Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cozinha de estar: 5 inspirações

Não categorizado
Autor: Pointer - Data:

A cozinha de estar é uma tendência com cada vez mais adeptos. Afinal, a cozinha sempre foi um espaço de convívio na casa dos brasileiros. Na cozinha de estar, o conforto é levado em consideração para criar espaços que podem ser usados não só para preparar as refeições, mas também para receber pessoas e relaxar.

Você provavelmente já ouviu falar em conceito aberto, cozinha americana ou em formas de integrar os ambientes. Mas a cozinha de estar vai além, trazendo elementos que tornam o espaço aconchegante, como veremos a seguir em 5 inspirações.

1. Cozinha de estar integrada com ilha

cozinha de estar

Revestimento Ninho, da linha Decora Design, traz graça à cozinha de estar. Piso Zeppelin Beige

Ter uma ilha na cozinha é o sonho de muita gente! Realmente, esse mobiliário é incrível, pois proporciona mais superfície de bancada para manusear os alimentos e também serve como mesa para refeições rápidas – ou para as demoradas, em que todos ficam acompanhando o preparo em volta da ilha.

Essa solução só funciona para cozinhas amplas ou integradas, como na imagem acima. Em cozinhas menores, a ilha pode atrapalhar a circulação. Se a ilha for de alvenaria, é possível aplicar revestimento cerâmico, que protege e decora.

Nessa cozinha, fez diferença o revestimento Ninho, da linha Decora Design, na parede do fundo. Os azulejos em estampas de folhas, flores e pássaros criam uma decoração aconchegante, tornando o espaço muito mais agradável de se estar. Na cozinha integrada, é muito importante pensar nessa parede de destaque, que fará parte da decoração.

Ainda sobre a integração, é interessante escolher o mesmo piso para todo o espaço, para um visual uniforme. Aqui, foi Zeppelin Beige, com acabamento mate, que é antiderrapante, bom para ambientes molhados. O tom de bege contribui para o clima aconchegante.

2. Cozinha de estar com canto do café

cozinha de estar

Para uma cozinha de estar elegante, escolha revestimentos que reproduzem mármore, como Heritage Beige e Heritage Beige Mer, da linha Classica

É cozinha ou é sala de estar? A cozinha de estar pode gerar essa dúvida. No exemplo acima, há móveis típicos de ambientes sociais, como banco, mesa de apoio e poltrona estofada. Tudo isso compondo um ambiente para sentar e apreciar uma bebida ou simplesmente relaxar.

Criar um cantinho do café pode ajudar a deixar a cozinha mais intimista e convidativa, para um lanche da tarde ou para conversar após a refeição. Nesse caso, a máquina de café, as xícaras e os biscoitinhos ficam sobre a bancada criada no centro dos armários.

Esse vão foi revestido com o Supercerâmico Heritage Beige Mer, da linha Classica, que dá um toque de sofisticação, pois reproduz mármore, em relevo suave. O piso Heritage Beige, também da linha Classica, traz o mesmo marmorizado, porém na versão lisa. 

3. Cozinha de estar bem equipada

cozinha de estar

Tons claros e escuros geram contraste. Piso Iberica Platina e Grid Navy, da linha Zeppelin, na parede

Não é raro que a cozinha de estar seja também uma cozinha gourmet, muitíssimo bem equipada com louças, alimentos, facas, panelas, temperos, tábuas, batedeira etc. Afinal, é uma cozinha para criar refeições mais caprichadas. É banaca expor alguns desses utensílios em prateleiras e na bancada, ao lado de plantas e objetos decorativos. Assim, eles compõem a decoração e ficam sempre à mão. 

O que também contribui muito para uma cozinha de estar é o uso da madeira. E ela pode ser tanto em móveis quanto no piso. Como a cozinha é uma área considerada molhada, a opção por revestimento cerâmico que reproduz o material é a melhor alternativa.

Nessa cozinha, a escolha foi Iberica Platina, uma madeira platinada, bem clarinha. O acabamento mate é antiderrapante. E a borda retificada permite o assentamento com transpasse, tornando a reprodução mais realista. 

Para contrapor a cor clarinha do piso, Grid Navy, da linha Zeppelin, foi aplicado acima da bancada. Além de trazer mais aconchego com tom escuro, ainda ajuda a destacar os objetos da bancada e das prateleiras.

4. Cozinha de estar com bar

cozinha de estar

Combinação entre “madeira e mármore” dá mais sofisticação com cerâmicas E-Motion Wood, da linha Tropicália, e Zebra Cinza, da linha Classica

Se você é mais baladeiro, em vez do canto do café, uma cozinha de estar com bar é perfeita para curtir momentos com a família ou amigos. E o balcão desse ambiente é fundamental para aproximar as pessoas e, claro, servir de apoio para a bebida, pratos e petiscos.

E a madeira, tão fundamental para a cozinha de estar, aqui aparece em leitura mais contemporânea, em painel ripado que é tendência. Agora, você pode até ter achado que é madeira, mas o revestimento do balcão e da parte de trás das prateleiras é o supercerâmico E-Motion Wood, da linha Tropicália. É fácil de limpar e não tem problema se molhar.

Para o piso, uma combinação improvável: Zebra Cinza, da linha Classica. Mármore branco com veios cinzas e madeira clara ficam perfeitos juntos, de maneira surpreendente. O mármore ainda torna o ambiente mais sofisticado.

Repare ainda que a iluminação das prateleiras ajuda na decoração, assim como plantas, garrafas e taças expostas. A junção desses elementos torna o espaço convidativo para um drink ou para jogar conversa fora.

5. Cozinha de estar com varanda integrada

cozinha de estar

Revestimento Blossom Beach, da linha Decora Design, dá o tom na decoração em conjunto com piso Zeppelin Nude

E que tal fazer da varanda uma extensão da sua cozinha de estar? Quando a varanda fica próxima à cozinha, vale muito a pena fazer a integração. Assim a cozinha ganha mais espaço, iluminação natural e agradável conexão com o exterior.

Nesse exemplo, o banco na varanda fica bem pertinho da cafeteira, como um convite para se sentar de manhã ou à tarde e aproveitar o sol que transpõe a janela. O móvel também é apoio para a horta em vasos.

O aconchego vem do revestimento estampado Blossom Beach, da linha Decora Design. Ele vem para dar mais leveza e decorar o espaço sóbrio. No piso, Zeppelin Nude, faz a combinação perfeita e é antiderrapante. 

Ver os ambientes decorados faz a diferença na hora de ter ideias de como aplicar alguns conceitos na sua própria casa, não é mesmo? Para ver mais inspirações e dicas como essas, siga a Pointer no Instagram e no Pinterest!