Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
pessoa preocupada com erros de decoração

Dez erros na decoração que você pode estar cometendo

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os erros na decoração surgem principalmente pela falta de planejamento. Os problemas ocorrem exatamente no instante em que a empolgação surge e alguns detalhes importantes são deixados de lado. Será que você está cometendo alguns desses erros? É nesse sentido que vamos te ajudar! 

1 – Medidas

Escolher os móveis sem saber as medidas? Este certamente está entre os erros de decoração mais comuns. De nada adianta comprar o sofá dos sonhos se ele impede o trânsito das pessoas por ser tão grande, por exemplo. Por outro lado, uma mesa muito pequena pode acabar “desaparecendo” em uma sala com grandes proporções, deixando muito espaço. Portanto, lembre-se sempre de medir os ambientes e os móveis.

2 – Circulação

decoração pensada em preservar a circulação no ambiente
Perceba como a circulação foi preservada nesse ambiente com Zeppelin Beige no piso

Ignorar a circulação entre ambientes é outra “bola fora”. Se o local é pequeno, nada de excesso de elementos. No caso de um corredor estreito, por exemplo, pense em aproveitar bem as paredes. Elas podem receber quadros, com um toque pessoal que não interfere no ir e vir das pessoas.

3 – Decoração

Tumultuar a sala com excesso de objetos de decoração deixou de ser chique há tempos. Ainda mais com a vida corrida atualmente. Ou você tem o dia todo para limpar dezenas de peças? Isso sem contar que o ambiente pode ficar carregado com o excesso de informação, provocando até uma confusão visual. Seja simples. Muitas vezes, o menos é mais.

4 – Padronização

Um outro erro na decoração comum de quem se aventura sem planejamento é deixar o ambiente totalmente padronizado, apostando em uma única cor para revestimentos e decoração. Isso pode tornar o local pesado visualmente e sem o toque de personalidade do morador. Como costumam dizer por aí, sem graça. Portanto, pesquise e explore tons e texturas em seu projeto.  

5 – Espaços verticais

ambiente vertical sem erro de decoração, aproveitando espaço da sala
Intársia na parede criou um diferencial para essa sala com Ibérica Rubia no piso

Nem todo mundo fica atento a essa possibilidade. Portanto, tente aproveitar ao máximo o potencial dos espaços verticais. Paredes, portas e laterais de armários podem ser aliados na hora de organizar as coisas e investir em detalhes modernos. É possível apostar em opções que vão além dos quadros. Já pensou em decorar o ambiente com macramê? Aliás, o revestimento cerâmico também permite lindas personalizações de paredes.  

6 – Varandas

varanda
Varanda com Urbana Cinza no piso com uma decoração bem funcional e charmosa

Ignorar o espaço das varandas torna-se um grande desperdício de metro quadrado. Com planejamento, é possível encaixar nesse ambiente uma rede e alguns puffs para relaxar e até mesas para um café da manhã ou chá da tarde. Com as medidas na ponta do lápis, fica mais fácil encontrar a melhor opção.

7 – Iluminação

quarto com iluminação natural d janela
Perceba como a iluminação é bem aproveitada nesse quarto com Ibérica Platina no piso e Grid Navy formando um painel na parede

Esse é um ponto importantíssimo a ser considerado. Quando a iluminação é bem aproveitada, os ganhos são espetaculares. No exemplo, repare na combinação da luz natural para o dia e um abajur a postos para a noite. Lembre-se que revestimentos cerâmicos com tons mais claros deixam os ambientes mais iluminados, pois refletem a luz.

8 – Tapetes

Contar com tapetes pequenos em um ambiente grande é algo que deve ser evitado a todo custo. E o contrário também. Nada de comprar um modelo gigante se sua sala é pequena, por exemplo. Mais uma vez, é importante lembrar: anote as medidas do ambiente antes de comprar o modelo desejado.

9 – Cortinas

Instalar cortinas curtas ou longas demais: nota 0! Arrastar cortina no chão, só em casos excepcionais. E comprar um modelo com altura incomum, com a barra longe do solo, está longe de ser o ideal. Para não errar, lembre-se de medir o pé direito da casa antes de adquirir seus produtos, que nada mais é do que a altura da parede.

10 – Combinações

combinação de materiais diferentes sem cometer erro na decoração com mármore e madeira em cerâmica no banheiro
Prova que é possível combinar madeira e mármore em um mesmo ambiente, com Ibérica Natural na parede e Statuarietto no piso

Agora, um banho de coragem: não tenha medo de mesclar elementos de design. É isso que dará o toque pessoal ao cômodo a ser repaginado. Que tal uma combinação de mármore e madeira? Pois é! Mesmo sendo elementos diferentes, combinam perfeitamente. Os revestimentos cerâmicos da Pointer permitem você arriscar sem medo de errar.

Extra

Agora que você já sabe os dez erros na decoração que facilmente podem ser superados com um planejamento simples inicial, uma dica para acertar, em especial para que deseja criar o ambiente ideal, com a sua marca. A Pointer criou um sistema virtual que simula diversos ambientes de um imóvel a partir dos revestimentos que você preferir. Portanto, acesse o link e se divirta pesquisando a combinação que mais se encaixa no seu estilo.