Quando se pensa em montar um escritório, uma das questões mais importantes é: como criar um ambiente bonito, confortável e que estimule a criatividade dos profissionais, tornando-os mais produtivos? Ergonomia no escritório é fundamental, mas isso não significa que ele precisa ser feio.
É perfeitamente possível planejar um espaço que atenda a todas as necessidades do funcionário. Ergonomia é uma questão de saúde e uma boa decoração tem grande influência nos resultados de toda a equipe. Então, como fazer com que essas duas peças-chave caminhem juntas? Veja as dicas a seguir:
Ergonomia no escritório: como aliá-la a uma boa decoração
Ergonomia nada mais é que a otimização das condições de trabalho. Móveis confortáveis, ambiente adequado e qualquer outro elemento que garanta a saúde, o conforto, o bem-estar e a segurança do trabalhador: tudo isso está relacionado à ergonomia.
Quando se fala em escritório, o grande problema é que muita gente tem dificuldade em combinar esses elementos com a estética — que também é muito importante para inspirar as pessoas e que tem tudo a ver com o bem-estar. Mas, com detalhes simples, é possível aliar estética e ergonomia, veja só:
Use caixas organizadoras
Essas caixas são muito práticas! Elas deixam o ambiente organizado, facilitam na hora de procurar qualquer coisa e ainda ajudam a compor a decoração. Uma dica bem legal é colocar pequenas etiquetas identificando o que há dentro delas, para facilitar ainda mais quando precisar encontrar algo.
O mais legal é que elas podem ser coloridas ou transparentes, ficar dentro dos armários ou expostas em estantes. Há várias formas de combiná-las com a decoração e deixar o ambiente lindo, sem papéis e objetos espalhados pelo escritório.
Escolha móveis bem confortáveis
Se você passa grande parte do seu dia trabalhando no escritório, provavelmente já sabe que ter móveis que visem o conforto é algo essencial, certo? Nessa hora é mais importante pensar na ergonomia do que na beleza dos objetos, já que sua saúde física está em jogo.
Os móveis precisam ser confortáveis e devem ser adequados às suas necessidades. Pense bem antes de escolher o material, a altura e tudo mais. Passar o dia trabalhando em uma cadeira ruim ou em uma mesa alta demais pode causar problemas na coluna e vários outros.
Uma boa opção é buscar móveis neutros, que podem não ser os mais bonitos do escritório, mas não chamam muito a atenção e dão espaço para os itens decorativos.
Decore com elementos relacionados ao trabalho
Uma excelente dica para inspirar qualquer profissional e torná-lo produtivo, é decorar o escritório com elementos relacionados ao trabalho, seja ele qual for. Livros, revistas, fotografias, quadros ou qualquer outro objeto relacionado à profissão, além de ter tudo a ver com você, ainda vão te deixar mais inspirado!
Qualquer outro elemento que te agrade e que você acha que pode ajudar a focar pode ser uma ótima opção para decorar o ambiente. Só é preciso ter cuidado para não escolher nada que vá tirar sua atenção!
Mantenha a limpeza e organização
Por mais que você se considere uma pessoa bagunceira, saiba que ninguém consegue alcançar o máximo de sua produtividade em um ambiente sujo e desorganizado. Lugares assim acabam sugando a energia de quem está ali trabalhando, além de fazer com que o profissional fique mal-humorado e tenha mais dificuldade de focar nas tarefas.
Então, mantenha seu escritório sempre limpinho e bem-organizado, e veja que o trabalho flui bem melhor. Para facilitar, dê preferência aos revestimentos clássicos e fáceis de limpar e a uma decoração minimalista, colocando somente o que for essencial!
Gostou das dicas de ergonomia no escritório? Então compartilhe esse post com seus amigos em suas redes sociais e ajude-os a se tornar mais produtivos!
#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida