Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração montessoriana: o que é e 7 dicas para colocar em prática 

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A decoração montessoriana está em alta. Ela é destaque de vários blogs com dicas para mamães e papais e também artigos de arquitetura e decoração. Afinal, a ideia é estimular a independência e a autonomia dos pequenos, criando ambientes aconchegantes e adequados às necessidades das crianças.

Mais do que apenas deixar os espaços bonitos, a decoração montessoriana é capaz de estimular o desenvolvimento do seu filho. Curtiu essa ideia? Então confira todas as dicas que a Pointer separou!

O que é decoração montessoriana?

A decoração montessoriana é aquela que visa estimular a autonomia das crianças. O método foi idealizado pela médica e educadora Maria Montessori, por volta de 1907, e engloba não apenas a decoração, mas também o aprendizado.

A ideia é que os ambientes de casa sejam pensados para que as crianças consigam usá-los. Assim, você deve garantir a liberdade de movimento, incentivar a independência, proporcionar oportunidades de aprendizado e enfatizar as atividades sensoriais.

E como fazer isso? O segredo é pensar em adaptações que tornem os ambientes mais simples para as crianças, favorecendo a autonomia delas.

Benefícios

Entre os benefícios desse tipo de decoração estão:

  • Aprimoramento da coordenação motora e da concentração das crianças;
  • Fortalecimento da independência e da confiança;
  • Estímulo à criatividade;
  • Identificação dos limites e das preferências das crianças;
  • Identificação das capacidades e habilidades das crianças.

Como criar um ambiente com a decoração montessoriana?

Ainda parece muito complicado aplicar a decoração montessoriana? Confira as dicas que separamos!

1. Atenção à escolha dos móveis

Os móveis são muito importantes na decoração montessoriana. Eles devem ser do tamanho e da altura certos para que a criança tenha autonomia.

No quarto infantil, por exemplo, a cama montessoriana é o destaque. Ela é uma cama mais baixa que permite que a criança suba e desça dela sozinha. Muitas, ainda, podem contar com elementos lúdicos para que a criança se sinta acolhida e representada pelo espaço.

Além da cama, outros móveis devem ser pensados para favorecer o acesso dos pequenos. Como as estantes e nichos em alturas menores, para que eles possam pegar e guardar os objetos.

decoração montessoriana

Os móveis precisam ser compatíveis com a altura das crianças (Crédito: Jcomp/Freepik)

2. Brinquedos integrados à decoração

O brincar é extremamente importante no desenvolvimento das crianças. Por isso, a decoração montessoriana inclui os brinquedos em destaque nos ambientes.

Eles devem ser dispostos em locais nos quais as crianças consigam pegá-los e guardá-los após a brincadeira. Para isso, organizadores interativos são ótimos. Assim como as estantes, nichos, prateleiras, cestos organizadores, entre outros.

3. Cores vivas

As cores ajudam a despertar sensações e a tornar o ambiente ainda mais agradável. Nos espaços infantis, vale a pena lançar mão de opções mais lúdicas e divertidas, especialmente nas áreas de brincar.

Se estiver decorando o quartinho de criança, que tal uma pintura setorizada? Use cores suaves e neutras na área de dormir. É o caso do azul claro, branco, lavanda, verde menta e outros tons bebês. Eles ajudam a relaxar e promovem uma boa noite de sono.

Na área destinada à brincadeira, use tons mais vivos e alegres. Como laranja, amarelo, vermelho, rosa pink etc.

Além das cores, vale a pena soltar a criatividade. Invista em figuras geométricas, formas e desenhos que ajudem a reforçar a personalidade da criança e deixar o ambiente ainda mais acolhedor e instigante. Assim, você oferece todas as ferramentas para que seu filho desenvolva sua imaginação.

decoração montessoriana

Crie uma pintura setorizada ou invista em detalhes lúdicos para transformar o espaço (Crédito: JComp/Freepik)

4. Tapetes e espelhos

Os tapetes ajudam a deixar o espaço mais aconchegante. Ao mesmo tempo, oferecem segurança extra. Especialmente para os menores que estão aprendendo a andar agora. Assim, caso eles caiam durante o processo, não irão se machucar. E você estará incentivando a autonomia, para que ele tente novamente.

