Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Os diferentes formatos de revestimentos cerâmicos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Definir os acabamentos exige cuidado em qualquer obra. Uma maneira para começar a fazer essa escolha é analisando os diferentes formatos de revestimentos cerâmicos – e pensando naquele que melhor se enquadre na sua proposta decorativa e nas características do ambiente.

Para te ajudar, montamos este conteúdo completo, com várias dicas importantes. Confira!

Formatos de revestimentos cerâmicos: quais são os principais?

Os formatos de revestimentos cerâmicos são variáveis, indo desde as peças menores até os grandes formatos. Além disso, você encontrará revestimentos quadrados, retangulares ou em formato de régua. 

Neste vídeo, nós explicamos em detalhes todas as características dos diferentes formatos. Confira:

1. Grandes formatos

Os grandes formatos são os mais procurados atualmente, verdadeiros “queridinhos” da decoração. E isso não é por acaso, já que eles trazem uma série de vantagens, como:

  • Ajudam a deixar o ambiente visualmente mais amplo;
  • Garantem superfícies mais contínuas;
  • Asseguram agilidade na instalação;
  • São mais fáceis de limpar (já que haverá menos juntas e rejunte para ficar sujo com o tempo);
  • Economia de rejunte.

São considerados grandes formatos revestimentos nos tamanhos a partir de 80×80, 15×90 e 45×90.

formatos de revestimentos ceramicos

As cerâmicas de grandes formatos são novidades no mercado e podem ser usadas tanto em pisos como em paredes, como Graphic 80×80

2. Formatos quadrados

Os revestimentos quadrados são os mais tradicionais – e também mais facilmente encontrados no mercado. Eles podem ser usados como pisos ou revestimentos de parede.

Os seus tamanhos variam, com opções maiores, como 80×80, ou menores, como 60×60. O assentamento mais comum é feito com o layout de grid ou a paginação alinhada – quando todas as peças têm o mesmo tamanho e são dispostas lado a lado, assim como esta sala com Zebra Grafite, da linha Clássica, na parede e no piso. 

formatos de revestimentos ceramicos

Os formatos quadrados são os mais tradicionais, podendo aparecer também em grandes formatos ou em tamanho padrão. Na imagem, Zebra Grafite, da linha Clássica, no formato 80×80

3. Formatos retangulares

Os formatos retangulares também podem ser menores, 30×60, ou maiores, 45×90. Essas opções são mais usadas como revestimentos de parede. Em alguns países, como os Estados Unidos, contudo, essas versões são muito usadas nos pisos.

Aqui no Brasil, essa tendência também tem crescido, com formatos retangulares brilhando em projetos nos pisos das casas brasileiras.

formatos de revestimentos ceramicos

Os formatos retangulares eram mais comuns em paredes e agora também aparecem em pisos. Na imagem, Zebra Cinza, da linha Clássica, em piso e parede, no formato 45×90

O assentamento mais usado também é em formato de grid. Nas paredes, você pode usar revestimentos retangulares tanto na vertical, como na horizontal, dependendo do efeito decorativo que você deseja (como deixar o pé direito mais alto ou o ambiente mais largo).

4. Formato régua

As réguas são formatos versáteis criados a partir do corte dos formatos maiores. São encontradas em diferentes tamanhos, como 15×90, e podem ser usadas como revestimentos de piso ou parede. O assentamento pode ser em formato de grid, como na foto abaixo.

formatos de revestimentos ceramicos

As cerâmicas que reproduzem madeira são, normalmente, comercializadas em formato de régua, como Ibérica Design, no formato 15×90

Porém, o resultado fica mais natural com transpasse. Na forma transpassada, é preciso seguir a orientação do fabricante, variando de 15 a 50%, dependendo das dimensões da placa. Essa paginação consiste, basicamente, em colocar duas peças lado a lado, com uma desencontrando o final da outra, como no piso da foto abaixo.

formatos de revestimentos cerâmicos

O transpasse é muito usado nas reproduções de madeira, como Ibérica Natural, aplicada neste piso

Já o layout espinha de peixe é aquele que forma um desenho em ziguezague. Ele fica ótimo nos revestimentos em régua e também nos retangulares menores, para parede. Nessa paginação, existe um eixo central e as peças ficam posicionadas a 45º.

Outras dicas importantes para a escolha dos revestimentos cerâmicos

Além de pensar nos melhores formatos de revestimentos cerâmicos para seu ambiente, há outras dicas indispensáveis:

  • Comprar de 10 a 15% a mais de material para substituição em caso de quebras ou cortes;
  • Utilizar espaçadores e niveladores para melhorar a qualidade da aplicação;
  • Buscar ajuda especializada na hora de escolher a argamassa de assentamento e o rejunte específico para a peça que você está levando (e para o uso que fará).

Outra dica é fazer um cálculo simples para saber qual tamanho de cerâmica é indicada para o seu ambiente. Comece medindo a parede ou o piso que será revestido. Depois, divida o lado maior por 2. Na sequência, divida o resultado novamente por 2, até chegar a um número parecido com os tamanhos comercializados.

Vamos supor que você tenha um ambiente de 4×3. Comece dividindo 4 (lado maior) por 2. Você terá como resultado 2. Como não é um padrão comercializável, divida novamente por 2. O resultado será 1. Você consegue encontrar cerâmicas de grande formato de 80×80, que é mais próximo do resultado que você achou.

Quais os formatos da Pointer?

A Pointer trabalha com diferentes formatos de revestimentos cerâmicos, garantindo personalização e estilo para seus ambientes.

formatos de revestimentos cerâmicos

A Pointer trabalha com diferentes formatos. Na imagem, Sacra Grigio em 30×60, da linha Decora Design; Tramma, em 60×60, também da linha Decora Design; e Nirvana, em 80×80, da linha Graphic. Além desses, a Pointer conta com os formatos 45×90, 59×59 e régua em 15×90

Em relação aos tamanhos quadrados, somos pioneiros na fabricação e comercialização de cerâmicas via seca de grandes formatos (os nossos Supercerâmicos), com versões de 80×80. No formato quadrado, também temos as opções de 60×60 e 59×59. Nos formatos retangulares, 45×90 e 30×60 e no formato de régua em 15×90.

E, então, já sabe tudo sobre os diferentes formatos de revestimentos cerâmicos? Curtiu este conteúdo? Siga a Pointer nas redes sociais e receba sempre dicas bacanas de decoração e construção. Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!