Decoração romântica: como conseguir este resultado em casa?

O amor está no ar! Quem gosta de séries estilo Bridgerton sabe que a decoração romântica é parte essencial da história. Afinal, a ambientação ajuda a dar o tom dos sentimentos, da época e até mesmo do caráter dos personagens. Mas esse estilo não precisa ficar apenas na ficção: com algumas adaptações, você pode deixar sua casa um pouco mais romântica. 

Nostalgia, cores claras e atenção aos detalhes são alguns dos elementos desse estilo decorativo que supera décadas (e até séculos!). Quer ter uma residência com ares de história de época? Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre a decoração romântica e como adotá-la na sua casa. Confira! 

O que é decoração romântica? 

Banheiro ornamentado, com toalhas macias e móveis de qualidade. Na parede, revestimento Diamante Puro, da linha Decora Branco 

Num primeiro momento, \”decoração romântica\” pode dar a ideia de almofadas de coração, letreiros, buquês, e velas. Ao contrário: fora do óbvio, esse estilo faz com que o morador se sinta morando em um livro ou história romântica. 

Uma das funções dessa decoração é aconchegar. É como se fosse um refúgio só seu no meio de uma cidade turbulenta, por exemplo. 

Apesar do nome, a decoração romântica não necessariamente exige uma companhia. Romântico, aqui, é o estilo de vida do morador. 

Origem do estilo 

Quem gosta desse tipo de decoração costuma ser fã das histórias de Jane Austen e de um estilo mais bucólico, campestre. O estilo romântico nasce nessa transição do século XVIII para o XIX. 

Assim como toda nova tendência é um \”protesto\” à anterior, o romantismo veio como uma reação ao neoclássico, que refletia questões como justiça, ordem, honra e patriotismo. O romantismo, apesar de contemporâneo ao neoclassicismo, era um contraponto ao estilo: refletia uma realidade idealizada, uma vida lúdica. 

Como adotar a decoração romântica na minha residência? 

Se você quer adotar o estilo romântico na sua residência, confira as dicas: 

Tons pastel 

Tons pastel trazem suavidade e deixam o ambiente visualmente mais amplo. Na parede, revestimento Orto, da linha Matera; no piso, Neo Cimento Bege, da linha Over Cement 

A decoração romântica pede cores mais leves, em tons pastel. Rosa, verde-menta, ciano, bege, amarelo e laranja são as mais usadas nesse estilo.  

Nesse caso, é preciso ter moderação para que o cômodo não fique infantil. No caso do rosa, isso fica mais fácil, já que ele apresenta variações de tonalidade que deixam a cor mais madura. É possível variar com outras cores claras, porém mais sóbrias, como o bege e o marfim. 

Variação de texturas 

Texturas diferentes harmonizadas com a cor rosê. Na parede à esquerda, Portico Chiaro; à direita e no piso, Imperiale Chiaro; ambos da linha Imperiale 

Texturas macias convidam a permanecer por mais tempo no local. Invista em couro, lã, palha, seda, algodão e corda.  

Nem todas as texturas, porém, precisam ser macias. A variedade traz uma experiência mais interessante, porque estimula o morador a conhecer novos materiais, a deixar sua residência mais \”tátil\”. No exemplo acima, há móveis de metal e madeira, mas todos tingidos em rosê. A delicadeza fica na cor. 

Iluminação 

A iluminação também é um ponto importante na decoração romântica. Afinal, ela é essencial para valorizar determinados elementos. 

O romantismo pressupõe paixão — pode ser por uma pessoa, animal, atividade ou pela vida em si. Remeta esse sentimento com o calor e a luz do sol. Janelas abertas e que valorizem a iluminação natural (e a boa circulação de ar) vão te ajudar a começar o dia com mais ânimo. 

Já pela noite, aposte em uma iluminação mais aconchegante, como as lâmpadas amarelas. Você pode também contar com velas perfumadas, que trazem pontos de luz e deixam a casa irresistível. 

Plantas e flores naturais 

Arranjos com flores pequenas deixam a casa mais romântica. No piso e na parede, revestimento Matera; no painel, Palazo; ambos da linha Matera 

Um lado muito importante da decoração romântica é a semelhança com a campestre. Contudo, a primeira tende a ser mais rebuscada, com detalhes em metal — um espelho com arabescos, por exemplo.  

Isso não significa abrir mão da natureza na sua decoração. Se você tiver um jardim, está na hora de usar suas flores para fazerem parte da decoração natural. 

Alguns detalhes podem ser feitos em flores artificiais: um enfeite para seu espelho, por exemplo. Em arranjos para centro de mesa, porém, prefira sempre as naturais e troque-as quando estiverem ficando murchas. 

Dê preferência a flores pequenas, que trazem um ar campestre para a decoração. 

Inspiração vitoriana 

Móveis vintage e ornamentados com arabescos remetem à Era Vitoriana (foto: Céline) 

A Era Vitoriana (1837 – 1901) trouxe diversas características das correntes que surgiram no início do século, incluindo o romantismo. A época também ajudou a popularizar o estilo, já que incentivou a publicação de publicações impressas. 

Até hoje, quando pensamos em romances de época, remetemos aos elementos da época. Alguns deles são:  

  • diversas almofadas e travesseiros; 
  • móveis grandes e de madeira; 
  • acabamentos elaborados; 
  • arabescos; 
  • lustres

Quarto premium 

O quarto é essencial na decoração romântica (foto: Pixabay) 

Quando falamos da decoração romântica, o quarto é o cômodo especial. E não necessariamente para receber uma companhia — lembre-se de que romantismo é um estilo de vida que se reflete na sua decoração. 

Dois fatores são essenciais no estilo: a valorização da nostalgia e a beleza. Como o quarto é um local que, além do descanso, pode ser de trabalho, leitura e reflexão, vale apostar mais na decoração desse cômodo. 

Aposte em:  

  • uma boa cabeceira: pode ser de madeira ou estofada, mas o ideal é que ela seja imponente; 
  • um tapete bem grande, que fique embaixo da cama, mas seja maior que ela; 
  • cortinas longas e claras, para que o cômodo receba a luz solar pela manhã; 
  • um guarda-roupa de madeira maciça e grande, quase como um closet; 
  • roupa de cama 100% algodão e, de preferência, percal; 
  • abajur para ajudar na leitura noturna. 

Por fim, não se esqueça do recamier. Também chamado de calçadeira, ele funciona como um sofá acoplado aos pés da cama. Se o seu pet gosta de dormir no quarto, o recamier será uma ótima \”cama\” para ele. 

Espelhos ornamentados  

Espelhos com molduras trabalhadas combinam com a decoração romântica (foto: Polina Kovaleva) 

Os espelhos ajudam a deixar a casa visualmente ampla. Quando têm uma moldura mais trabalhada, ficam com a cara do estilo romântico. 

Você pode variar os tamanhos e até usar diferentes modelos numa mesma parede, como se fossem quadros. Mas sempre prefira os espelhos com molduras trabalhadas, principalmente com arabescos. 

Como visto, é possível ter uma decoração mais romântica apenas com algumas adaptações. Se você quiser reformar a sua casa, dá para colocar um pouco mais de romantismo até mesmo na sua janela. 

Para ter um cantinho de leitura e ainda ampliar a sua sala ou quarto, conheça a bay window com as dicas da Pointer! 

[Capa: Mikita Yo]