Para funcionar, é claro, opte por versões de tapetes que não escorreguem e que sejam macios. As versões em EVA fazem muito sucesso. E é possível encontrar modelos bem lúdicos e versões de atividade com números, cores mais fortes, palavras e outros detalhes.

Ainda existem modelos de outros materiais, em formatos de ursinhos, carros, navios ou com estampas de nuvem, estrelas etc. Só tome cuidado com aqueles muito peludos, porque algumas crianças podem ser alérgicas.

Os espelhos também podem aparecer na decoração montessoriana. Eles ajudam a criança a se ver e aprender com os movimentos que ela mesma executa em frente ao espelho.

Por isso, é muito importante que esses itens sejam instalados na altura da criança e, de preferência, com uma barra na frente para que ela possa se apoiar. Lembre-se de garantir que o espelho esteja bem preso à parede, para evitar que ele caia e machuque a criança.

decoração montessoriana

Os tapetes trazem mais segurança e conforto para as crianças (Crédito: Freepik)

5. Cabaninhas

As cabaninhas são acessórios super presentes na decoração montessoriana. Elas criam um espaço de intimidade para que a criança possa brincar, ler, descansar ou até dormir. Essa é a área só dela.

Dentro, você pode deixar ainda mais confortável adicionando almofadas ou tapetes. As cabaninhas podem aparecer no quarto de dormir ou de brincar, em salas, corredores ou outros espaços nos quais os adultos podem supervisionar a brincadeira.

decoração montessoriana

As cabaninhas são muito presentes na decoração montessoriana, criando uma área íntima para as crianças (Crédito: Vanitjan/Freepik)

6. Segurança

A segurança é essencial na decoração montessoriana e na hora de montar qualquer cômodo para os pequenos.

Algumas das dicas mais importantes são:

  • Tampar as tomadas com proteções específicas para ambientes com crianças;
  • Usar apenas tapetes macios e antiderrapantes;
  • Não ter cortina até o chão (para a criança não se enrolar);
  • Não usar quadros com vidro (prefira as versões com acrílico);
  • Instalar barras de apoio na parede para incentivar os primeiros passos do bebê;
  • Evitar móveis com quinas e laterais pontiagudas, preferindo os que têm cantos arredondados;
  • Usar travas nas portas dos móveis caso o local contenha algo que a criança não pode mexer.
decoração montessoriana

Sempre priorize a segurança das crianças, com tapete antiderrapante e móveis com quinas arredondadas (Crédito: Vanitjan/Freepik)

7. Espaço livre para brincar

A decoração montessoriana preza por poucos e bons itens. A ideia é deixar espaço de circulação livre, para que a criança possa brincar, dançar, pular e se divertir, sem ter receio de esbarrar nos móveis ou nos objetos.

Deixe no ambiente apenas os móveis essenciais. No quarto, por exemplo, inclua a cama, o guarda-roupa ou cômoda e os objetos de organização, como prateleiras, estantes, nichos, organizadores de brinquedos etc. Atenção também à quantidade de brinquedos para que o ambiente não fique “entulhado”.

decoração montessoriana

Evite ambientes “entulhados” e crie áreas livres para as crianças brincarem (Crédito: Rawpixel)

Se o seu filho tem muitos brinquedos, guarde alguns e deixe dispostos apenas os que a criança usa mais. E vá mudando com o tempo.

E aí, curtiu as dicas de decoração montessoriana? Siga a Pointer nas redes sociais e receba mais inspirações e ideias interessantes para transformar sua casa. Estamos no Facebook, Instagram, Pinterest e YouTube!

Crédito da imagem principal: Freepik