Pode ser que você nunca tenha ouvido o termo gestão de obras ou gestão de projeto, mas com certeza você vai perceber na prática a importância dele. Esse é o processo que garante o sucesso de uma obra, assegurando que tudo ficará dentro do orçamento e que o resultado final estará de acordo com o esperado em termos de qualidade – sem atrasar muito.
Se você está se planejando para fazer uma obra em casa, que tal algumas dicas para uma excelente gestão de projeto? Confira!
O que é gestão de projeto em obras residenciais?
A gestão de projeto nada mais é do que a administração do cronograma, dos recursos e das equipes de trabalho, visando cumprir os prazos e o orçamento da obra residencial.
Quando bem realizada, a gestão de projeto evita erros e ajuda a lidar melhor com os imprevistos, protegendo a obra residencial de atrasos, perdas e prejuízos, que comprometeriam a qualidade, o tempo de entrega e o orçamento.
Como fazer uma boa gestão de projeto de obra?
Por lei, a gestão de projeto em obras residenciais é uma atribuição dos arquitetos e engenheiros civis. Mas, se você está planejando uma obra em casa, pode contar com alguns conhecimentos dessa área para gerenciar melhor o seu projeto. Veja as dicas que separamos!
1- Planejamento
O planejamento é uma das principais etapas da gestão de projeto. Crie um cronograma de obra, que pode ser feito em uma planilha no computador ou no papel. Crie colunas para cada etapa da obra, por exemplo: demolição, instalações hidráulicas, instalações elétricas, assentamento de revestimentos cerâmicos, pintura etc.
No cronograma, preencha o responsável, o valor estimado, quais materiais vai precisar e o prazo máximo para a execução de cada etapa.
A organização é muito importante, colocando prazos que possam ser cumpridos de fato. Na hora que estiver elaborando esse planejamento, tente fazer uma previsão das dificuldades e problemas que possam surgir, pensando em maneiras de reverter essas situações.
2- Orçamento
O orçamento é outro ponto fundamental, que se desdobra do cronograma de planejamento. O recomendado é que você crie um método de controle, como uma planilha. Nela, coloque quanto de material você precisará para cada etapa e os custos deles. Inclua, ainda, o valor de mão de obra para a execução da etapa.
Depois, durante a execução da obra, vá lançando na planillha todos os gastos que tiver durante sua obra, inclusive os menores. É importante fazer o controle se os gastos reais batem com o planejado no orçamento.
Uma dica é se planejar para gastar apenas 80% do orçamento total – e guardar o restante para possíveis imprevistos. Assim você não ficará sem dinheiro para resolver uma demanda pontual. Como os preços dos materiais de construção estão muito inconstantes, só comece a obra quando tiver todos os materiais comprados.
Uma gestão de projeto bem feita garante que o resultado sairá como planejado. (Crédito: Rawpixel)
3- Gerenciamento de equipes
Uma parte importante da gestão de projeto é o gerenciamento de pessoas. Na hora de definir os profissionais que irão trabalhar na sua obra, é muito importante ter alguns cuidados básicos. O primeiro é sempre tentar visitar alguma obra já realizada pela equipe, para avaliar o resultado final.
Depois, peça indicação de outros profissionais ou converse com antigos clientes para entender a experiência deles. E, por último, avalie o custo-benefício.
É fundamental que os profissionais escolhidos tenham conhecimento técnico e experiência com o serviço. Por isso, não compare apenas o preço – porque alguém inexperiente pode cobrar abaixo do mercado, mas não conseguir entregar o serviço como você espera.
4- Monitoramento constante
Um gestor de projetos deve estar sempre no canteiro de obras, verificando o que já foi feito, a qualidade desse trabalho, conversando com as equipes e analisando a evolução.
Você deverá fazer o mesmo. Analise cada etapa realizada e acompanhe de perto o serviço dos profissionais. Assim, se notar algum erro, terá tempo de corrigi-lo antes que ele se torne um transtorno maior, gastando tempo e recursos.
Uma ferramenta que pode ajudar é criar um checklist da obra. Com ele, você consegue anotar tudo que falta e ir marcando quando as tarefas forem realizadas, garantindo que nada foi esquecido.
Monitorar continuamente é muito importante para que você consiga acompanhar de perto a evolução da sua obra, com resultados adequados. (Crédito: Freepik)
5- Imprevistos
Os imprevistos fazem parte das obras – e você precisará saber lidar com eles. Um bom gestor de projetos está acostumado a essas situações. É importante ter sempre um plano alternativo para caso algo saia fora do esperado.
Se você tem seu orçamento sob controle e está acompanhando a obra continuamente, será mais fácil lidar com essas situações sem que elas se tornem grandes transtornos.
Depois dessas dicas, ficou mais fácil fazer a gestão de projeto na sua próxima obra? Aproveite e confira nosso conteúdo com tendências de fachadas e transforme sua casa!