O ano passou voando e, sem percebermos, o Dia das Crianças já está próximo! Para deixar essa data ainda mais especial, que tal convidar o pequeno para fazer adaptações ao lar? Além de estimular sua criatividade, você estimula disciplina e organização. De quebra, faz com que ele se sinta mais \”dono\” do próprio lar.
Chamar seu filho para ajudar em casa pode ser mais simples do que parece. Neste post, você verá dicas essenciais para deixar seu lar ainda mais seguro e tranquilo para as crianças. Continue a leitura!
Como transformar seu lar para um Dia das Crianças mais feliz
O Dia das Crianças pode ser o ano inteiro! Veja como integrar o gosto do seu filho ao ambiente da casa.
Quarto montessoriano
Com móveis mais baixos, o quarto montessoriano promove a independência da criança (foto: Paige Cody)
Se a sua criança tem entre zero e 12 anos, uma sugestão interessante para o Dia das Crianças é o quarto montessoriano. Esse tipo de design foi criado para dar autonomia às crianças. Para tal, os móveis são baixos e feitos com materiais que desenvolvem os sentidos da criança, como a madeira.
Outro diferencial é a altura dos móveis. A cama, por exemplo, costuma ser baixa ou no chão, para que a criança consiga subir ou arrumá-la sem o auxílio de um adulto. Armários, estantes e cômodas também são mais baixos para permiti-la guardar todos os brinquedos. Por fim, o visual é lúdico, limpo e de cores claras.
Para cada idade, um quarto
A decoração do quarto deve acompanhar o crescimento da criança (foto: Kenny Eliason)
Quando a criança cresce, seus gostos mudam. Não dá para um menino de dez anos ficar num quarto com a mesma decoração de quando ele tinha cinco. Portanto, uma forma de fazer com que seu filho se sinta mais responsável pela casa é ajudá-lo a criar uma decoração com a cara dele.
Nesse Dia das Crianças (ou até antes), convide-o para fazer uma decoração especial no quarto. Pergunte qual tema ele deseja, o que ele quer mudar, como imagina a decoração e muito mais. Vocês podem até definir um orçamento. Assim, a criança já aprende a ter responsabilidade e autonomia com as finanças.
Segurança
Crianças podem aprender a cozinhar, mas sempre sob supervisão (foto: Vitaly Gariev)
Se a criança for pequena, é fundamental manter o ambiente seguro. Veja algumas dicas:
- coloque protetores em quinas afiadas e nas tomadas abertas;
- e por falar em tomadas, tampe as que forem de fácil acesso aos pequenos. O ideal é que elas sejam mais altas;
- coloque trancas nas gavetas da cozinha. Quanto mais difícil o acesso a facas, melhor;
- isso não significa que a criança não deva ser estimulada a cozinhar. Comece com talheres infantis e peça a ela para ajudar em tarefas simples, como salpicar algum tempero na comida. Mas fique o tempo inteiro sob supervisão;
- água sanitária, álcool, fósforos e desinfetantes também devem ficar em locais de difícil acesso às crianças.
Decoração em toda a casa
O espaço da criança não deve se limitar ao quarto — a casa também é dela. Na hora de decorar o cômodo, você pode chamá-la para ajudar. Peça para ela te ajudar a decidir entre dois tipos de móveis, por exemplo. Na loja, fale que ela tem direito a escolher um tipo de abajur ou almofadas.
Organização
Quando a criança ajuda a decorar, ela também se sente responsável por manter o ambiente organizado. Você pode deixá-la responsável por afofar as almofadas e trocar as capas periodicamente, por exemplo. Ela pode escolher quais os modelos que mais gosta e fazer a decoração do seu jeito.
Desenhos decorativos
Transforme os desenhos do seu filho em parte da decoração da casa (foto: Sigmund)
Boa parte das crianças gosta de desenhar. Além de estimular a criatividade, também trabalha o desenvolvimento motor e tira o pequeno do tédio. A graça, portanto, pode ser integrar essa arte à decoração da casa.
Para incentivá-lo a continuar desenhando, coloque alguns desenhos na porta da geladeira! O eletrodoméstico pode ser uma espécie de \”exposição de arte\” da criança. Assim, ele mesmo pode trocar os desenhos quando fizer novos.
Outra ideia é pegar uma dessas artes, emoldurá-la e colocá-la na sala, por exemplo. Será uma forma de preservar a criatividade de uma fase tão especial quanto a infância.
Pronto para aproveitar o Dia das Crianças e redecorar a casa? Então, que tal se inspirar em um estilo que deixa a casa mais colorida e alegre? Conheça a tendência joyful!
(Capa: Vitaly Gariev)