Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Dicas de arquiteto: truques profissionais para sua obra

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Arquitetos são os grandes mestres de projetos residenciais, deixando os ambientes organizados, de maneira harmonizada e de acordo com cada necessidade e objetivo. Mas nem sempre podemos contar com esse auxílio especializado. Para te ajudar, a Pointer reuniu algumas das melhores dicas de arquiteto para inspirar a sua obra. 

Confira alguns truques dos profissionais, para compor os ambientes da sua casa ou apartamento.

6 dicas de arquiteto para sua obra

1. Integrar a varanda

Varandas integradas com o ambiente interno se popularizaram recentemente, muito por conta da tendência de apartamentos pequenos, mas com varandas amplas. Ao derrubar as paredes e retirar as esquadrias que dividem os ambientes, você consegue ampliar o espaço.

Varanda integrada, com piso nivelado Zeppelin Gray. Na parede, Vitoria Gris, da linha Decora Design

Muitos arquitetos, como o nosso parceiro Maurício Arruda, são adeptos desta solução em seus projetos, utilizando a varanda como home office, espaço gourmet ou apenas uma sala maior. Antes de tudo, lembre-se que para fechar a varanda com vidro é importante, primeiro, verificar se isso é permitido no regulamento do edifício. Se for possível, saiba que a integração da varanda implica em uma obra.

Comece pensando no nivelamento do piso. O piso da varanda está alinhado com o do resto do imóvel? Para uma integração total, é bacana seguir com o revestimento da sala para a varanda. Para nivelar o piso, são necessárias várias camadas: manta, tela estrutural, argamassa com argila expandida e contrapiso.

Outro ponto importante é a iluminação. Como você terá uma janela gigantesca, pensar sobre o controle de luminosidade é fundamental. Uma bela cortina ou mesmo persianas serão necessárias para dar conta da luz durante o dia.

​​​​​​​2. Testar as tintas na parede para definir o tom exato

Muitas cores de tinta parecem maravilhosas quando vemos em sites ou revistas, ou mesmo nos catálogos de lojas especializadas. A questão é que as tonalidades variam bastante de acordo com a luz, natural ou artificial. Uma cor de tinta pode parecer totalmente diferente, mais clara ou escura, quente ou fria, vibrante ou neutra, quando aplicada na vida real, na sua casa. Além da iluminação, o piso também influencia como percebemos a cor da tinta da parede, sabia? 

Experimente os seus tons favoritos antes de pintar a parede inteira. No piso, o revestimento Ibérica Pop. Repare como ele escurece o cinza da parede

Por isso o teste de cor é tão importante. Ou seja, não caia no erro de sair pintando tudo de uma vez. Estude sobre combinação de cores e faça uma experiência em menor escala. Algumas marcas de tinta, inclusive, vendem o kit teste. Isso permite que você verifique como a tonalidade da tinta se comporta no seu ambiente. 

​​​​​​​3. Criar nichos e prateleiras na marcenaria 

Ao criar a marcenaria, é provável que você queira a maior quantidade de armazenamento e encomende muitos armários. Porém, assim você corre o risco de pesar nos ambientes, com blocos grandes e fachados, sem leveza.

Na imagem, a marcenaria harmoniza com o revestimento Heritage Blanc, da linha Classica

Um truque que os arquitetos exploram nos projetos de marcenaria é quebrar os blocos de armários com nichos e prateleiras. Dessa maneira, ainda há bastante espaço de armazenamento, mas com mais dinamismo.

Por exemplo, em vez de um armário do piso ao teto, que tal criar um respiro no meio? Assim você ganha uma bancada para um canto do café. E, antes de retomar o armário na parte superior, uma prateleira para exibir livros e objetos de decoração.

​​​​​​​4. Piso escuro para disfarçar sujeira 

Uma pessoa leiga vai entrar em uma loja de revestimentos e se encantar com um marmorizado claro. Realmente, essa é uma linda opção. Porém, um profissional de arquitetura será mais desconfiado e já pensará na funcionalidade no cotidiano da casa. Os pisos claros mostram muita sujeira.

​​​​​​​​​​​​​O piso escuro Iberica Pop camufla a sujeira na cozinha. Na parede, Vitoria Gris, da linha Decora Design

Um piso escuro, por sua vez, a de camufla a sujeira que trazemos na sola dos pés, da rua para o lar, ou mesmo a poeira que vem com o vento e dos fios cabelos que caem. Então um truque dos arquitetos é optar por pisos escuros, principalmente em locais que sujam muito, como cozinhas e áreas externas. Afinal, arquitetura leva em conta tanto estética, quanto funcionalidade.

5. Serralheria em alta

Embora seja mais conhecida para a confecção de grades e portões, a serralheria tem se consolidado como uma grande alternativa na decoração. Especialmente, para a produção de armários. 

A serralheria compondo uma ambientação moderna, junto dos revestimentos
Infinita Branco e Magic Platinum, da linha Decora Design

Com isso, você economiza (é um material mais acessível do que a madeira, por exemplo) e entra na tendência mais atual. Decorações modernas — como os estilos industrial e minimalista — se apoiam bastante nas estruturas metálicas. Na cozinha, a serralheria pode entrar no projeto de marcenaria, trazendo leveza e modernidade. 

​​​​​​​6. Cálculo correto dos revestimentos 

A última das nossas dicas de arquiteto para amador tem a ver com o cuidado em planejar a quantidade de materiais para a sua obra. Na Pointer, nós recebemos frequentemente lamentações de clientes que compraram menos material do que o devido e depois não encontraram mais revestimento daquele lote para terminar a obra. Um verdadeiro pesadelo! 

Para evitar esse problema, os arquitetos fazem um cálculo para garantir que não falte (ou sobre) muito revestimento após finalizada a obra. 

Para calcular quantidade de piso necessária para o seu lar, use a seguinte fórmula: 

(tamanho total do ambiente / metragem do revestimento) + 10% das unidades necessárias

Por tamanho total, entenda a área do ambiente em questão mais o necessário para o rodapé e recortes (e descontados os descartes, se existirem). 

A metragem do revestimento já vem nas instruções do fabricante e, em seguida, você só precisa somar 10% de estoque para garantir que você vai ter o necessário para a sua obra mesmo que ocorram imprevistos no percurso. 

Viu como as nossas dicas de arquiteto podem ter tudo a ver com o que você procurava para o seu projeto? 

Se estiver em busca de novas inspirações, então siga a gente no Instagram e fique sempre por dentro de nossas novidades e sugestões para decorar o lar!