Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Inspirações para a sala

Inspirações para a sala: 8 dicas de decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quem está em busca de inspirações de sala, unindo beleza e conforto, veio parar no conteúdo certo. Além de listar oito dicas que ajudam nessa tarefa, acabaremos com alguns “mitos”. Entre eles, vamos provar que a decoração do principal ambiente da casa não depende do tamanho à disposição, e sim do aproveitamento correto do espaço e do bom planejamento. 

Utilizando bem móveis, objetos e revestimentos, o sucesso é garantido. Prateleiras, estantes ou outros móveis, um piso mais claro e espelhos em abundância são algumas ferramentas para uma decoração eficiente, prática e charmosa. Enfim, as possibilidades são inúmeras.

Claro, na decoração não existem regras rígidas. Mas ao ver nossas dicas, talvez a inspiração para a sua sala surja.

1 – Escolha rack e painel adequados

sala com painel em revestimento cerâmico
Painel criado com Mos Nero nesta sala com Infinita Branco no piso

Escolha o rack e painel adequados. Se o espaço é curto, nada de investir em móveis que mal cabem na parede ou têm profundidade exagerada. Eles devem ser suficientes para o apoio de objetos como conversores de TV a cabo ou via satélite, aparelhos de DVD ou blu-ray, porta-retratos e nada muito além disso.

2 – Revestimentos claros trazem a sensação de amplitude

sala com revestimento cerâmico Calacata Apuano no piso, sofá de canto e poltronas
Com tom claro, Calacata Apuano no piso ajuda a promover a sensação de amplitude

Revestimentos cerâmicos com tonalidades mais claras promovem a sensação de amplitude. Quando são combinados com cores igualmente claras em sofás, cortinas e paredes, o impacto visual é facilmente observado.

O resultado final fica ainda melhor quando o projeto leva em consideração o melhor aproveitamento da iluminação natural. Além de ampliar o espaço, reduz a necessidade da utilização de energia elétrica e, consequentemente, ajuda no bolso.

3 – Use cores e texturas para dar personalidade ao ambiente

espaço com sofá, poltrona, mesa central e luminária
Cores promovem facilmente personalidade nesta sala com Artesanal na parede e Cimento Branco no piso

Já falamos das vantagens das tonalidades mais claras para ter na sala a sonhada sensação de amplitude. Porém, se você é daqueles que gosta de cores mais fortes e acabou torcendo o nariz ao ler o tópico acima, temos uma solução: use cores e texturas para dar mais personalidade ao ambiente.

Gosta do laranja ou vermelho, por exemplo? Ele pode se fazer presente, é claro! Luminárias, papéis de parede, almofadas e outros objetos decorativos têm campo livre para explorar na decoração. Use a criatividade e encontre a combinação que agrada mais você.

4 – Espelhos são ótimos aliados

sala com sofá e espelho
Nesta sala com Bellini Grigio no piso, espelho charmoso ajuda a promover a sensação de amplitude

Ao visitar apartamentos decorados de condomínios em construção ou novos, você já reparou a grande quantidade de espelhos utilizados na unidade em exposição? Na luta por mais espaço, esse item é um ótimo aliado. Além de elegante, este objeto tem um poder incrível de agregar amplitude ao ambiente.

Nada impede que você aproveite este conceito em sua casa. Uma parede espelhada, por exemplo, causa impacto na decoração. É importante lembrar que os espelhos têm diferentes funções, dependendo de seu formato de corte. Os verticais, por exemplo, ampliam a altura, enquanto os horizontais são os ideais para trabalhar a sensação de maior largura ao ambiente.

5 – Foque na iluminação

A iluminação precisa de uma atenção especial em qualquer projeto. Quando bem trabalhada, ela não só traz a tão desejada amplitude, mas promove principalmente a sensação de aconchego, principalmente com lâmpadas com tonalidade amarelada.

Projetos mais arrojados apostam em iluminação indireta, que promove um conforto visual e, ao mesmo tempo, não aumenta muito a temperatura do ambiente. Neste caso, a luz é refletida em alguma superfície antes de se espalhar pelo ambiente, como acontece com os spots embutidos no forro de gesso e nas arandelas.

6 – Use estantes para maior organização

sala com estante e sofá de canto
Estante traz organização e beleza para esta sala com Magic Platinum na parede e Infinita Bege no piso

Como manter a sala em ordem no dia a dia, principalmente em famílias grandes? Aqui, as estantes se transformam em ferramentas valiosas na busca por uma maior organização. Utilizado do modo tradicional, este móvel serve perfeitamente para acomodar livros e outros objetos decorativos – e o melhor de tudo, ao mesmo tempo.

Vale destacar que, de uns tempos para cá, outro tipo de objeto vem conquistando os corações de arquitetos e designers: a estante vazada. Esse móvel permite separar ambientes nos apartamentos e casas menores. De quebra, abriga objetos como: livros, vasos e porta-retratos.

Em ambientes com uma proposta mais contemporânea, estantes de aço são uma ótima pedida. Se tiverem um tom voltado para o amadeirado, trabalham mais o conceito de aconchego.

7 – Integrar a sala de estar e de jantar é uma ótima opção

sala de estar integrada a sala de jantar
Sofá serve como delimitador de ambientes nesta sala com Ilhéus Canela no piso

Aproveitar alguns recursos simples para demarcar de forma harmônica as salas de estar e de jantar é uma ótima solução, principalmente, em imóveis com pouco espaço. Um sofá pode servir como divisória, assim como revestimentos cerâmicos nas paredes ajudam a destacar cada ambiente, sem a necessidade de grandes intervenções estruturais.

Se o orçamento está curto, a delimitação pode ser feita por meio de um tapete na sala de estar. Como existem várias alternativas, o importante é ser criativo. Afinal, para tudo existe uma solução.

8 – Pense no tamanho dos móveis

Pense e repense o tamanho dos móveis. Além de eliminar futuros aborrecimentos, medir detalhadamente a sala evita que um item comprado com tanto carinho precise ser devolvido ou adaptado. 

Mais que isso: a circulação do ambiente deve ser preservada a todo custo. De nada adianta ter uma sala aconchegante se há dificuldade para atos simples, como se levantar do sofá ou passar de um cômodo ao outro. 

Uma dica simples e barata é utilizar fita crepe para demarcar no piso o espaço que os móveis ocuparão. Essa simulação ajudará na visualização e em possíveis mudanças.

Conte com a Pointer

Seja qual for a sua versão ideal de uma sala, a Pointer está à disposição com uma infinidade de produtos para ajudar a dar novas funções ao cômodo. São revestimentos cerâmicos de vários tipos, que podem ser testados sem você sair de casa, por meio de um simulador de ambientes que permite a união das peças que você mais gosta, em busca da combinação perfeita. Quer saber mais? Acesse o nosso simulador de ambientes.