realização do serviço, como brocha, martelo de borracha e esponjas. A caixa ensina também o que deve ser evitado, como mergulhar cada peça na água antes da instalação, um costume antigo que alguns ainda praticam de forma equivocada.

Com essas informações certamente a sua casa ficará linda, decorada com produtos ideais para cada ambiente e com muita qualidade. Saber escolher ajuda também a economizar, facilitando o planejamento financeiro da obra. Acesse o nosso site para saber os detalhes sobre todos os produtos da Pointer. Se desejar, deixe um comentário.